Resenha do Livro: O Penúltimo Capítulo de Clarisse Pessato

Oi pessoal, tudo bom?

Hoje trago para vocês a resenha do livro “O Penúltimo Capítulo” da autora Clarisse Pessato, que conta a vida da própria autora, sendo um livro biográfico, onde ela recorda a vida dela desde a juventude até hoje. Mas antes de resenhar o livro, vamos à sinopse do livro.

Livro: O Penúltimo Capítulo

Sinopse: Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia de sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica. 
Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto dEle e executar seus propósitos em nós e através de nós.

Por causa da superação, muitas pessoas sugeriram que escrevesse um livro sobre minha vida. Eu tentei escrever esse livro mais de uma vez, mas não consegui. Eu queria um último capítulo com final feliz, segundo o meu conceito humano, e isso impediu que este livro fosse divulgado antes. Para mim um último capítulo com final feliz seria voltar a caminhar.    Existia a discriminação e o preconceito dentro de mim. Eu considerava a aparência mais importante do que a essência. O meu coração precisava ser mudado, precisava ser curado. Então Deus me deu essa cura e somente quando isso aconteceu eu consegui concluir o livro que hoje estou apresentando. O título do meu livro O Penúltimo Capítulo surge quando eu entendi que o último capítulo da nossa história não é escrito por nós. A nossa história não acaba no ponto final de um livro.

Resenhando o livro...

O livro narra a historia da própria autora, a Clarisse, que sofreu um acidente automobilístico quando voltava de uma viagem aos 18 anos, que acabou deixando-a tetraplégica. No inicio ela fica em coma e sua família não consegue aceitar ou assimilar o que aconteceu com ela, mas após sair do coma, eles tem que explicar a Clarisse o que está acontecendo, já que ela não entende o porque de ela estar daquele jeito e aos poucos ela e a família vão tentando se adaptar a situação.

O livro vai narrando a trajetória da família em aceitar e tentar entender o que é a tetraplegia, já que isso aconteceu no ano de 1981, ano que não tinha muitas informações e tecnologia para tratar a deficiência. Vemos no decorrer da historia como isso foi transformando a família, como os uniu.

Um destaque na historia é a mãe de Clarisse, a dona Celina, que cuida dela todo o tempo, em todo o transcorrer do livro, sempre cuidando, desde a fisioterapia dela, alimentando ela, correndo atrás de médicos, especialistas e formas de melhorar a vida da filha, tentando proporcionar uma vida o mais normal possível para a filha.

Com o transcorrer, Clarisse e sua família são tocados pela presença de Deus, e acabam se convertendo, e no livro vemos várias passagens da bíblia e pensamentos reflexivos baseados na bíblia na visão de Clarisse, que sentiu tocada e sentiu que ela tem o propósito de espalhar a palavra de Deus. Logo, o livro transmite muitas mensagens de fé da autora, muitas reflexões e ensinamentos que ela quer passar ao leitor através de suas experiências espirituais.

O que achei do livro...

 O livro é bem escrito, de uma leitura leve e fluida, e sabemos através da palavra da Clarisse um pouco de como é a vida de uma pessoa tetraplégica e fiquei surpresa com a tranqüilidade com que a Clarisse enfrentou ao descobrir de sua deficiência, não se desesperando ou enlouquecendo ou entrando em depressão ou algo do tipo, ela simplesmente aceitou e achei isso incrível e surpreendente.

O livro é biográfico, gênero que geralmente não leio, mas esse é diferente, pois passa lições de vida e não é cansativo. O livro é um relato da vida da Clarisse e merece ser lido, pois vale à pena.

Então é isso pessoal, se você já leu, conta aí nos comentários, o que achou do livro.

Até a próxima

Bjus

Postado por: Thatyane Alvarenga.



27 comentários:

  1. Nossa, comecei a ler sua resenha e tomei um susto porque a história dela é bem parecida com a da minha mãe que sofreu um acidente no trânsito na escada de um ônibus e ficou em coma e tetraplégica. Ficamos desesperados, meu pai então nem se fala, com 4 crianças pequenas e sozinho. Mas com fé passamos por cima de tudo e vencemos, hoje minha mãe manca e anda com muletas depois de anos na cadeira de rodas, graças a Deus <3. Amei esse livro.


    bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiie!

    Adorei a resenha! Acredito que é um livro que vale a pena ser lido pela história de superação da autora. Já na minha lista

    Beijos!
    leelerblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tudo bem?
    Lindinha eu sou completamente apaixonada por essa obra, eu já tive a oportunidade de realizar a leitura ano passado e o quero reler com toda certeza <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia o livro e essa capa me deixou eufórico para o conhecer. Todavia, biografias me são extremamente desnecessárias, o que é um ponto negativo em minha personalidade. Mas saber que não é cansativo me deu ânimos para, quem sabe, considerar algum dia ler o livro. Abraços e até mais.

    ResponderExcluir
  5. Não conheço. Mas fiquei interessadíssima, parece ser um livro positivo de superação aos reveses. Sem ser de auto ajuda.
    Adorei
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Eu gosto de livros baseados em fatos reais pelo fato de eu imaginar bem como as coisas estão acontecendo na vida das pessoas. Se este livro não partir muito para o melodramático, com toda certeza é um bom livro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi amore! Adorei conhecer um pouco mais da obra e da autora. Geralmente, não leio muito livros autobiográficos, mas a história de vida da autora me chamou atenção.
    Resenha linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Achei a historia super interessante e o título espetacular. Com certeza lerei se tiver oportunidade.

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Não conhecia a história mas gostei muito da premissa, embora não seja o meu gênero preferido talvez eu venha a dar uma chance.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Estava ansiosa pela resenha desse livro desde que vi a parceria e li a sinopse.
    Acho incrível como ele trata a deficiência e é uma lição de vida para nós que reclamamos de meros detalhes. Por ele a gente consegue conhecer um pouco mais da rotina de uma pessoa que convive com o fato de ser tetraplégica. Fiquei emocionada e mal posso esperar para ler a obra.

    https://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa, a história parece ser surpreendente e muito emocionante. Apesar de não ler muito biografias, essa certamente lerei. Colocando na lista de leituras já.

    ResponderExcluir
  12. Olá.
    Fechei parceria com a autora e estou ansiosa para ler seu livro. Tenho certeza que vou amar conhecer a história de Clarisse e sei que vai ter muita coisa para refletir. Ela é realmente uma guerreira.
    Sempre tive curiosidade para saber como é a vida de uma pessoa tetraplégica.
    Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  13. Uma história que relata muita força e luta. Em um mundo onde o diferente não é muito bem aceito, ter que lidar com limitações que não nasceram com você é bem complicado. Reinventar a si mesmo e combater as dificuldades diárias não é fácil, é preciso muita fé.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi...
    Confesso que o livro pela capa não me chamou a atenção, mas livro bibliográfico não é muito o meu estilo, mesmo esse sendo diferente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Essas histórias cheias de metalinguagem costumam ser muito boas, e o fato de ser uma autobiografia deixa tudo mais interessante, pela sua resenha eu acredito que é um livro excelente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Sabe que eu também não leio muito livros biográficos, mas esse me cativou bastante. Parece ser uma leitura maravilhosa e bastante profunda. Fiquei impressionada quando soube que a autora tinha escrito sua história, e estou muito curiosa para conferir.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Não é um estilo que tenho o costume de ler, mesmo assim achei bem interessante e fiquei curiosa com alguns pontos que você cita em sua resenha.
    Conhecer melhor alguém com uma doença tão marcante na vida e que não se deixou abater deve tornar a leitura incrível e cheia de significados e aprendizados.
    Como disse, não é meu estilo mas fiquei bem interessada nesse!!!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá! Ainda não li o livro, mas estou com ele na estante! Achei super interessante essa história da Clarice, cheia de força e de superação. Afinal, tetraplegia aos 18 anos é algo muito difícil e sofrido, mas deve ser lindo como ela conta que ela e sua família conseguiram dar a volta por cima.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá, só a capa á chama a atenção né? Achei muito instigante a história e vejo que irei chorar. Sua resenha está ótima e já adicionei ele a minha lista de leituras <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, Thatyane!
    A capa por si só já é um pouco instigante, apesar de não ter me atraído de imediato em outras vezes por entre divulgações diversas na internet. Também não sou muito chegada em livros biográficos, mas é bom para fugir das ficções cotidianas e pegar algo mais real e possivelmente inspirador e reflexivo para nossas vidas, principalmente quando baseado em experiências como a da autora, envolvendo a tetraplegia. Deve ser uma história mesmo muito tocante e envolvente, quem sabe eu não leia depois que vagar um pouco a minha pilha de leitura? Valeu mesmo a dica!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  21. Oi Thatyane!
    Também não curto muito livros autobiográficos, contudo esse tem uma história que me chamou muita atenção. Parece ser uma história forte, só que contada de uma forma bem leve. Imagino que traga reflexões incríveis e belas lições no decorrer da leitura. Gosto muito desse tipo de trama pq são sempre muito envolventes.
    Ótima resenha! :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Assim como você não sou muito de ler livros biográficos, mas sinto vontade de conferir algumas histórias. Esse chama a atenção devido ser um assunto delicado em uma época delicada. Fiquei surpresa em você comentar que a Clarisse aceitou a condição, geralmente é muito difícil a pessoas aceitar, e saber lidar com a tetraplegia. Gostei de saber sobre o livro e sua opinião, mas infelizmente não é um livro que me deixou muito interessada.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  23. Já li várias resenhas desse livro, sempre falando da lição de vida que ele transmite. Eu gosto, particularmente, do título e de como a autora entendeu que o último capitulo não é nós que escrevemos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oieee,tudo bem? Ainnnn <3 que história mais lindaaa! Também não sou muito de ler biografia mas essa é impossível não se apaixonar né? Já tinha visto outras resenhas positivas e acho que essa reflexão que o livro traz é muito importante para todo mundo e não apenas que é ou conhece alguém que passa por dificuldades semelhantes. Parabéns pela resenha! Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Entendo o simbolismo da capa, achei legal. Não conheço pessoalmente como deve ser a vida de uma pessoa tetraplégica, ou mesmo uma cadeirante paraplégica, mas entendo de mudanças bruscas na vida. Sobre ser biografia, não vejo problemas, francamente não sei pq quase ninguém lê. Acho que deve ser um livro de mutos ensinamentos mesmo! bjs!

    ResponderExcluir
  26. Olá adorei a resenha...já tinha ouvido falar da obra antes, mas não tinha dado tanta atenção.
    Curti muito a capa, linda <3

    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Oii,
    Adorei a resenha, mas a historia do livro não me atraiu :/


    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir