Resenha de livro: A Culpa é das Estrelas de John Green

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje farei a resenha do livro "A Culpa é das Estrelas" do autor John Green. Para quem não sabe, eu fiz um desafio a mim mesma para este mês, se quiser saber mais é só clicar aqui. Bem, como o livro ficou mega famoso, deixando o autor também mega famoso, eu tinha que lê-lo, até porque a adaptação cinematográfica do livro, lançará agora inicio de junho. Mas vamos parar de enrolação e vamos para a resenha, mas antes, a sinopse do livro.

Sinopse do livro: A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas. ( Fonte: Skoob)


Resenhando o livro....

Como a própria sinopse do livro diz, a historia retrata de dois adolescentes que se conhecem e se apaixonam, porém os dois tem câncer. O livro é narrado pela Hazel Grace que tem problemas pulmonares e tem que andar para lá e para cá com um carrinho de oxigênio, já que não consegue respirar sozinha; já o Augustus, tem osteosarcoma e precisou amputar uma perna. Eles se conhecem no Grupo de Apoio, conversam, e pá, se apaixonam, rápido assim.  

O livro retrata de outros personagens como o Isaac, que é amigo do Agustus e fica amiga da Hazel, ele tem câncer nos olhos e durante o livro fica cego; tem a Monica, a namorada que larga o Isaac porque ele fica cego; os pais da Hazel, que bem, ao meu ver, são totalmente alienados, o pai chora o tempo todo, ele trabalha fora, mas toda vez que está perto da filha, ele chora ( fala serio), a mãe dela é alienada de um jeito que nem consigo explicar, tipo, ela é muito viajante, nunca vi uns pais mais sem noção em um livro, como os pais da Hazel. 

Tem os pais do Augustus, que tem varias filosofias e frases motivacionais, muitos escritos em varias partes da casa ou bordado em alguma coisa, como em almofadas, que me deu vontade de me matar com as almofadas de tão tedioso e clichê que as frases são. As irmãs de Augustus são muito sem noção e sem tato, pois quando ele doente, elas tratam ele como se tivesse tudo bem, como se a qualquer instante ele vai levantar e dizer que aquele estado de doente era só encenação, porque fala serio, ô irmanzinhas mais chatas, com maridos sem graças e com seus filhos ligados na tomada. 

Tem o Peter Von Houten, o autor que Hazel e Augustus procuram porque querem saber o final do livro que eles leram, o Peter é mal-humorado, pessimista, ás vezes chato, viajante, filosófico e muito doido. A personagem da Hazel é sem graça e não acho nada que ela diz engraçado ou cômico, além do mais, acho meio estranho o autor colocar a Hazel como uma menina muito inteligente, se ela só tem 16 anos e ficou 3 anos afastada da escola por causa do câncer, só se ela fosse superdotada para ter aqueles pensamentos e conhecimento; o Augustus é bonito, tem corpo atlético, tem umas frases e filosofias legais no livro e deixa o livro mais interessante. Tem outros personagens no decorrer do livro, mas não vejo necessidade de falar deles.


O que achei do livro....

Bem, acho que ficou claro com os meus comentários logo acima o que achei, mas vou falar de modo claro e objetivo aqui. Eu não estou no time de pessoas que amaram o livro, fiquei triste com o final sim, mas não chorei litros nem nada, não fiquei tristonha ou deprimida por causa disso, já li livros melhores, esse está na minha lista de livros que não gostei e que não correspondeu as minhas expectativas. Infelizmente não gostei ( NÃO ME ODEIEM) achei a escrita e a narrativa do livro chata e exaustiva, a historia é legal, mas o desenrolar dela não foi bem estruturada, e eu fiquei igual aos personagens principais que queriam saber o final da historia e o que acontecia com os personagens, porque bem, o autor John Green não fala o que acontece com os outros e isso me irritou. 

Como disse, não gostei da Hazel, garotinha chata e tediosa demais, gostei bastante do Augustus, do Isaac e do Peter, acho que o Peter foi o meu personagem predileto porque ele tem motivos de ser do jeito que é ( no livro explica o porque dele ser assim, uma das poucas explicações que tive do livro). O restante dos personagens é chato e não acrescenta em nada na historia. Ou seja. não gostei do livro, e acho ( ou melhor, tenho quase certeza) que vou me emocionar e gostar mais do filme do que do livro.

Bem, tomará que tenham gostado da minha resenha, não me batam, me xinguem ou me odeiem, simplesmente é a minha opinião e minha visão, mas eu respeito a dos outros e gostaria de ser respeitada também.

Se eu recomendo a leitura: por pura curiosidade e para saber melhor para não boiar no filme, recomendo sim,mas se não for para isso, não perca seu tempo.

Comentem aí o que acharam do livro ( nada de ofensas a minha opinião ou a dos outros, por favor) e digam qual é sua expectativa sobre o filme.

Voltem sempre, pois os comentários de vocês é importante para mim e para o blog.








Bjus bjus

Assinado por: Thatyane Alvarenga

9 comentários:

  1. Gostei da sua resenha! Esperamos que o filma seja bom né?

    http://www.entrelinhasdavida.com/2014/05/livro-culpa-e-das-estrelas-john-green.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Thaty...
    Adorei sua resenha e torço para que a adaptação seja tão boa quanto o livro. Espero me emocionar ainda mais, sauhsauashuash!
    Beijos

    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Por incrível que pareça fiz tbm uma resenha hoje sobre ACEDE, tbm não gostei muito, na verdade achei ele mais ou menos, gostei bastante da sua resenha :)
    bjuuus

    http://noitesdeleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente quero te parabenizar pela sua postagem, porque eu achei LINDA as imagens que você colocou e toda a organização. Amei mesmo. Segundo, dizer que gostei bastante da sua resenha também, embora eu ainda tenha sido a única que não leu A CULPA É DAS ESTRELAS (risos) Preciso ler. Ia ler esse mês de maio, mas acabei não lendo porque tinha alguns pendentes que tinha que colocar na frente. Mas vou tentar encaixar nas férias para ler, porque assim eu faço as minhas escolhas =x

    Enfim...Outra coisa, posso te dar um conselho? Amiga blogueira tá? Seu blog tá lindo...não precisa mudar nada, mas eu te aconselho a mudar o FUNDO DO BLOG para que seus leitores possam ler melhor o conteúdo. Mas é só uma dica viu? Não fica brava n...hehe...Se cuida minha linda...SEGUINDO AQUI !!

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ai menina, ainda não li A Culpa é das Estrelas e queria taaanto ler antes de filme, mas infelizmente não vai ser possível :(
    Amei seu resenha e tô ansiosa pro filme haha
    Beijão da Gab,
    Thousand Lives to Live ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu li ACEDE faz um bom tempo e simplesmente amei, eu acho que o problema de muitas pessoas é ler com a expectativa a mil, muitas leem achando que o livro é algo perfeito, pecam ai, pois quando não se tem expectativa sobre algo, geralmente nos surpreendemos e quando temos expectativa, bom, quase sempre nos decepcionamos.
    Eu respeito a opinião de quem não gostou, cada um gosta do que lhe agrada, gostei da sua resenha, afinal, o importante é ser sincera, ninguém é obrigado a gostar de algo só porque todo mundo gosta, né? Enfim, estou doida para assistir ao filme, acredito que irei me emocionar muito também *-* Espero que o filme agrade você e a mim também, claro kkkk

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  7. Esse é um livro que apesar de todos falarem bem, a temática não me agrada muito

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  8. Olá Thaty!

    Esse livro eu li ano passado, mas ainda não fiz a resenha no blog. Acho que não consegui expressar tudo o que eu senti quando li. Não chorei com o livro o tato que chorei apenas com o trailer. Espero que o filme não me decepcione.

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Thaty,
    Eu sou do time Green o/ adoro todos os livros do John, mais pelo sarcasmo com que ele encara a vida do que com os dramas que ele relata. Eu chorei e ri na mesma medida nesse livro e com certeza é um dos meus favoritos. Ler um livro com muita expectativa sempre me frustra. A Hazel é um pé no saco no começo do livro, mas depois comecei a entender mais ela. Odiei o Peter, sério! kkkk

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir