Resenha do Livro: A Morte no Nilo de Agatha Christie

Oi pessoal, tudo bom?

Hoje trago para vocês, mais uma resenha da maravilhosa Agatha Christie, e o livro da vez é “A Morte do Nilo”, livro que li e recomendo muito, pois é muito bom e genial. Mas antes de resenhá-lo, vamos a sinopse.

Livro: A Morte no Nilo

Sinopse: A parte principal deste romance desenvolve-se a bordo de um barco, que navega pelas águas do Nilo, em cujas margens se levantam ruínas milenárias, restos de uma civilização dedicada ao culto dos mortos; e lá nesse ambiente fúnebre, uma deslumbrante garota, que tinha tudo - juventude, beleza, riqueza e felicidade —, perde tudo, num repente, ao ser assassinada na sua cabine. O assassinato foi cuidadosamente planejado, para que seja impossível descobrir o assassino, quem teve a má sorte de que Hercule Poirot estivesse de férias no Egito, e pudesse investigar seu crime - aliás, seus crimes, porque há mais de um — com uma maior atenção da que se tinha empregado em cometê-los. Para aumentar a intriga e o suspense, sabemos que entre os passageiros do Karnack, se encontra um famoso assassino profissional, que é perseguido pelo Coronel Race, amigo de Poirot e sagaz agente do Serviço Secreto inglês. (Fonte: Skoob)



Resenhando o livro...

Esse livro narra à história de diversos personagens que acabam indo tirar umas férias num navio no rio Nilo, mas o foco do livro inicialmente é na Linnet, que está noiva de  Sr. Windlesman, mas acaba rompendo o noivado e casando com o noivo de sua melhor amiga, o Simon, deixando Jaqueline totalmente desolada.

O novo casal apaixonado agora, Simon e Linnet Doyle estão indo para sua lua de mel no Egito e passar alguns dias nesse tal navio, só não esperavam que Jackie estivesse aguardando eles. Depois de casados, Jackie persegue o casal para todos os lugares que eles vão, os perturbando-os e chateando-os.

Nesse navio, encontramos vários personagens que são introduzidos no começo, como uma mãe e filho que são muito ligados, uma mãe escritora que agora é alcoólatra e sua filha tentando lidar com isso, uma prima que embarcou na viagem porque sua prima rica a convidou e sua enfermeira, um rico medico, um nobre comunista, um homem que é envolvido com trafico de armas, o Coronel Race e o famoso Hercule Poirot.

No decorrer do livro, Linnet Doyle é assassinada quando dormia, e umas sucessões de provas surgem colocando todos como prováveis suspeitos, até que a autora dá uma virada na historia surpreendendo o leitor com a resolução do crime e nos pegando de surpresa (como sempre) e nos agraciando com uma ótima historia, um verdadeiro romance policial.

O que achei do livro...

Diferente do outro que resenhei, eu adorei esse, achei primoroso, muito bem escrito, bem estruturado, e com um final surpreendente e envolvente e é um tipo de livro que nos prende do começo ao fim, não tem como parar, digno da Agatha.

Amei ler esse livro e super o indico para todos.

Gostei da construção dos personagens, como a historia é conduzida, como o leitor é levado na historia e o fato de ficarmos confusos e não sabermos quem é e sermos pegos de surpresa ao fim do livro, quando Poirot enfim dá a resolução para o crime. Super recomendo.

Se você já leu, conte nos comentários, o que achou do livro.

Até a próxima

Bjus

Postado por: Thatyane Alvarenga.




23 comentários:

  1. Olá, eu já li vários livros da Agatha e não tenha um que eu não tenha gostado, uns melhores do que o outros, mas nenhum que eu diga que não gostei. E fico feliz que tenha gostado dessa leitura, os livros dela são maravilhosos e ainda não li A Morte no Nilo, gostei bastante da história e já vou anotar ele para adquirir futuramente.
    O Pequeno Leitor

    ResponderExcluir
  2. Oi Thatyane!
    Eu sou mega fã da Agatha e esse é um dos meus livros preferidos dela. Lembro que quando comecei a ler achava que o assassino era uma pessoa e, no decorrer da leitura fui mudando de opinião diversas vezes (quem nunca?). Até que veio o final... e eu fiquei com cara de tacho! Hahahahaha
    Gostei demais de como o caso foi se desenvolvendo e Poirot é maravilhoso sempre! Nunca na minha vida eu chegaria a tantas conclusões tão sagazes como as deles.
    Fico feliz que tenha gostado desse livro e espero que continue a ler outros dela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Thatyane, tudo bem?
    Esse livro foi o responsável por abrir as portas do universo da rainha do crime para mim e eu o adorei. Achei tudo muito meticuloso, bem calculado, com personagens bem construídos e com uma ótima atuação do querido Poirot.
    Se não me engano eu o li em apenas um dia de tão vidrada que fiquei na narrativa. Além do mais essas edições da Nova Fronteira ficaram maravilhosas e eles não param de lançar novos, quero todos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi amore,
    Não sei se já comentei aqui que só li até hoje um livro da Agatha (era um de três ratos sei lá o que)... até achei legal, mais não é um gênero que eu curta muito não pra ser sincera.
    Parabéns pela resenha, dá pra ver o quanto tá curtindo a autora ^.^
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  5. Oiii Thatyane, tudo bem?
    Menina eu fiquei completamente apaixonada pela sua resenha, além do mais a sua resenha está incrível e sou perdidamente apaixonada pela autora <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Eu amo AC e esse eu não li.
    Gostei muito de como vc resenhou, eu nunca resenhei nada dela. É até engraçado pq a leio desde de adolescente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Ainda não li nenhuma das obras da autora, mas fiquei muito curiosa para me aventurar e tentar desvendar esse mistério e ser surpreendida com um final que pelo visto é maravilhoso.
    A ambientação me deixa bem intrigada por parecer um lugar bem misterioso e cheio de suspense!

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Eu cheguei a ler um dos livros da Agatha, mas não curti muito, não. Não gosto do gênero policial, e, quando tentei sair da minha zona de conforto, acabei me decepcionando. Fico feliz em saber que você gostou deste livro, eu sempre vejo coisas muito boas sobre a autora e suas obras, mas não tenho mais curiosidade de ler nada dela.... *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  9. Mais um livro da Agatha que ainda não li,mas ela tem tantos, rs, é difícil a gente conseguir ler tudo. É muito bom saber que você gostou tanto dessa história, amo o Poirot e normalmente fico de boca aberta no final quando ele conta todos os detalhes da solução dos crimes, pelo jeito minha confusão e meu choque vão se repetir quando conseguir ler essa obra... Rs...

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu adoro os livros da Agatha Christie, já li alguns, mas esse, apesar de ser o mais famoso, ainda não. Acabei de comprar o box que contem esse, falta só tempo pra ler. Pela sua resenha, ele segue a mesma linha dos outros que li e sempre tem aquele mistério que dura até o final do livro. Amei... Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oii,

    Estou bem interessada a ler os livros da Agatha Christie, pois além de ser um gênero que gosto muito, ela é muito bem falada para quem leu os seus livros. Então pretendo fazer isso o mais breve possível. Ótima resenha.

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Thatyane!
    Que bom que sua experiência com esse livro conseguiu ser melhor do que com o anterior, às vezes mesmo os autores mais renomados tem suas obras mais brandas e menos prestigiadas, ainda que não menos boas de se ler. Mais uma vez, temos uma gama diversificada de personagens e já imagino o quão intrínseco e tenso será a investigação do Poirot para saber quem matou a Linnet, e volto a ficar ainda mais empolgada por ler algo da autora!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  13. Olá! Esse foi o primeiro (e único até agora) livro da Agatha Christie que li e, como vc, achei genial. Eu tentei de todos os modos descobri quem era o(a) assassini(a), mas a Agatha me pegou de jeito. Gostei tanto dela que comprei 4 boxes com 3 livros cada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Confesso que eu sempre preferi Sherlock Holmes ao Poirot, mas esse livro ele se superou porque solucionou o caso enquanto estava de férias se muitas investigações - por isso é ponto pra ele.

    Sua resenha ficou muito boa, parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Li alguns livros da AC há tempos e adorei todos, ela realmente tem um jeito de amarrar a gente na leitura e nos confundir até as reviravoltas chegarem e pá! Adoro livros policiais que se passam em navios, o clima tenso é maior. Amei a resenha! bj!

    ResponderExcluir
  16. Oi Thatyane, já li alguns livros da autora e mesmo não tendo me tornado uma grande fã compreendo o que você diz fala sobre como ela sabe conduzir uma história e nos deixar confusa antes de seu desfecho, já faz muito tempo que li mas o que mais me marcou é que nunca consigo desvendar os mistérios de seus liros antes deles serem revelados.

    ResponderExcluir
  17. Agatha é simplesmente sensacional, ela consegue segurar o mistérios de seus livros até o fim da história e o leitor fica totalmente preso no enredo. Esse livro em especial eu ainda não li, mas achei bem interessante o enredo, sobre a troca de casais.
    Parabéns pela resenha!
    Beijo

    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eis uma aventura do Poirot que ainda não li. Gosto muito dos livros da Agatha, uma das minhas escritoras prediletas e que me introduziu ao romance policial, gostei de saber que o livro é bom, assim terei uma boa opção para ler, afinal, ler os clássicos dela, sempre será uma boa pedida! Recomendo O Assassinato no Expresso Oriente, meu favorito!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  19. Olá! Mais um livro fascinante da Agatha! Com toda certeza deve ser uma leitura envolvente e que tira o fôlego do leitor, já estou louca para ler, beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Thatyane, sua linda, tudo bem?
    Eu li esse livro e também tive a oportunidade de ver o filme baseado nele. Sou suspeita para falar, pois considero a autora minha Diva, cresci lendo seus livros. Para mim, ninguém escreve como ela. Uma ótima história como todas as da autora, e agora, lendo sua resenha, não consegui lembrar do assassino e nem dos seus motivos. Acho que irei ler novamente, risos... Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?
    Eu sou super fã da autora, até ou suspeita pra falar de qualquer livro dela. E amo suspense, é um dos meus gêneros favoritos. Ainda não tive a oportunidade de ler Morte no Nilo, mas é só questão de tempo. Já li vários outros da autora e recomendo.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    ai são tantos livros que quero e preciso ler da rainha do crime. Só tive oportunidade de ler um livro e gostei bastante, essa história me deixou curiosa, são tantos títulos que até me perco rs' vou adicionar esse na lista!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  23. Olá.
    Nunca li nada da autora, mas espero ler em breve.
    Que bom que o livro te agradou tanto assim. Fiquei curiosa sobre esse final surpreendente. É tão bom quando um livro flui tão bem assim né.
    A premissa é muito boa, espero ter a oportunidade de ler também e gostar tanto quanto vc gostou

    ResponderExcluir