Momento Reflexão # 1 – Livro: O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry

Oi pessoal, tudo bom?

Hoje farei uma reflexão acerca da vida e peguei como base o famoso livro “O Pequeno Príncipe” do autor Antoine de Saint-Exupéry que é classificado como literatura infanto-juvenil e muitos dizem ser voltado mais para o publico infantil. Bem, discordo. Acho que o livro tem elementos infantis (como por exemplo, a ilustração bem colorida e infantil), mas também possui mensagens profundas e reflexivas, no qual só se entenderá quando chegar a certa idade, certa maturidade. O autor com palavras simples e com ilustrações infantis passa uma idéia que vai além da aventura do menino pelos planetas, transmite uma idéia melhor do mundo, da vida, das pessoas e de nós mesmos. Creio que o livro tem a função não só de entreter as crianças, como também passar uma mensagem, um aprendizado, que irá auxiliá-lo a compreender melhor as coisas no geral, quando for mais velho. Para mim, o livro “O Pequeno Príncipe” deveria estar na estante de todos e deveria ser lido mais de uma vez, em vários momentos (idades, fases) da nossa vida.



Quando criança seria para nos fascinar com a possibilidade de viajar por diversos mundos, dando vida a nossa imaginação; na adolescência seria para entender melhor as coisas ao nosso redor e ver que não somos os únicos com duvidas, interrogações, questionamentos, mas também certezas, idéias, sentimentos, gostos, entre outros; e na fase jovem/adulta seria como se estivéssemos lendo pela primeira vez, pois depois de varias experiências vividas, decisões tomadas, vitorias, decepções e tudo mais que nos aguarda na fase adulta, veríamos que o belo está nas pequenas coisas e assim repararíamos mais nas coisas ao nosso redor e daríamos mais valor num todo, ao ler na fase adulta perceberíamos que as palavras do autor tem mais peso do que imaginávamos. E na velhice seria para usar como reflexão sobre tudo o que vivemos, presenciamos, decidimos, fizemos, todas as vitorias e derrotas, emoções, etc, ou seja, seria como ler um livro que fala da sua vida, sem nada dizer sobre você realmente.


Bem, acho o livro um dos melhores que já li e acho que ele é um ótimo livro para reflexão. Recomendo tê-lo na estante e recomendo a sua leitura, não só como mais um livro, mas também como um livro profundo e reflexivo.

Super Recomendo sua leitura, e se você já leu, recomendo que olhe o livro com um novo olhar, e se possível, leia de novo com uma nova visão. Se você já leu, o que você achou dele?  Se não leio, aconselho que leia logo (rsrs)

E aí, o que acharam da minha postagem? Deem sua opinião para eu saber se vocês gostaram e se eu continuo fazendo postagem desse tipo.

Bjus Bjus


Assinado por: Thatyane Alvarenga

11 comentários:

  1. Já li esse livro e fantástico, concordo com seus argumentos, tem muita coisa além das palavras.

    www.marcasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Passando em especial
    para te desejar ótimo fim de semana,
    de muita alegria
    (⁀‵⁀) ∞ ღ ∞
    .`⋎´ღ¸.•°*”˜˜”*°•ღ
    Beijinhos.
    www.coisasdeladdy.com

    ResponderExcluir
  3. Esse livro passa uma visão filosófica para pessoas de certa idade. Creio que seja um livro onde cada pessoa de idades diferentes entenderiam de uma forma diferente. É surreal! *---*

    www.cabanaliteraria.blogspot.com.br (SEU PARCEIRO)

    ResponderExcluir
  4. Você foi indicado para fazer a TAG - Conhecendo o Blogueiro no seu blog!

    http://www.cabanaliteraria.blogspot.com.br/2014/05/tag-conhecendo-o-blogueiro.html

    ResponderExcluir
  5. Linda primeiramente gostaria de agradecer pela sua visitinha em meu blog e dizer que gostei bastante do seu cantinho. Espero que você consiga realizar tudo de bom por aqui viu? E vc seja bem vinda para minha LOVE FAMILY também =]]

    Outra coisa, sabe que eu sempre tive curiosidade de ler o livro O PEQUENO PRINCIPE? Mas eu ainda não tive a oportunidade. Dizem que é lindo e que passa umas mensagens muito bacanas. Espero poder ter a oportunidade de ler um dia para entender melhor o que tanto chama atenção das pessoas que eu conheço. Eu li seu texto e gostei. Vc escreve muito bem viu? PARABENS !! SUCESSO para o seu cantinho.

    lovereadmybooks.blogspot.com.br
    Espero que possamos ser boas amigas...

    JÁ sigo seu twitter - blog - google+ ok?

    ResponderExcluir
  6. Minha cara Thatyane, eu adorei o seu post. Muito bem escrito, com ponderações muito pertinentes e uma visão bem realista e criteriosa sobre o livro. Eu tenho orgulho em dizer que já o li mais de cem vezes. Não estou exagerando. Foram mais de cem mesmo. Isso sem falar nas vezes em que o li por trechos. Bem, mas o importante aqui não é falar sobre mim e sim sobre o seu texto. Queria alertá-la para o fato de que você colocou neste post uma imagem de um texto que está atribuído ao livro mas que não é dele. Alguém criou esta frase e resolveu por conta própria, atribuí-la ao Pequeno Príncipe mas na verdade, esta frase não existe no livro. Posso garantir-lhe pois sei o livro todo decorado. E se você reler o livro procurando esta frase não a encontrará. Por isso, sugiro substituir esta imagem por outra pra não macular sua postagem que está tão boa.

    Meu blog - Verdades de um ser. Dê uma passadinha por lá. Também tenho uma postagem sobre este livro.

    ResponderExcluir
  7. Ah! Esqueci de dizer qual é a frase a que me referi - É loucura odiar todas as rosas porque uma te espetou.
    Esta frase NÃO É do livro "O Pequeno Príncipe".

    http://verdadesdeumser.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você, o livro não é em todo infantil e sim, deveria ser lido várias vezes, pois a cada leitura é possível tirar uma nova lição. Inclusive utilizei um trecho deste livro uma vez para defender uma tese de um seminário sobre liderança na faculdade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Gostei do seu post, já vi um filme do livro quando criança e não me encantei pela história, por isso, pretendo ler o livro agora que sou adulta, dar uma nova chance ao pequeno príncipe, rsrs.

    Sorteio do livro "A linguagem das flores" no blog: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada pessoal, fico mega feliz que tenham gostado do que eu escrevi, fico contente e isso me estimula a continuar fazendo o que gosto. Adoro a visita de vcs e os comentários,pois é o meu termômetro e me diz se o pessoal está gostando ou não. Alberto Valença Lima, mtu obrigada pelo toque ( já editei e mudei a imagem). Obrigada a todos e todas e voltem sempre.
    bjus
    ;)

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre tive receio de resenhar livros como esse, acho que são tão bons e carregam mensagens tão lindas que eu me sinto incompetente para expressar isso em palavras, rsrs. Me sinto insegura.
    Amo esse livro, sério. <3

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir