[Mês Especial William Shakespeare] Vamos Conhecer Melhor Esse Autor

Oi pessoal, tudo bom?

Nesse mês de abril faz 400 anos do falecimento de William Shakespeare, por isso vou dedicar esse mês em homenagem a ele, já que sou fã de seus livros e por ele ser o autor que eu li mais livros. Então vamos conhecer um pouco mais sobre ele. Vamos lá!!

Vida e Influencia

William Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 23 de abril de 1564  Stratford-upon-Avon, 23 de abril de 1616) foi um poeta, dramaturgo e ator inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. Suas peças foram traduzidas para todas as principais línguas modernas e são mais encenadas que as de qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permanecem vivos até os nossos dias, sendo revisitados com frequência, especialmente no teatro, na televisão, no cinema e na literatura.

Shakespeare nasceu e foi criado em Stratford-upon-Avon. Aos 18 anos, segundo alguns estudiosos, casou-se com Anne Hathaway, que lhe concedeu três filhos: Susanna, e os gêmeos Hamnet e Judith. Entre 1585 e 1592 William começou uma carreira bem-sucedida em Londres como ator, escritor e um dos proprietários da companhia de teatro chamada Lord Chamberlain's Men, mais tarde conhecida como King's Men. Acredita-se que ele tenha retornado a Stratford em torno de 1613, morrendo três anos depois.

Shakespeare produziu a maior parte de sua obra entre 1590 e 1613. Suas primeiras peças eram principalmente comédias e obras baseadas em eventos e personagens históricos, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico ao fim do século XVI. A partir de então escreveu apenastragédias até por volta de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth, consideradas algumas das obras mais importantes na língua inglesa. Na sua última fase, escreveu um conjuntos de peças classificadas como tragicomédias ou romances, e colaborou com outros dramaturgos. Diversas de suas peças foram publicadas, em edições com variados graus de qualidade e precisão, durante sua vida. 

Principais Obras

Comédias
·         Sonho de uma Noite de Verão
·         O Mercador de Veneza
·         A Comédia dos Erros
·         Os Dois Cavalheiros de Verona
·         Muito Barulho por Nada
·         Noite de Reis
·         Medida por Medida
·         Conto do Inverno
·         Cimbelino
·         A Megera Domada
·         A Tempestade
·         Como Gostais
·         Tudo Bem quando Termina Bem
·         As Alegres Comadres de Windsor
·         Trabalhos de Amores Perdidos
·         Péricles, Príncipe de Tiro

Tragédias
·         Tito Andrônico
·         Romeu e Julieta
·         Júlio César
·         Macbeth
·         Antônio e Cleópatra
·         Coriolano
·         Timão de Atenas
·         Rei Lear
·         Otelo, o Mouro de Veneza
·         Hamlet (eBook)
·         Tróilo e Créssida
·         A Tempestade

Dramas históricos
·         Rei João
·         Ricardo II
·         Ricardo III
·         Henrique IV, Parte 1
·         Henrique IV, Parte 2
·         Henrique V
·         Henrique VI, Parte 1
·         Henrique VI, Parte 2
·         Henrique VI, Parte 3
·         Henrique VIII
·         Eduardo III
(Fonte: Wikipédia)

Então é isso, aqui tem um resumão sobre sua vida e influencia na literatura além de suas principais e mais famosas obras.

Tomará que tenham gostado.

Até a próxima

Bjus

Postado por: Thatyane Alvarenga.

34 comentários:

  1. Will ♥ Fiz meu TCC na faculdade a respeito da mistériosa vida dele, já que existe uma compiração que fala que Shakespeare na verdade era um nobre que pagava para outro homem publicar o que ele escrevia, já que nobre não poderoa ser escritores, atores, etc.
    É uma teoria muito curiosa e alguns fatos batem com a vida do cara. HASUHUSHAUS
    Sou apaixonada por Sonho de uma Noite de Verão e pela personagem linda Ophelia de Hamlet


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oiii, tudo bem?
    Que incrível essa sua postagem, sou uma grande fã de Shakespeare, eu tenho um livro que relata como foi realmente a vida dele em um dos principais anos de sua vida, não consigo me lembrar o nome, mas tenho certeza que iria adorar ler.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi Thatyane
    Muito bacana seu post, não sabia muito sobre a vida dele, nem sobre sua família, gostei!
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Thatyane.
    Adorei o post.
    Gosto das obras de Shakespeare e tenho vontade de ler o livros que ainda não li dele. Dos que já conferi o meu favorito é Sonhos De Uma Noite de Verão ^^

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Aí que interessante, e claro que não existe uma pessoa que não o conheça né?
    Uma referência na dramartugia. E que vale a pena ser conhecido. Mas confesso que sou mais chegada na Jane Austen. Porém amei ver que dedicou o mês a ele. E olha só ele nasceu "um dia depois de mim" rsrs.
    O curioso é que não sabia que ele tinha morrido no mesmo dia interessante

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não sou muito chegada a Shakespeare, mas não ignoro sua importância na literatura. Não tenho muita paciência para ler as obras dele, mas cheguei a terminar Hamlet que é uma das histórias favoritas dele para mim. De resto só vi os filmes mesmo, porque como disse, não tenho mta paciência para ler ele... kkkkk

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  7. Oieee! É estranho alguém não gostar de pelo menos uma obra de Shakespeare né? Eu não sou diferente! Já li algumas das suas obras, dentre as quais destaco Hamlet, que amo de paixão! Achei super bacana o teu post, falando um pouco da vida dele e de certa forma, incentivando a quem não conhece muito bem, a ler a sua obra! Bjosss


    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Minha nossa, 400 é tempo demais!!!
    Bha, tenho que admitir que senti uma pontinha de inveja aqui, rsrs, nunca li nada do autor, claro que agente sempre vê falar e conhece as outras através de outros meios, mas não é a mesma coisa não é.
    Parabéns pelo excelente gosto literário!!!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adoro Shakespeare e a forma como ele modificou as percepções que se tinha do teatro no período Humanista! Gosto muito de suas grandes tragédias, mas a minha favorita é Macbeth! *___* Parabéns pela iniciativa!

    Leitora Compulsiva
    http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Thatyane.

    Conheço muito pouco sobre Shakespeare e também tem muito tempo que li Macbeth e Romeu e Julieta. Gostei da sua postagem , pois conheci mais alguns títulos que gostaria de ler.
    Parabéns pela iniciativa.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Nossa, quanta coisa que eu não sabia sobre ele!Muito legal o post! Ainda não tive contato com nada feito por ele, mas a vontade é grande de conhecer.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu nunca li nada de Shakespeare, bom, tirando textos que a gente encontra na internet rsrs. Gosto mesmo dos filmes adaptados de suas obras. ^^
    bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  13. Oi tudo bem?
    Quando jovem eu li Romeu e Julieta, e gostei. Mas se fosse ler hoje em dia não gostaria tanto. Muito tempo heim, 400 anos. Interessante, não sabia que ele tinha casado. Mas é visível sua contribuição para o teatro. Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bom?

    Não conhecia muito a vida de Shakespear, apenas as suas obras mais famosas. Li só Hamlet, eu acho, infelizmente, mas tenho muita vontade de conhecer outras obras. Parabéns pelo gosto e pelo post, que tá bem legal!

    Abraços,
    http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Confesso que conheço muito pouco sobre esse escritor, nem as obras mais famosas eu cheguei a ler. Algumas eu até sei a história devido as adaptações cinematográficas que foram feitas. Mesmo assim, sei que muito é perdido nas adaptações. Quem sabe eu me arrisque na leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho um caso de amor e ódio com Shakespeare. Amo algumas coisas e detesto outra. Aprendi a ler em inglês no ensino médio com uma profe que nos obrigava a ler livros no original, sou eternamente agradecida a ela. E um dos trabs q fizemos foi em cima de romeu e julieta. Foi a 1ª vez q li, fizemos um teatro e entitulamos de romileu e julileta (rs).

    ;D
    Nelmaliana Olivera

    ResponderExcluir
  17. Olá Thatyane,

    gosto muito das obras de Shakespeare, confesso que a leitura é um pouco complicada, acho muito bem trabalhada a sua escrita, mas até hoje não li muito de Shakespeare. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  18. OI, Thaty
    Eu gosto muito do autor, acho que sua memória não deveria morrer nunca. Não sabia que já fazia 400 anos de sua morte. Acredite se quiser, mas nunca li Romeu e Julieta até hoje rs.. mas adoro Otelo, e o autor me conquistou por essa obra.


    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo post, muito legal a ideia, é sempre bom conhecer um pouco sobre os escritores de obras que gostamos tanto e que nos emocionam, ainda mais Shakespeare que é uma referência! Não conhecia muito sobre a vida dele e nem sabia que já fazia 400 anos que morreu! Quero ler todas as obras dele!
    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Olá linda,

    Quem não gosta da obra de Shakespeare é maluco haha
    É um dos escritores que soube trabalhar muito bem com o cotidiano e as emoções humanas. Soube dar vida e movimento aos seus personagens e eternizar seu talento com obras atemporais e inesquecíveis.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá, Tathy!
    Shakespeare é um dos grandes autores da literatura mundial e eu achei a sua homenagem super justa!
    Ele soube escrever de forma muito tocante, tanto que, algumas de suas frases entraram no cotidiano de pessoas de todos os países, mesmo tendo deixado esse mundo há tanto tempo! E isso é muito forte e muito louco ao mesmo tempo!
    Sua obra continua viva e continuará por muitos e muitos anos!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, nunca li nada do autor, mas sempre vejo elogios. Espero ter a oportunidade de ler algo dele em breve. Parabéns pela postagem, ficou ótima.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Adorei o post,a vida de obra de Shakespeare são de extrema relevância e é impossível não se apaixonar por tudo o que ele criou. Acho que vou aproveitar essa comemoração e ler alguma coisa do autor.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  24. Olá Thatyane,
    conheço algumas obras como romeu e julieta e Sonho de uma noite de verão, também quem não conhece essas. rs
    Não sou fã, mas aprendi a gostar. Contudo não conhecia muito bem ele, e este resumo sobre ele me fez ficar por dentro de quem ele foi um dia e de suas obras, umas que não fazia nem ideia que existia.
    Adorei o post.

    Beijos Ana Zuky
    http://www.meuinfinito.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Como uma romântica incurável eu não poderia deixar de conhecer esse carinha aí e ter lido muitos dos seus livros publicados aqui no Brasil. Engraçado que eu acabei de ler um livro onde a personagem principal se chama Lady Calpúrnia, esse nome meio esquisito é uma das personagens de Shakespeare, ela é a esposa de Júlio César. Das obras que você citou eu li quase a metade, mas ainda lembro de uma que li no colégio "Tempestade em copo D'Água" e foi uma das melhores que já li. Eu adorava visitar a biblioteca da escola e toda semana saia de lá com um livro da Agatha Christie e um do Shakespeare.

    ResponderExcluir
  26. Ah, Shakespeare!! Sou formada em teatro e ele é de longe meu dramaturgo preferido. Só lamento por nunca ter interpretado um texto dele, porque os acho tão ricos e fascinantes! A obra completa dele é o xodó da minha estante, com certeza. Nem sei de que texto gosto mais, são todos perfeitos! *-*

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  27. OMG!!!! 400 anos, comassim??? O William realmente é um autor incrível e deixou sua marca em todos os leitores e no mundo inteiro. O meu preferido é o clássico de Romeu e Julieta, como não amar aquele livros neh!!!

    Até mais, http://www.meninoliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi.
    Shakespeare é um dos meus autores preferidos, já li alguns livros dele, sou apaixonada por clássicos, quero muito ler A megera Domada, desde sempre tento ler esse livro, mas nunca consigo por ter outros livros para ler, mas um dia eu ainda vou ler todos do autor, completar a lista de títulos que li.

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Nossa, 400 anos? É tempo hein? Nunca li nada do autor, mas conheço suas histórias mais famosas, claro. Sempre tive interesse em ler algo dele, mas tenho medo de acabar não gostando da escrita. :(
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  30. OIoi! Eu nunca li nada de Shakespeare. Apesar de conhecer suas obras principais, algo sempre me deixou com o pé atrás. Talvez por não gostar muito de teatro, não sei... mas, mesmo assim, tenho um pouco de curiosidade. Principalmente depois de ter lido "A Filha do Ferro", que tem como base o Sonho de Uma Noite de Verão. ^^

    Adorei o post! bjs - Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  31. Oi!! Achei a sua postagem muito bacana. Eu tenho ouvido falar muito dele em razão aos 400 anos de morte e isso tem me deixado cada vez com mais vontade de saber mais sobre sua vida e sua obra. Infelizmente, ainda não li nenhuma de suas obras, mas pretendo fazer isso em breve. Recentemente assisti à peça "Medida por Medida", com os atores Thiago Lacerda, Giulia Gam, entre outros, e achei o texto incrível! Eu ainda não conhecia a história, mas é maravilhoso ver o quanto é atual e pode ser aplicado em diversas realidades. Com certeza, Shakespeare era genial. Beijos!!

    ResponderExcluir
  32. Olá, tudo bem?

    Confesso que nunca li nada do Shakespeare, mas já assisti alguns filmes baseados em suas obras e gostei. Já assisti a algumas peças e também gostei. Com certeza ele é um grande nome que, acredito eu, sempre será passado de geração em geração.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  33. Acho que eu era a única que tinha ouvido falar vagamente desse grande homem, achei muito interessante o seu post e deu para conhecer ele um pouquinho mais. E ele foi um grande artista.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Vendo seu post descobri que eu não sabia NADA da vida de Shakespeare. Fiquei muito feliz em saber dele, apesar de só ter lido Romeu e Julieta.

    Beijinhos da Mady.

    ResponderExcluir