Comparativo #1 Filme x Livro - O Retrato de Dorian Gray

Oi Pessoal, tudo bom?


Hoje farei um comparativo entre livro e sua adaptação para cinema ( filme), e o livro/filme escolhido foi O Retrato de Dorian Gray do autor Oscar Wilde. . Primeiro falarei da sinopse de ambas e depois o comparativo. Aqui vamos nós começar o comparativo.

Livro

Sinopse: Versão de Oscar Wilde para o mito faustiano da perda da alma em  troca dos prazeres mundanos, "O retrato de Dorian Gray" é um relato de decadência moral e punição, exemplo do humor cáustico e refinado de seu autor.
Dorian Gray é um belo e ingênuo rapaz retratado pelo artista Basil Hallward em uma pintura. Mais do que um mero modelo, Dorian Gray torna-se inspiração a Basil em diversas outras obras. Devido ao fato de todo seu íntimo estar exposto em sua obra prima, Basil não divulga a pintura e decide presentear Dorian Gray com o quadro. Com a convivência junto a Lorde Henry Wotton, um cínico e hedonista aristocrata muito amigo de Basil, Dorian Gray é seduzido ao mundo da beleza e dos prazeres imediatos e irresponsáveis, espírito que foi intensificado após, finalmente, conferir seu retrato pronto e apaixonar-se por si mesmo. A partir de então, o aprendiz Dorian Gray supera seu mestre e cada vez mais se entrega à superficialidade e ao egoísmo. O belo rapaz, ao contrário da natureza humana, misteriosamente preserva seus sinais físicos de juventude enquanto os demais envelhecem e sofrem com as marcas da idade. 
( Fonte: Skoob)


Filme

Sinopse: Londres. Dorian Gray  ( Bem Barnes) é um belo e ingênuo jovem, levado à alta sociedade local por Henry Wotton (Colin Firth), que lhe apresenta os prazeres hedonistas da cidade. Basil Hallward (Ben Chaplin), um artista que frequenta este meio, resolve pintar um retrato de Dorian, de forma a capturar sua beleza jovial. Ao ver o quadro Dorian faz a promessa de que daria tudo, até mesmo sua alma, para permanecer sempre com o visual nele estampado. A partir de então Dorian não mais envelhece, mas todos os pecados que comete e a idade que chega são demonstrados no retrato, cada vez mais terrível. Para que ninguém mais o veja, Dorian decide esconder o retrato no sótão de sua casa.
 ( Fonte: AdoroCinema )







Fazendo uma breve analise.....
O filme que foi lançado em 2009, estrelado por Bem Barnes( também conhecido como Príncipe Caspian, no filme As Crônicas de Narnia: Príncipe Caspian) é baseado no livro de mesmo nome “ O Retrato de Dorian Gray” escrito por Oscar Wilde. As sinopses e as ideais centrais do livro e do filme são as mesmas, levando em consideração que nem todos os personagens citados no livro estão no filme e que o desenrolar de alguns personagens difere do livro, mas essas mudanças não chegam a ser gritantes. Não entendo porque o filme foi mal recebido e mal foi divulgado, pois eu já assisti algumas vezes e já li o livro, e acho o filme muito bom ( é claro que ele está diferente do livro, em vários aspectos, mas esse não é a primeira adaptação de livro em filme que acontece isso, não é?!). O autor soube como escrever bem o livro, fazendo uma certa critica a sociedade nobre daquela época na Inglaterra, e em ambos ( livro e filme) é retratado isso – através de consumo exagerado de álcool, drogas, prostituição, orgia, crimes, homossexualismo, entre outros – o que faz de Oscar Wilde um dos muitos escritores que faziam fortes criticas a sociedade que estava vivendo na época, criticando o modo como viviam e se comportavam ( um outro exemplo, é a escritora Jane Austen, que fez fortes criticas contra a sociedade machista na época, retratado em vários de seus livros, como Orgulho e Preconceito, Emma, Persuasão, Razão e Sensilibidade, entre outras obras suas).

Fazendo o comparativo Livro x Filme
O filme tem alguns aspectos diferentes do filme ( como já citei acima) a começar pela figura do protagonista, como podemos observar na capa do filme, o ator que faz Dorian Gray no filme, tem pele clara, cabelos na altura dos ombros, lisos, porém revoltos e negros, assim como a cor dos seus olhos, e tem traços faciais que no inicio do filme mostram um garoto ingênuo que veio para a cidade grande, mas que tem a capacidade de mudar seus olhares e expressões faciais durante o filme com o desenvolver do filme ( ponto para o ator Bem Barnes). Já no livro, o mesmo Dorian Gray tem também pela clara, porém cabelos cacheados loiros e rosto arredondado, quase um rosto angelical, bem diferente do personagem do filme. Neste aspecto, eu até entendo, pois os padrões de beleza naquela época que o autor vivia eram essas, e em todo o momento do livro Dorian é venerado por sua beleza, mas quando faz-se uma adaptação para o cinema, tem-se que se pensar no padrão de beleza atual, o que pode ter sido um dos pontos negativos encontrados pelos críticos ao comparar livro x filme.
As atuações do filme estão ótimas, Colin Firth está ótimo, assim como o Bem Barnes, que transmuta ao longo do filme, além dos demais atores. Para quem não sabe ( não leu o livro e viu o filme) ambos tem final diferente. O final do filme foi modificado – não a essência, que é o fim trágico e merecido de Dorian – mas o modo como ocorre isso. No livro acontece de modo transparente, fluído, acontece de modo até de certa maneira previsível, já no filme, os roteiristas tiveram uma sacada legal e colocaram um pouco de romance, o que trouxe uma certa rendição ao Dorian, o que, neste caso, justificaria o seu fim trágico, dando ao personagem um ar heróico, romântico e esperançoso, já que pensa-se durante o filme que o personagem não tem volta, não tem perdão, porém o modo como foi arquitetado fez com que o filme ficasse tocante, intenso e com um final imprevisivel.
Ao meu ver ( eu estou dizendo, por mim mesma, e não baseado em terceiros, é a minha opinião expressada aqui, somente a minha) que o final do filme foi melhor que a do livro e acho que o filme deveria ter sido melhor divulgado, melhor avaliado, melhor criticado, enfim, acho que todos que apreciam literatura e gostam das obras de Oscar Wilde deveria dar um oportunidade a esse filme ( não estou menosprezando a obra deste grande autor, pois no decorrer do livro, vê-se a bela escrita e a estruturação de um grande escritor, mas acho que os roteiristas foram mais “felizes” ao mudar o final e fazê-lo o modo como foi feito).
Eu recomendo a leitura do livro e recomendo assistir esse filme. Leia, assista e compare, talvez você chegue numa conclusão diferente, mas como disse logo acima, é a minha opinião, e não a verdade absoluta.
Bem, é isso, tomará que tenham gostado da idéia de postagem ( é nova) e se gostaram, comentem, se já leram ou viram o filme ou os dois, comente também.
 Bjus Bjus

Assinado por: Thatyane Alvarenga

7 comentários:

  1. Olá Thatyane gostei do seu blog, continue assim, muito bom você gostar de Literatura apesar de estar na graduação de Administração. Já estou seguindo. Faz uma visita http://cleitoncabralblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Thaty!
    Muito legal a tua comparação e opinião! Expressou-se muito bem.
    Eu amei o livro e gostei sim do filme apesar de achar realmente que faltou algo...
    Seguindo aqui, passa lá no meu blog?
    Beijos :*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela opinião de vcs, e fico feliz que tenham gostado da minha postagem, já estou seguindo os dois.
    bjus :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaty...
    Adorei seu post e acho bastante válido fazer uma comparação entre livro e filme. Achei que você se expressou muito bem. Infelizmente, eu assisti apenas ao filme e, sem entender nada da história (pois às vezes o filme prevê que você tenha lido o livro), eu não dei muita importância e acabei por desistir no meio do caminho.
    Acredito que seus comentários tenham me inspirado a dar uma segunda chance e assisti-lo novamente e também despertou a curiosidade em ler o livro...
    Parabéns! Beijos

    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro Oscar Wilde. Nem sabia que esse livro tinha sido adaptado para o cinema. Mas obrigada pela dica, adorei!

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  6. Não li o livro ainda (pretendo), mas vi o filme esses dias e achei muito bom e pelo o que você diz a adaptação não foi tão ruim quanto dizem.

    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. OI pessoal, q bom q gostaram da minha postagem, fico mtu feliz e eu já estou seguindo o blog de vcs e quem quiser e que não segue o meu blog ainda, por gentileza, siga-o de volta, desde já grata
    bjus

    ResponderExcluir