30 LIVROS CLÁSSICOS PARA LER EM 2016

Oi pessoal, tudo bom?


Hoje trago para vocês uma meta que eu impus a mim mesma, que é ler 30 livros clássicos em 2016. A escolha dos livros foi baseada em listas na internet e em livros que já queria ler a um bom tempo. Então segue os 30 livros escolhidos:

1. A Sangue Frio de Truman Capote
2. A Letra Escarlate de Nathaniel Hawthorne
3. As Viagens de Gulliver de Jonathan Swift
4. Anna Karenina de Leon Tolstoy
5. Crime e Castigo de Fiodor Dotoievski
6. Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Márquez
7. Doutor Jivago de Boris Pasternak
8. Doze Contos Peregrinos de Gabriel Garcia Márquez
9. Dom Quixote de Miguel de Cervantes
10. Emma de Jane Austen
11.
Frankenstein de Mary Shelley
12. Jane Ayre de Charllote Bronte
13. Madame Bovary de Gustave Flaubert
14. Moby Dick de Herman Melville
15. Mrs. Dalloway de Virgínia Woolf
16.
Noite de Reis de William Shakespeare
17. O Amante de Lady Chaterley de D. H. Lawrence
18. O Jogo da Amarelinha de Júlio Cortázar
19. O Conde Monte Cristo de Alexandre Dumas
20. O Misterioso Caso de Styles de Agatha Christie
21. O Som e a Fúria de William Faulkner
22. O Fantasma da Ópera de Gaston Leroux
23. O Grande Gatsby de Scott Fitzgerald
24. O Médico e o Monstro de Robert Louis Stevenson
25. O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Bronte
26. O Processo de Franz Kafka
27. Os Sofrimentos do Jovem Werther de Johann Wolfgang von Goethe
28. Reparação de Ian McEwan
29. Utopia de Thomas Morus
30. Zorro de Isabel Alende

Os marcados são os que já li em 2016.

Com o tempo vou atualizando as leituras e quando finalizar essa meta eu faço uma postagem falando sobre os livros lidos.

E aí, vocês já leram algum desses? Qual?

Então é isso.

Até a próxima.

Bjus

Postado por: Thatyane Alvarenga.


43 comentários:

  1. Olá, Thatyane, gostei bastante dos livros citados em sua lista. Eu não li muitos clássicos em minha vida, mas garanto que curti ao máximo os que li. Espero que você tenha experiências positivas com suas leituras, e claro, não deixe de compartilhar conosco também. Desses eu já li A sangue frio (e recomendo muito que você leia esse o mais rápido possível), O Grande Gatsby (que também é ótimo), O morro dos ventos uivantes, entre outros. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, eu já li o livro A Sangue Frio há alguns dias, e to lendo O Grande Gatsby e to adorando, já O Morro dos Ventos Uivantes eu to criando coragem pra ler,kkkkk
      bjus

      Excluir
  2. Olá,

    a lista ficou muito boa mesmo, não sei se já leu "Os Miseráveis" ou "Admirável Mundo Novo", mas ambos colocaria como clássicos. Eu para lhe ser sincero li até hoje poucos clássicos, gosto bastante, mas sempre foquei mais em livros de ficção científica, livros de ficção histórica, Thriller e outros. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, eu já li Admirável Mundo Novo e esse livro é simplesmente sensacional, já Os Miseráveis eu ainda não li, mas vejo muita gente falando bem, eu ainda não crie coragem por causa do tamanho dele (kkkk)
      bjus

      Excluir
  3. Oi Thaty, acho que a sua lista ficou simplesmente DIVINA! Tenho vontade de ler muitos deles, principalmente o cem anos de solidão e o madame Bovary. O morro dos ventos uivantes eu deixei pelo caminho, achei chato... rs.... Se eu puder te indicar um, será o Primo Basílio, que não está em sua lista. É sensacional.
    beijos

    www.amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leia O Cem Anos de Solidão, é muito bom e pretendo ler logo o Madame Bovary, já Os Morro dos Ventos Uivantes, eu tenho um pouco de receio, sei lá, mas mesmo assim, vou ler
      bjus

      Excluir
    2. Oi, Leia O Cem Anos de Solidão, é muito bom e pretendo ler logo o Madame Bovary, já Os Morro dos Ventos Uivantes, eu tenho um pouco de receio, sei lá, mas mesmo assim, vou ler
      bjus

      Excluir
  4. Boa ideia sua, eu acho que não conseguiria ler todos em 2016, porque algumas leituras são pesadas, mas eu desejo-lhe sorte. E amei ler Cem anos de solidão, é um livro incrível e você vai gostar.
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Thaty, mulher, você precisa ler O Morro dos Ventos Uivantes. É perfeito. É um dos meus livros da vida. No meu livro Os Sonhos de Rita, eu cito ele várias e várias vezes hahahha. É muito amor por um livro só <3
    Mas vamos focar na lista hahha, que já estou me empolgando....
    eu achei o máximo <3 Porque eu adoro clássicos então...
    Mas acredita que da sua lista, só li esse mesmo? Já li uma adaptação de Moby dick, mas não conta hahha
    Crime e Castigo, Madame Bovary, Dom Quixote, Os Sofrimentos do Jovem Werther são alguns que quero ler.
    E O Processo eu até tenho vontade para ver o que acho, pois li recentemente a metamorfose, do mesmo autor e odiei :P Odiei não, mas não curti :P
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, como você pode ter odiado/não curtido o Mertamorfose? Eu achei esse livro genial, dê uma segunda chance a ele e verá que vale a pena
      bjus

      Excluir
  6. Olá
    Eu amo livros clássicos e gostei muito de ter visto o teu post falando sobre indicações para ler em 2016. Desses que você citou eu tenho Dom Quixote, uma edição linda que ganhei há 15 anos atrás e até hoje está bem guardadinha aqui. Os outros eu não conhecia a maioria.

    ResponderExcluir
  7. Oi Thatyane.

    dos livros que você escolheu para ler eu tenho Frankenstein de Mary Shelley, Mrs. Dalloway de Virgínia Woolf, O Médico e o Monstro de Robert Louis Stevenson e O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Bronte. Tenho muita vontade de ler Crime e Castigo de Fiodor Dotoievski e o Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Márquez.


    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adoro clássicos, sério, sempre me perco em leituras assim e amo. Desses da sua lista ainda não li nenhum, estou lendo mais os clássicos mais digamos contemporâneos da Record, mas muitos aí tenho vontade de ler e o Anna Karenina é um deles, apesar de perceber nas resenhas que li ou assisti que ele parece ser bem denso e um tanto dificil de ler. Enfim, boa sorte e bora ler e trazer boas indicações pra gente.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Não sei porque, mas até hoje não li nenhum clássico da literatura. Tenho vontade, mas a cada semana sai tantos lançamentos maravilhosos que acabo deixando os clássicos sempre pra depois...

    Mas, esse ano quero ler pelo menos um dessa lista!

    Beijos
    http://conchegodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Caramba, que corajosa! Eu já desisti de fazer metas de leitura porque nunca consigo cumprir hahahah Mas já li um ou outro da sua lista de clássicos. Acho que você poderia ter acrescentado alguns nacionais que são muito bons, como Memórias Póstumas de Brás Cubas, A Senhora, Incidentes em Antares. Enfim, pense nisso ;)

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, to pensando eu fazer uma lista só com os clássicos nacionais, mas obrigada pelas dicas
      bjus

      Excluir
  11. Oiiie,

    Te parabenizo de forma honrosa por ter tido essa coragem. Primeiro, por impor uma meta e segundo por ser Clássico. Todos os leitores - inclusive eu - deveria ler mais clássicos, é a forma de deixar nossa cultura ativa. Parabéns e espero que a sua meta seja cumprida.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Incríveeeeel, flor! Parabéns por dar para si mesma uma meta literária tão digna. Eu não tenho lido nenhum clássico há meses, isso é uma vergonha. E tudo por falta de me organizar melhor e ter mais tempo. Seu post me provocou de um modo bom (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Li o livro O Médico e o Monstro quando tin ha 13 anos e gostei muito, um livro que faz mais de 4 anos que esta guardado que não consigo ler mesmo tentando umas par de vez é o O Morro dos Ventos Uivantes, e pelo jeito não irei ler tão cedo, recomendo tbm os livro da jane suas histórias são encantadoras.

    ResponderExcluir
  14. Olá

    Acho louvável seu interesse em ler livro clássicos, não tenho essa paciência, apesar de serem incríveis não me acostumo com a linguagem coloquial, torna a leitura muito arrastada para mim.

    Everton Equipe Rillismo
    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Acredita que ainda não li nenhum clássico da literatura? Pois é gostei tanto do seu projeto que tô pensando em colocar em prática porque tô precisando também.

    Abraços,
    Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, faz um projeto desses tbm e se fizer passa aqui no blog e deixa o link porque eu vou querer ver.
      bjs e sucesso

      Excluir
  16. Oi pessoal, eu fiquei feliz que vocês gostaram do meu projeto de ler os 30 clássicos da literatura, fico muito feliz mesmo. Pretendo em breve fazer uma lista de clássicos brasileiros. Espero poder cumprir essa lista e no final do ano eu conto para vocês como foi essa minha experiencia.
    bjus e sucesso a todos

    ResponderExcluir
  17. Oi Thatyane, tudo bem?

    Nossa, uau, que meta!! Eu não consigo me estipular leituras assim, e não sou muito de ler clássicos também, dessa forma, ainda não li nenhum desses. Mas desejo muita boa sorte na sua meta e depois conta para gente como está sendo!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. Olá Thatyane, tudo bem?
    Gostei muito do post!
    Dos que você pretende ler, já li O Grande Gatsby e não foi muito legal, mas foi bom. Também li O Morro dos Ventos Uivantes e amo a história, acho que você vai amar.
    Quero muito ler Anna Karienina, pois esse seria meu nome e tenho curiosidade de conhecer a pessoa.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiee ^^
    Tentei começar um projeto de ler livros clássicos ano passado, mas consegui ler um ou dois apenas... que vergonha kkk' Este ano eu PRECISO ler alguns, pelo menos os que caem em vestibulares, mas também quero ler "Cem anos de solidão", que eu tentei ler ano passado, mas que não consegui passar da página 20 *-* Boa sorte com as leituras \0/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá, ainda não tive a oportunidade colocar em prática a leitura de livros clássicos. Queria muito ler dos livros que você citou na lista as Viagens de Gulliver e Anna Karenina do Tolstói. Ótima lita, se pudesse leria todos esses livros.
    Bjos ;)

    http://carpediemliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oie Thatyane, tudo bom???

    Gostei do seu desafio, também estamos tentando um, mas é um mais variado, não apenas só com clássicos. Confesso que tenho certa dificuldade de fazer esses desafios, huhuhuhuhu.. Mas essa sua lista está ótima, eu leria vários livros que estão ai, então as escolhas devem te favorecer a terminar essa lista rapidinho!! Parabéns.

    ResponderExcluir
  22. Oi! Tudo bem?

    Acho muito bacana a gente sempre buscar novos desafios! Esse, particularmente, eu adorei! Mas não sei se vou aderir, pois esse ano estou fugindo um pouco dessas "imposições" literárias, sabe? Ano passado me frustei com minhas metas kkkkk Dessas da lista, já li Emma da Jane Austen.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  23. Oi *---*

    Adorei o desafio. Não sou muito de ler os clássicos. Só li até hoje Orgulho e Preconceito, quero continuar a ler os livros da autora mas falta tempo, e eles são bem densos. Mas acho incrivél você estar disposta a ler tantos clássicos.

    Bjos

    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu não leio muito clássicos e por isso achei muito bacana esse seu "desafio" de ler vários clássicos. Da lista eu só li um, acredita? Mas tem vários que tenho curiosidade. Enfim, boas leituras o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  25. Que meta maravilhosa, parabéns! Já li praticamente todos os livros e amei sua escolha, é um livro melhor que o outro.

    ResponderExcluir
  26. Olá.
    Já li dois desses, os números 3 e 9 e gostei. Temos alguns em comuns, para ler. Bom, boa leitura e vou aguardar os comentários dos livros. Abraços

    Blog Clichê Imperial

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Adorei o projeto! É sempre bom ler os clássicos.
    Se eu fosse você, leria A letra escarlate e as viagens de gulliver logo! São incríveis.
    Estarei acompanhando;.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Tenho muita dificuldade em ler clássicos, até agora não terminei nenhum, mas já comecei vários, minha proposta para esse ano é ler ao mesmo um clássico.
    Dos livros que estão na lista, os que me chamaram a atenção e que pretendo ler um dia são: O morro dos ventos uivantes, A letra escarlate, e Os sofrimentos do jovem Werther.
    Boa sorte com o projeto, espero que possa cumprir todos ainda esse ano.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oii, tudo bem?
    Eu tenho que admitir que não sou uma grande fã de classicos, mas acredito que é porque eu não esteja acostumada com a escrita deles. Mas eu tenho muita vontade de ler O Grande Gatsby, O Medico e o Monstro, O Morro dos Ventos Uivantes, O Fantasma da Opera e O Retrato de Dorian Gray.

    ResponderExcluir
  30. Oie, tudo bem?
    Meninaaaa não li nenhum desses livros acredita??? CHOCADA AQUI kkkkkkk
    Eu vi o filme Jane Ayre, e adoraria ler o livro, pois a estória é realmente boa. Tenho o morro dos ventos uivantes, comprei louca para ler, mas até hoje nada.
    Ameiiiii os livros que você indica e vou te acompanhar aqui.

    http://www.colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Eu amo clássicos! Muito bacana esse desafio. Da sua lista já li alguns Crime e Castigo, Dom Quixote, Madame Bovary, o fantasma da Ópera, cem anos de solidão.
    Recomendo dois que amo um clássico da literatura brasileira o Guarani de Jose de Alencar e o outro estrangeiro Drácula de Bram Stoker.
    Bj
    Camila Bernardini Bernardini

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    Espero que você consiga ler esses livros da sua meta, acho muito bacana ler esses clássicos, principalmente porque as histórias são lindas e as versões físicas são mais ainda.
    Dessa lista Frankstaen está na minha meta, pois vai ser lançado pela Darkside, então quero muito ler também ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  33. Olá!! Ano passado me meti em um desafio de ler 50 clássicos e não li nem 3,mas adorei sua lista e vários deles estão na minha lista também. Espero que você leia todos eles este ano e nos conte os que mais gostou.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  34. Oii Thaty, adoro os clássicos. E já li muitos, mas selecionei uns 4 da lista que você fez que ainda não li, e não conhecia. Boas leituras e espero que também se apaixone pelos clássicos. Senti falta de mais autores nacionais. Temos ótimos escritores clássicos nacionais. Tente lê-los também. Bjs!

    ResponderExcluir
  35. Olá

    Olha tenho até vergonha de dizer que nunca li nenhum desses livros, sendo que na lista tem livros aclamados, já tentei ler As viagens de Gulliver, mas a leitura não rendeu e acabei abandonando, quero muito ler O Conde de Monte Cristo e algum da Jane Austen, sucesso aí no projeto.

    Bjss

    ResponderExcluir
  36. Agatha Christie é maravilhosa, qqr livro dela vale a pena *---*
    O meu favorito é Assassinato no Expresso do Oriente, super recomendo!


    www.literaturaliteral.wix.com/litblog

    ResponderExcluir