Resenha do Livro: Cidades Mortas: Aissur de Dêner B. Lopes

Oi pessoal, tudo bom?

Hoje trago para vocês a resenha do segundo livro da série de distopia do autor Dêner B. Lopes, que se chama "Cidades Mortas: Aissur" que foi cedido pela Chiado Editora e aqui no blog tem a resenha do primeiro livro, se quiser conhecer melhor é só clicar AQUI. Mas antes de resenhar o livro, vamos a sinopse:

Livro: Cidades Mortas: Aissur



Sinopse: Os organizadores escolherão uma pessoa, a ser chamada Estopim, e mais dez ligadas diretamente ou não a ela.
Os onze participantes serão encaminhados a Cidade-Morta de São Petersburgo, durante o período das noites brancas, por uma semana.
Cada participante receberá sob o peito um chip eletrônico implantado, que permitirá a quem o possuir passar pela Linha de Choque da Estação no último dia e embarcar no Expresso para sua liberdade. Seus maiores obstáculos serão os milhares de Corredores: assassinos que habitam a cidade e têm por foco principal matar os portadores dos chips e, assim, ganhar sua independência.
Os sobreviventes, como prêmio, terão o direto de fazer dois pedidos à nação, desde que sejam realizáveis e aprovados.
Os que ficarem para trás serão deixados para trás.
Aissur lhe deseja morte e, acima de tudo, bem lenta. (Fonte: https://www.chiadoeditora.com/livraria/cidades-mortas-aissur)


Resenhando o livro...

O livro é narrado por três personagens inicialmente, pelo Aleksandr, que se tornará o Estopim, a Thay, que se tornará uma Taxada e o Pavel, que se tornará um Corredor, e depois tem o nome trocado para 15-27.

Aissur, pelo que se entende, é a Russia atual, e as Cidades Mortas é em São Petersburgo, onde tornou se inabitada e hoje é o local onde ocorrem as edições da Cidades Mortas. Aleksandr acaba sendo escolhido como EStopim, porque no começo do livro ele escreve numa rede social uma tentativa de suicidio e que ele foi salvo pelo seu irmão mais velho, porém, ele nunca tentou se matar e nem tem irmão nenhum.

O personagem do Aleksandr é obcecado em aparecer e ter seguidores e fãs, em ter atenção e por causa dessa atitude impensada ele acaba sendo escolhido e todos os jovens que tem relação com ele sejam amigos ou não serão escolhidos como Taxados, e um deles é sua melhor amiga Thay.

Durante o livro algum muito ruim acontece com a Thay, que a muda e a deixa em depressão, mudando totalmente sua personalidade e quando descobre que é escolhida para ser Taxada, dentro dela cresce um ódio tremendo pelo Aleksandr.

Pavel, o outro personagem, vive uma vida medíocre, cuidando da mãe doente, até que certo dia, num acesso de raiva, a mata e é preso e logo depois de preso é escolhido para ser um dos Corredores, aqueles que irão para as Cidades Mortas com o proposito de matar o Estopim e os Taxados. Ele passa por um treinamento árduo, que o torna quase animal, além de apagar suas memorias, tornando-o, junto com os outros, quase que zumbis.

Com o desenrolar da historia, descobrimos um novo Aleksandr, um psicopata e assassino frio, uma Thay indiferente e um Pavel que que recorda algo do passado, que remete a Thay. Pouco a pouco vemos personagens indo e Aleksandr se destacando como um protagonista doente e psicótico.

E assim como o primeiro livro, traz um final surpreendente, que nos deixa louco para saber logo a continuação, pois remete a personagens do livro anterior e só digo que quero que o Dêner escreva logo o proximo livro.

O que achei do livro...

O livro é muito bem escrito, a narrativa é leve, é dinâmico, é cheio de ação e adrenalina, os personagens são muito bem apresentados e construidos. A escrita do Dêner é fluida e transcorre do modo natural, o livro é lido rapido, pois a curiosidade nos consome e não conseguimos largar o livro.

Achei o primeiro livro muito bom, mas depois de ler o segundo percebi que o autor evoluiu muito na escrita e narrativa e acho que ele está de parabéns, pois esse livro superou o primeiro, achei melhor que o primeiro e espero que os proximos sejam assim, um melhor que o outro.

E como disse, na outra postagem, esse livro me lembrou muito o livro Battle Royale e doses de Jogos Vorazes, ou melhor dizendo, do Em Chamas, então se você adorou ler esses dois ou ama distopias, ou ainda curte livro cheio de ação e adrenalina, esse é o livro certo para você.

Tomará que tenham gostado da resenha.

Se já leu, conte aí o que achou do livro.

Bjus

Postado por: Thatyane Alvarenga.


19 comentários:

  1. Oiee

    Eu adorei a resenha!
    Comecei a ler distopias por Jogos Vorazes e virei fã do gênero, gostei muito dessa dica que eu ainda não conhecia.
    É tão ver a evolução do escrito de um livro para outro. Com certeza entra para minha lista de futuras leituras.
    Parabéns pela resenha!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Thatyane, tudo bem? Curti muito a sua resenha, muito bem escrita e persuasiva, o problema pra mim é o gênero do livro, não curto muito pot isso vou deixar passar dica.Bjs
    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar dessa série. Pareceu bacana. Vou procurar saber do primeiro livro pra ver se rola um sentimento :P

    www.cantaremverso.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Dica mais do que anotada!!! Adoro distopias e adoro a Rússia, ou seja, preciso ler esse livro o quanto antes! hahaha
    ^^

    ResponderExcluir
  5. Olá! Amei a premissa do livro. As pessoas ficam transformadas! Deve ser uma leitura intensa! Fiquei curiosa para ler o livro, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi ^^

    Ainda não li o primeiro livro, mas vi tantos comentários incríveis sobre a história dele que comecei a desenvolver uma grande curiosidade.
    Não sabia que havia uma sequência e após ler a sua opinião sobre ela, fiquei ainda mais curiosa.

    ResponderExcluir
  7. Olá flor, adoro livros narrados por mais de um personagem, assim é possível ter mais detalhes do que está acontecendo, além do ponto de vista de pessoas diversas...

    Eu não conhecia essa obra, mas o enredo chamou muito minha atenção, adorei!

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oi Thatyane, adorei sim sua resenha, ainda mais por não conhecer o livro ainda ou melhor a série! O enredo parece bem dinâmico mesmo e cheio de reviravoltas. Já estou anotando a dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, Thatyane! Eu não conhecia o livro e me pareceu ser uma história bem construída. Porém, não despertou muito o meu interesse, embora sempre fique curiosa com Distopias. Mas... Ficarei atenta às suas comparações. ;)


    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  10. hum,se ele lembra de alguma forma BR, certamente vou querer conhecer a história... nunca tinha visto essa história antes mas a curiosidade bateu heeh
    melhor ainda saber que o autor se superou com a continuação da saga...
    ...bjs...

    ResponderExcluir
  11. Oi Thaty, não li nem jogos vorazes nem Battle Royale então creio que este livro seria uma surpresa para mim e fico feliz em saber que a escrita do autor melhorou, não conhecia a obra, mas não sei se leria, quem sabe um dia. Por enquanto apesar de você ter elogiADo eu não me senti tentada :)

    ResponderExcluir
  12. Bem eu gosto de dar oportunidade para todos os gêneros, lendo a premissa e a resenha parece ser um livro bem dinâmico. Não descarto a possibilidade de ler um dia. Bjkas

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu gosto muito de livros com essa pegada de suspense, então esse me chamou muito a atenção. Eu acho muito legal de ver o crescimento da escrita de um autor entre um livro e outro.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  14. Thatyane, não duvido nem um pouco de que tenha sido uma boa leitura, mas pra mim não funcionaria.
    Eu não consigo gostar de distopias.
    Mesmo com seus elogios eu passo.

    ResponderExcluir
  15. Eu achei o enredo um pouco confuso, mas pode ser por conta deste ser o segundo livro da série, darei uma olhada na sua resenha anterior, mas de todo modo é bom saber que o autor cresceu com este livro e que desenvolveu ainda mais a história, isso é um ponto legal a ressaltar, afinal, ver que um escritor amadureceu e evoluiu é ótimo. Enfim, bom saber também que o enredo é fluído e envolvente, talvez seja uma leitura que eu iria gostar, vou procurar conhecer um pouco mais e ler a resenha anterior.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá! Não conhecia nem o livro e nem o autor. Mas super me interessei pela série, que parece ser mesmo bem construída. Lerei assim que tiver oportunidade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oii,

    Me lembrei muito de Jogos Vorazes no começo da resenha. Depois percebi que não é bem assim! Fiquei com bastante vontade de ler!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá, adoro distopias, e quando vejo que elas não se passam nos estados unidos já dou uma surtada, é ótimo ver a visão do futuro pelos olhos de outra nação sem ser o EUA, dica anotadissima

    ResponderExcluir
  19. Oioi...não conhecia essa série, passei o olho mais ou menos na sua resenha e vi que esse é um segundo livro né?! Então...eu fiquei com medo de spoiler. Mas já me bateu um interesse, ainda mais que você falou que esse é um livro muito bem escrito. Gostei!!
    Bjs

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir