Comparativo #2 Livro x Filme - Sangue Quente x Meu Namorado é um Zumbi.

Oi pessoal, tudo bom?


Hoje farei outro comparativo de Livro x Filme, e o livro escolhido de hoje é o livro Sangue Quente de Isaac Marion e sua adaptação cinematográfica recebeu o infeliz( eu não gostei do nome, parece nome de filme de sátira dos anos 80) nome de Meu Namorado é um Zumbi . Mas antes de fazer o comparativo um do outro, vamos a sinopse de ambos. Aqui vai:

Sangue Quente

Sinopse: R é um jovem vivendo uma crise existencial - ele é um zumbi. Perambula por uma América destruída pela guerra, colapso social e a fome voraz de seus companheiros mortos-vivos, mas ele busca mais do que sangue e cérebros. Ele consegue pronunciar apenas algumas sílabas, mas ele é profundo, cheio de pensamentos e saudade. Não tem recordações, nem identidade, nem pulso, mas ele tem sonhos. Após vivenciar as memórias de um adolescente enquanto devorava seu cérebro, R faz uma escolha inesperada, que começa com uma relação tensa, desajeitada e estranhamente doce com a namorada de sua vítima. Julie é uma explosão de cores na paisagem triste e cinzenta que envolve a "vida" de R e sua decisão de protegê-la irá transformar não só ele, mas também seus companheiros mortos-vivos, e talvez o mundo inteiro. Assustador, engraçado e surpreendentemente comovente, Sangue Quente fala sobre estar vivo, estando morto, e a tênue linha que os separa. ( Fonte: Skoob)



Meu Namorado é um Zumbi

Sinopse: Em um cenário pós-apocalíptico,  o zumbi R (Nicholas Hoult) passa por uma crise existencial e criando laços de amizade com uma humana chamada Julie (Teresa Palmer), uma de suas vítimas por quem acaba se interessando amorosamente. O problema é que este relacionamento acaba causando uma reação em cadeia em outros mortos-vivos, mas o general Grigio (John Malkovich) não está interessado neste tipo de mudança e sim no total extermínio da ameaça zumbi. (Fonte: AdoroCinema)

Analisando o livro...

Bem, eu já tinha lido esse livro há algum tempo e simplesmente adorei, ele é narrado pelo personagem principal masculino, o R que na verdade é um zumbi, o que deixa o livro mais interessante, pois mostra os pensamentos, ideias e sentimentos dele ( mas como assim, pensamentos, ideias e sentimentos? ele é um zumbi, ele não pensa, ele só quer comer cérebros). Se você pensar por esse lado, realmente é estranho já que na literatura os zumbis basicamente são mortos-vivos, que andam cambaleando e que comem gente, principalmente cérebros; porém tem-se que pensar que é uma historia fictícia, que zumbis( vampiros, lobisomens, anjos caídos, bruxos, híbridos, nefilins, entre outros) não existem na vida real, ou seja, fica a critério do autor criar seu próprio mundo e historia ( muitas vezes baseando-se na literatura, que no caso desses seres sobrenaturais, não existem, então os autores atuais se baseiam em autores que criaram as lendas e a "literatura sobrenatural", por assim dizer).

Mas deixando isso de lado, esses preconceitos e tudo mais,vamos direto ao assunto : o livro é bom, muito bom mesmo, vale muito a pena ler, pois mesmo sendo narrado por um personagem que não está vivo ( nem morto) temos uma visão de mundo diferente, no ponto de vista do zumbi, o que deixou a historia muito interessante, muito mais interessante e instigante do que se fosse narrado por um personagem "vivo" que contaria a historia dos zumbis.  O que me chamou a atenção quando li a sinopse/resenhas  do livro, foi simplesmente o fato do livro ser narrado pelo R e não por outra pessoa, como a Julie, por exemplo, pois mostra a perspectiva da situação atual do planeta na visão dele, os pensamentos dele, o que ele acha dessa situação toda e suas impressões e frustrações sobre o que o rodeia.

Tudo muda quando ele conhece Julie e a partir daí os dois contribuem para uma mudança inesperada no mundo dos mortos-vivos e muda a vida dos dois completamente. O livro tem romance sim e muitos podem achar estranho isso, mas depois que você ler o livro TODO você irá entender o porque de tudo e não vai achar estranho ou repugnante um romance entre uma humana e um zumbi. No final tem algo bem legal que acontece, mas não vou dizer, porque é spoiler ( sou má,kkkkk). Achei o livro bem escrito e bem articulado, simplesmente amei ( e olha que não sou fã de zumbis, tenho medinho), adorei a dinâmica de R e Julie e gostei bastante do final do livro, me surpreendeu e eu simplesmente amei, só queria que o autor tivesse explicado o porque da do planeta Terra ter chegado nessa situação, pois o próprio personagem principal e os outros não falam ou não sabem o motivo que levou a humanidade a ficar como ficou ( ele poderia escrever um outro livro, que contaria a historia antes deste livro ou escrever um conto, eu com certeza compraria e leria, fiquei muito curiosa para saber o motivo que levou o livro a um cenário pós-apocalíptico).

Analisando o filme...

Não tenho muito que explicar aqui, pois logo acima tem a sinopse do livro e a sinopse do filme que são bem semelhantes, além da minha analise mais que detalhada ( e extensa) da historia; por isso, falarei ( ou tentarei) brevemente sobre o filme. Bem, o filme é baseado no livro( dã) e eu não sei quem tem a ideia de mudar o nome do filme e colocar como Meu Namorado é um Zumbi, sinceramente, serio, porque? porque ? O nome Sangue Quente é bem melhor, não só pelo fato de ser o nome do livro, mas também porque é mais atrativo e tem um tom mais sombrio e misterioso ( minha opinião). Esse nome do filme é desanimador, e muitas pessoas não viram o filme por causa do nome ( é nome realmente desanima de ir ver o filme, se você não conhece ou leu o livro).

O filme tem alguns elementos do livro, os personagens são os mesmos, os atores escolhidos para fazer o R e a Julie são bem parecidos com a descrição do livro, a amiga dela, a Nora, a atriz não tem nada haver com a sua personagem, os outros são parecidos também, o amigo dele, o Marcos, é engraçado no filme e no livro também ( mesmo o ator sendo um pouco diferente do livro, ma ele fez um bom papel), o pai dela é parecido (aquele ator tem cara de louco,rsrs) e os Ossudos são bem parecidos com a descrição do livro ( chega a dar um medinho olhar para eles). No geral, o filme foi fiel em varias partes, porém como sempre o filme não tem tudo  o que queríamos que tivesse no filme ( o livro sempre é melhor), falta muitas partes interessantes e importantes do livro no filme,mas  o filme consegue passar a ideia principal e os elementos- chaves do livro. O final do filme é diferente do livro, mas calma, o final dos dois principais continua o mesmo, entretanto o de outros personagens são modificados.

Fazendo o Comparativo Livro x Filme...

Vale super a pena ler e assistir o filme, até para você ver o final diferente que é dado no filme, eu gostei de ambos os finais, mas no filme eles mudam a percepção de alguns personagens sobre o que está acontecendo o que faz com que o final do filme tenha uma justificativa para terminar daquele jeito, e o deixa bem legal, mas o do livro também é legal. Como sempre, amei o livro e prefiro o livro, mas gostei bastante do filme, ele ficou bem legal ( minha expectativa sobre o filme ser bom estavam lá em baixo), e o filme ficou melhor do que eu pensei que ficaria.

Eu recomendo a leitura do livro e depois assistir ao filme, não tenha preconceito com o nome de ambos ( principalmente do filme) leia e assista e vai perceber que o livro e o filme foram pré-tachados de ruins ( para alguns críticos de cinema principalmente) . Leia e assista ao filme, talvez você chegue numa conclusão totalmente oposta a minha, mas não tem problema, cada um tem a sua opinião e visão, como eu disse, é a minha visão  e minhas opiniões expressadas aqui e não a verdade absoluta sobre um ou outro.

Bem, tomará que tenham gostado da minha postagem, ela foi meio longa, mas é um resumo do que eu penso sobre ambos, comente o que você achou da postagem e se já leu ou assistiu e o que achou de um ou de ambos.

Voltem sempre, pois suas visitas e comentários me dão animo para continuar a fazer o que eu gosto. Criticas, sugestões ou ideias de postagens são sempre bem vindas.

Bjus Bjus


Assinado por: Thatyane Alvarenga

4 comentários:

  1. Eu ainda não li esse livro e nem assisti ao filme, também não sabia que o filme era baseado nesse filme e realmente o nome eles não deviam ter mudado, ficou meio lixoso kkkkk Mas devo confessar que eu tinha vontade de assistir ao filme mesmo com esse nome babaquinha ai, no entanto eu só ouvi críticas sobre o filme, todos que conheço falaram que é horrível, logo perdi completamente a vontade de assistir e agora vendo o seu post, eu só fiquei com vontade de ler, o filme eu deixo passar mesmo.

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Eu simplesmente AMEI o livro quando o li, beem antes do lançamento do filme. Achei o título do filme ridículo, mas acabei gostando dele, não tanto quanto o livro, mas gostei.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Achei o nome do filme BEM TOSCO assim como o filme. Achei muito 'filme de menininha'. Sendo bem crítico? O filme é ridículo e o nome só deixou isso mais claro... Pretendo sim ler o livro para então soltar ambas as críticas! Até mais, sucesso para o blog! (:

    www.cabanaliteraria.tk

    ResponderExcluir
  4. Gostei do post; também tenho um medinho de zumbis, mas até tenho vontade de ler o livro e ver o filme.
    Resenha premiada "Fahrenheit 451", participe: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir