Comparativo Filme x Livro #3 : O Menino do Pijama Listrado

Oi pessoal, tudo bom?

Hoje farei uma postagem comparativa de livro e filme, de mesmo nome. O nome do livro ( que também é filme) é “O Menino do Pijama Listrado” de John Boyne. Mas primeiro vamos à sinopse de ambos.

Sinopse do Livro: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.

Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. ( Fonte: Skoob)

Analisando o livro...

Eu li este livro há muitos anos atrás, e eu simplesmente amei, gostei bastante da escrita do autor e da forma como ele descreve as coisas. Achei linda a amizade entre Bruno e Schmuel, muito cativante a amizade deles. Achei muito bom e ao mesmo tempo triste por se tratar de algo que realmente aconteceu, pois tudo que é retratado no livro, infelizmente aconteceu na 2º guerra mundial. O livro é bem fiel ao tempo cronológico, aos detalhes e bem emocionante, e eu me senti dentro da historia, vivendo tudo que eles viveram todas as alegrias e as dores. Simplesmente lindo.

Sinopse do Filme: (2008) Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam. Fonte: AdoroCinema

Analisando o filme....

Gostei bastante do filme, acho que foi ótima a escolha dos atores para os personagens e acho que os dois meninos estão ótimos. O filme é bem fiel ao livro, é claro que tem varias partes do livro que passam rapidamente no filme, ou não são mencionadas, mas isso acontece com vários outros filmes, e este conseguiu ser bem fiel a essência do livro. Eu gostei bastante.

Comparando...


Eu amei o livro e o filme, achei ambos muito bons, eu primeiro li o livro e tempos depois vi o filme, eu recomendo tanto o livro quanto o filme. Como disse, são bem parecidos, e o final é o mesmo. Tenho que ressaltar aqui que no livro eu emocionada com o desfecho do livro, mas quando vi o filme, a interpretação dos atores, todo o cenário escrito no livro transformado em imagens, eu simplesmente chorei e me emocionei com o final do filme. Acho que a melhor parte do filme é o final, pois achei tão bom ou mais que o final do livro. Lindo, emocionante e bem feito.

Eu mega recomendo a leitura e assistir ao filme, e eu prefiro primeiro ler para depois ver como ficou a adaptação do livro, mas aí vai de cada um.

Ótimo livro e filme. Mega recomendação.

Comentem o que acharam do livro e do filme, e a opinião de vcs sobre a postagem.

Bjocas!!


Postado por: Thatyane Alvarenga


Nenhum comentário:

Postar um comentário