[ Mês do Horror] Resenha do Conto: O Escaravelho de Ouro de Edgar Allan Poe

Oi pessoal, tudo bom?

Nesse mês de outubro é comemorado em vários blogs e canais no youtube o Mês do Horror, onde lê-se livros predominantemente livros de terror e para não ficar totalmente de fora, eu resolvi ler alguns contos do autor Edgar Allan Poe e também fazer algumas postagens referentes ao mês de horror, e para começar o mês, resolvi trazer um conto mais leve, o conto O Escaravelho de Ouro do autor Edgar Allan Poe, mas antes de resenhá-lo, vamos a sua sinopse:

Conto: O Escaravelho de Ouro

Sinopse: “O Escaravelho de Ouro” é uma narrativa repleta de enigmas, mostrando a aventura de um homem que, ao encontrar um pergaminho, desvenda o mistério de um tesouro enterrado há tempos por um pirata. (Fonte: Skoob)















Resenhando o conto...

Contos são meio complicados de resenhar, porque não curtos e dependendo podemos até dar algum spoiler da historia, mas vou tentar ser bem sucinta e direta. O conto fala da historia do narrador e do seu amigo William que um dia encontra um escaravelho de ouro e ao pedir ao seu empregado Jupiter para pegar o escaravelho, o empregado, sem perceber, usa um pergaminho que esconde um enigma de um tesouro de um pirata há muito tempo atrás escondido.

Assim, William, fica obcecado em desvendar o enigma e descobrir aonde se esconde está esse tesouro, pois ele acha que o escaravelho o deixará rico e depois de desvendar o misterio, pede para seu amigo narrador e seu empregado ir junto a ele até o local e desenterrar o tesouro.

Depois de encontrado o tesouro,  William, fica algumas paginas explicando ao narrador como chegou a tal dedução e que na verdade não estava doente ou louco, como no inicio. o narrador achou que ele estava.

O que achei do conto...

O conto é descritivo, bem explicativo, que as vezes se torna cansativo, e por ser o primeiro conto que leio do autor (que eu me recordo), eu não gostei na narrativa do autor nesse conto, mas espero que nos outros contos que eu venha ler ao decorrer do livro, eu me surpreenda e goste e admire como muita gente, mas esse em especial, não consegui gostar, achei demasiadamente exaustivo.

E você, já leu esse conto? Se sim, conte aí o que achou do conto, quero saber a sua opinião.

Até a proxima

Bjus

Postado por: Thatyane Alvarenga.

21 comentários:

  1. Oi Thatyane, tudo bem? Já li varios contos do Poe, mas esse eu não conhecia. Acho que vou pular a dica. não gosto de leitura cansativa :( Curtir muito " o gato preto" você conhece? Bjs
    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?

    Concordo com você, contos são muito complicados de se resenhar por serem histórias curtas. Mas você soube muito bem resenhar este, eu adorei, apesar de não gostar de histórias com estas propostas.

    Beijos!!!
    treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ah, estou te seguindo. Pode me seguir de volta?? Agradeço muito!

    treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá. Allan Poe é um clássico, ao mesmo tempo que ele é enquadrado no gênero de horror, não sei se gosto de ckassifica-lo como tal. Eu achei uma leitura muito complexa, as vezes emfadonha, mas com.certeza tem sua maestria

    ResponderExcluir
  5. Resenhar contos é a treva... kkkkk Detesto!
    Quanto a Poe, por ser um autor clássico o linguajar tende a ser mais cansativo mesmo, mas em algumas edições cuja tradução é mais amena não da nem pra sentir muito. Uma pena vc não ter gostado, realmente espero que os outros de agradem, pois ele é realmente um grande autor do gênero.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  6. Allan Poe consegue sem bem prolixo quando quer. Acho esse um dos contos mais complicados. Não dá para recomendar para novatos na literatura do Poe. E realmente.. resenhar contos sem dar spoiler é um problema.

    www.cantaremverso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Thaty, tudo bem? Esse conto eu ainda não conhecia :P Mas já li outros do autor e até que curti. Ele não se tornou meu autor favorito, mas ainda assim, curti a leitura :)
    E por isso pretendo ler mais coisas dele já que tantas pessoas o elogiam :) Faça o mesmo, acho que você pode se surpreender =D
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. eu li tem muitos anos e pretendo reler por conta do Projeto 12 meses de Poe. Inclusive, atrasei um pouco esse projeto hehehe
    uma pena que vc não se envolveu tanto com a história, espero que outros contos dele te agradem... esse é um dos que mais gosto...
    bjs...

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Eu gosto muito desse conto, por ser realmente especial. As obras do Poe são ótimas e seu post ficou muito interessante.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  10. Ooi!
    Confesso que não curto muito contos, raramente uma me atrai. E além disso, esse não é um gênero que gosto, e talvez por isso também não chamou minha atenção. :(

    Beijoos!

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu ainda não li esse conto, mas não são todos os contos que eu costumo ler, pois sempre tem algo que eu acabo não gostando. QUem sabe em outro momento eu pegue para ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu não gosto muito de livros de terror, a história não me prende e acabo ficando com mudo depois. Pena você não ter curtido a leitura, não gosto de histórias cansativas.
    Adorei a sua opinião.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nada de Poe e eu amo terror.
    estou me sentindo profundamente envergonhada agora...
    :(
    vou tentar resolver esse problema o quanto antes!!!
    Adorei sua resenha!!! <3


    #Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. É bem chato quando a gente não gosta da narrativa de um autor, mas penso que é bom pra conhecer cada tipo de leitura, principalmente em contos que são curtinhos e dá pra passar o tempo rapidinho. Esse eu nunca li, não seria se teria tanto interesse, mas quem sabe.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Eu já não sou muito de contos... quando eles puxam para o terror eu curto menos ainda - sou medrosa até para as coisas mais leves...rs E aí se isso se junta, fica mais difícil de colocar na lista.
    Que chato que você não curtiu a narrativa do autor. Espero que isso seja algo do conto e não de característica, pois assim os próximos podem ser melhores para você :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  16. Não entendi bem se tem terror e como ele se encaixa na história... de qualquer maneira, não curto contos, e além disso tenho receio de ler algo do autor, sou muito medrosa. Se você achou que esse é um conto demasiadamente exaustivo e não conseguiu gostar da narrativa aí é que não me interesso mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Oie Thatyane!
    Ainda não li nada do tio Ed, mas pretendo. Na verdade, comecei um livro dele, mas larguei na metade e ate hoje não sei porque fiz isso hahaha
    Poxa, que pena que você não conseguiu gostar desse conto. Não li outras resenhas para saber se outras pessoas gostaram, mas é bom porque fico com o pé atrás já sabendo que ele é muito explicativo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oiii lindinha, tudo bem?
    Ainda não tive oportunidade de ler nenhum conto deste autor, mas confesso que fiquei bastante instigada pela sua resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Olá, já li alguns contos do poe e gostei muito, ainda não pude conferir esse pois prefiro ler os que são mais puxados para terror, horror e suspense, espero que vá mais por esse lado e comece a gostar do Poe

    ResponderExcluir
  20. Hello! Tudo bem?
    Confesso que nao sou mto fã de Edgar Allan Poe, sei que tem gente que morrer de amores, mas eu nao gosto mto do genero e a escrita dele nao me encanta assim.
    Não conhecia o conto O Escaravelho de Ouro e achei ate legalzin, mas nao sei se leria nao, ainda mais q é cansativo.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  21. Amei a dica!! Não conhecia esse conto do Poe e adoro o autor!
    Concordo quanto a dificuldade de se resenhar contos, uma vez que por serem histórias curtas, a probabilidade de um spoiler acaba sendo maior... mas, ao mesmo tempo, acabo encarando como um desafio!

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir