[Mês Especial William Shakespeare] Curiosidades Sobre o Autor

Oi pessoal, tudo bom?


Hoje eu trago várias curiosidades sobre William Shakespeare, então vamos lá, por que são muitas:

· Foram produzidas mais de 420 versões de filmes de longa metragem das peças de William Shakespeare, fazendo dele o autor mais filmado em todos os tempos. Muitas destas adaptações, especialmente filmes de Hollywood dirigidos a audiências adolescentes, usam as tramas mais do que os diálogos, enquanto outras são simplesmente versões completas de suas peças.
·         Shakespeare viveu cinquenta e dois anos. Sabe-se que ele nasceu em abril de 1564 e que morreu em 23 de abril de 1616. Foi batizado em 26 de abril 1564 e estudiosos acreditam agora que tenha nascido também em um dia 23 de abril. Portanto, morreu com cinquenta e dois anos, coincidindo com o Dia de São Jorge.
·      Shakespeare tinha sete irmãos: Joan (1558); Margaret (1562); Gilbert (1566), Joan II (1569), Anne (1571), Richard (1574) e Edmund (1580).
·         Shakespeare se casou com Anne Hathaway, quando tinha 18 anos. Ela tinha 26 anos e estava grávida. Seu primeiro filho nasceu seis meses após o casamento.
·         Shakespeare e Anne Hathaway tiveram três filhos juntos -- Hamnet, que morreu em 1596, e duas filhas, Susanna e Judith. Sua única neta, Elizabeth -- filha de Susanna --, morreu sem filhos, em 1670. Shakespeare, portanto, não tem descendentes.
·         Shakespeare morreu como um homem rico. Distribuiu bens entre várias pessoas, mas deixou sua propriedade para Susanna, sua filha. 
·         Durante sua vida, Shakespeare escreveu 37 peças e 154 sonetos. Isso significa uma média de 1,5 peça por ano, desde que começou a escrever, em 1589. Sua última peça, “Os dois nobres parentes”, foi escrita em 1613, quando tinha 49 anos. Enquanto mantinha um ritmo regular para escrever, também conduzia sua vida familiar, social e tornava-se um homem de negócios, administrando uma companhia de atores e um teatro.
·         Poucas pessoas sabem que, além de escrever inúmeras peças e sonetos, Shakespeare era também ator e atuou em muitas de suas próprias peças, assim como nas de outros dramaturgos. Shakespeare representou para a rainha Elizabeth I e, mais tarde, para James I, que era um patrono entusiasta do seu trabalho.
·         Shakespeare é o segundo escritor mais citado no idioma inglês, perdendo somente para os autores da Bíblia.
·         No Google, quase 400 anos após a morte de Shakespeare, há 157 milhões de páginas referentes a ele, contra 132 milhões para Deus, 2,7 milhões para Elvis Presley e 14,7 milhões para George W Bush.
·         O suicídio ocorre treze vezes (número do azar?) em peças de Shakespeare, como em “Romeu e Julieta”, em ambos se suicidam, e em “Júlio César”, em que Cassius e Brutus morrem por esfaqueamento consensual, bem como a esposa de Brutus, Portia.
·         O presidente americano Abraham Lincoln era um grande amante das peças de Shakespeare e frequentemente recitava passagens do autor a seus amigos. Ironicamente, foi morto por John Wilkes Booth, um famoso ator shakespeariano.
·         Era ilegal para mulheres atuar no teatro na época de Shakespeare. Todas as personagens do sexo feminino eram interpretadas por jovens. O texto de algumas peças, como “Hamlet” e “Antony and Cleopatra”, referem-se a isso. Foi só muito mais tarde, durante a Restauração, que a primeira mulher apareceu num palco inglês.

·         Duas peças de Shakespeare, “Hamlet” e “Muito Barulho por Nada”, foram traduzidas para klingon. O instituto de língua klingon pretende traduzir mais.
·         As peças mais conhecidas de Shakespeare são: Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth, Otelo, Rei Lear, Júlio César, A Megera Domada, Sonho de uma Noite de Verão, Henrique V, A Tempestade, Muito Barulho por Nada e Péricles.
·         Os personagens mais famosos de Shakespeare são Macbeth, Rei Lear, Otelo, Hamlet, Romeu e Julieta.
·         Aliás, você sabia que as famílias Capeletti e Montecchi, realmente existiram?
·         Tornou-se a primeira pessoa fora da família real britânica a estampar um selo no Reino Unido. Ele foi impresso para marcar as comemorações dos 400 anos de seu nascimento, em 1964.
·         Aparece no “Guinness Book – O Livro dos Recordes” como o autor com o maior número de adaptações de obras para o cinema.
·         Um dos motivos que o dia 23 de abril foi escolhido como Dia Mundial do Livro é que foi nesta data que nasceu e morreu William Shakespeare, o maior dramaturgo de toda a história da literatura. Mas… na verdade, ninguém sabe se ele realmente nasceu neste dia.
·         Existem evidências de que Shakespeare era católico em segredo.
·         Ele foi enterrado na Igreja da Santa Trindade.
·         Em sua época, Shakespeare não foi conhecido como gênio.
·         O autor cresceu durante o período do Renascimento.
·         Suas peças são divididas em três gêneros: históricas, tragédias e comédias.
·         Hamlet é considerada a melhor peça do autor.
·         Romeu e Julieta é considerada a peça mais famosa que leva sua assinatura.
·         Existem especulações de que Hamlet é sobre o filho morto de Shakespeare.
·         Todos os seus sonetos possuem 14 linhas.
·         A cova de Shakespeare está amaldiçoada (o seu epitáfio soa como uma maldição).









Fontes: Wikipédia;
Bem, é isso.
(Desculpem pela postagem ter ficado grande, mas é que são muitas curiosidades e eu ainda penetrei, porque existem muitas mais)
 E aí, vocês conheciam esses fatos sobre o autor? Quais foram uma surpresa para vocês?
Até mais
Bjus
Postado por: Thatyane Alvarenga.





29 comentários:

  1. Existem especulações de que Hamlet é sobre o filho morto de Shakespeare.
    Jura? Nunca pensei nisso..

    Adorei o post!!! Quero mais..
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Realmente ele é referência na literatura inglesa não a como negar isto. Outra autora que eu amo e Jane Austen. Uma pena que na época deles não eram tão bem reconhecidos.
    Ótima matéria muito bem completa.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem?

    Tem uma curiosidade sobre a Anne Hathaway, atriz e o marido, em uma analogia à Shakespeare. E se você parar para analisar quase todos os filmes tem um "dedo" dele. Amores impossíveis, traições, loucura. Ele usou os clichês de uma maneira tão magnífica que hoje qualquer roteirista precisa passar por ele para escrever um filme!

    Bel Góes

    ResponderExcluir
  4. Oiii,
    Não sabia que ele não tinha descendentes :o
    É sempre muito bom conhecer melhor autores que são clássicos da literatura, eu não li muitos livros dele (infelizmente!), no ano passado eu li A tragédia de Macbeth e pretendo continuar lendo outros títulos do autor.
    Abraços,
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  5. Interessante, já li várias obras de Shakespeare, mas não sabia sobre algumas dessas curiosidades.
    Será que tem um motivo especial pros sonetos possuírem 14 linhas? E sabe o motivo da maldição de sua cova e quem amaldiçoou? Fiquei curiosa agora, kkkkkkkkkkkkkkk

    http://blogliteraturanacional.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii, tudo bem?
    Menina eu realmente não sabia tantas coisas sobre ele, fiquei em dúvida em uma questão. Como assim ele nasceu e morreu no mesmo dia? Não acredito, isso é quase impossível, estou chocada menina.
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Olá! Adorei as curiosidades sobre o Shakespeare! Poxa... 420 obras adaptadas ao cinema! Ufa!
    Não sabia também que ele tinha 7 irmãos e quantos suicídios em suas obras, heim!?
    O que gostei de saber também é que ele foi autor em algumas de suas próprias peças! Legal demais!
    Parabéns pela postagem!

    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. E você sabe sobre a especulação de Shakespeare não ter escrito suas próprias obras? Ter "plagiado" de outros artistas?
    São muitas as curiosidades e mistérios que permeiam os escritores clássicos e é sempre muito interessante conhecer um pouquinho mais sobre eles.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Não sabia de nada dessas curiosidades, achei algumas bem interessantes como ele ser católico em segredo e sobre Hamlet ser sobre seu filho. Acho que devem ter estudos bem interessantes sobre ele, principalmente em artigos acadêmicos. Quem é fã pode curtir. Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  10. Ooi
    Nossa, ameei o post!
    Várias (a maioria) das coisas eu não sabia. Sem dúvidas a que mais chamou atenção foi sobre Hamlet poder ser sobre o filho dele.
    Parabéns!
    Beijooos
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adoro Shakespeare! Com certeza é um dos maiores autores da literatura inglesa. É sempre muito interessante saber curiosidades a respeito de autores clássicos.
    Ótima postagem

    Beijos
    http://albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Sabe, o que mais me deixou surpresa foi o fato dele não possuir descendentes, triste isto né?!
    A obra que mais tenho curiosidade é "Sonho de uma noite de verão", sempre me chamou a atenção!!!

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu estou de queixo caído... Tanta coisa, meu Deus hahahaha'
    Adorei o post!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá!!

    Adorei o post!!
    Já li várias peças de Shakespeare. Adoro!! Minha favorita é A Megera Domada.
    Gostei das curiosidade. Não sabia que Hamlet pode ser sobre seu filho morto.
    Parabéns pelo post.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu já conhecia alguns fatos. Apesar de achar o autor um gênio, minha relação com ele é de amor e ódio...

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  16. Achei incrível as curiosidades sobre Shakespeare, não conhecia nenhuma. Nossa, mais de 400 adaptação é muita coisa, ein? :OOO Chocada!
    E nossa, como ele morreu novo. :(
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  17. Gostei bastante do post, trouxe curiosidade bem bacanas. Algumas delas eu nem fazia ideia. hahaha
    Não teve como não chamar a minha atenção o nome da esposa do Shakespeare. Acho que sou a pessoa mais desatualizada da face da Terra pq comentei isso com meu noivo e ele me mostrou uma foto da Anne com o marido (que por sinal lembra bastante o Shakespeare). hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Nossa, toda vez que falam desse autor eu fico com a sensação de ser a única que não sabe nada dele. Sim, eu nunca li nenhum livro. E sim, eu morro de vontade. E não sei pq ainda não tomei coragem para ler. Indicações não faltam

    Eu não sabia sobre a data do dia do livro. Muito interessante. Amei esse post, me deixou com mais vontagens de conhecer as obras dele

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Que legal essas curiosidades sobre Shakespeare. Algumas eu não conhecia. Minhas peças favoritas dele são Romeu e Julieta, Hamlet (minha favorita <3) e Otelo.
    Faz tempo que não leio nada dele, bateu uma nostalgia agora..rsrs. Adorei esse post, pois é muito bom ficar sabendo mais de Shakespeare.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Thatyane, sua linda, tudo bem?
    Não sabia que ele tinha virado moeda e nem que o dia do livro é em sua homenagem. Gente, ele encenou para Elizabeth I e para James I, também não sabia sobre isso. Adorei conhecer mais curiosidades sobre um dos meus autores preferidos de todos os tempos. Esse seu especial está ótimo!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Amei o post cara, Shakspeare é bem instigante, e saber que Hamlet é a melhor,só me faz querer ler!

    Bjs
    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?

    Que post maravilhoso e bem informativo. Adorei. Eu amo a obra Romeu e Julieta, acho uma história muito inteligente e real, pois até hoje existe preconceito nas familiares em relação a quem seus familiares escolhem para namorar, casar etc. Eu quero muito comprar uma edição de Romeu e Julieta, mas não sei qual escolher, se puder dá uma dica, agradeço.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. William Shakespeare me acompanhou no fim de minha adolescência, li tudo o que ele escreveu e o que mais amei foi Sonho de uma noite de verão. Excelente postagem, linda homenagem ao autor.

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Adorei saber das curiosidades sobre esse gênio da literatura. Suas obras se propagam por anos e não vejo uma pessoas que não ame as histórias dele.
    O post está maravilhoso.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  25. Olá, tudo bem?

    Não sabia que suspeitavam que Hamlet possa ser uma história sobre o filho falecido dele e nem que ele não tinha mais nenhum descendente vivo comprovadamente, interessante.

    Ele realmente é e acredito que sempre será um grande destaque, tem boas obras.

    Outra coisa que me chamou atenção foi o número de suicídios que vc destacou nas peças dele. Muito legal poder conhecer um pouco mais dele.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  26. Oi amada! Adorei as curiosidades, eu sou fã das peças, e depois dos filmes e todas a releituras e adaptações que vi por ai. Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oie
    preciso urgentemente ler algo dele pois nunca li, vou ver se aproveito esse restinho de mês para ler alguma coisa, adorei o post

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi, Thatyane!
    Menina, quantas curiosidades diversas sobre o autor! Algumas são de conhecimento mais geral, sobre suas peças e casamento, mas ele realmente tinha tantos irmãos? Uau! E não chegou a deixar descendentes, bem inesperado isso, acho, pensava que ainda tinha alguma geração dele até algum tempo atrás. Para quem é fã de suas obras ou quer passar a conhecer, seus posts estão sendo simplesmente incríveis, parabéns mesmo!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Ainda não li nada do autor, mas achei bem legal as curiosidades, nunca pesquisei nada sobre ele mesmo ele sendo uma referencia no mundo literário.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir