25 de Maio – Dia da Toalha + Dia do Orgulho Nerd + Dia do Star Wars

Oi pessoal, tudo bom?

Hoje são comemorados três datas festivas: O dia da toalha, em homenagem a “trilogia de cinco” O Guia do Mochileiro das Galaxias, o dia do orgulho nerd e do dia do Star Wars.

Mas Thaty, como assim? Calma, que eu vou explicar!

O Dia da Toalha

O Dia da Toalha  é celebrado no dia 25 de maio como uma homenagem dos fãs ao autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams.
A assim denominada "trilogia de cinco livros" conta a história de Arthur Dent e seus amigos em aventuras pela galáxia e pelo tempo. Um detalhe importante da história é a importância da toalha para os "viajantes da galáxia", a qual seria útil para as mais variadas e inimagináveis situações. (Fonte: Wikipédia)











Dia do Orgulho Nerd

O Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek, é uma iniciativa que defende o direito de toda pessoa em ser um nerdou um geek, e para promover a cultura nerd/geek, comemorada em 25 de maio.
A data foi escolhida para comemorar a première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977 (ver Dia de Star Wars), mas divide o mesmo dia com dois outros "feriados" de fãs semelhantes: oDia da Toalha, para os fãs da "trilogia de cinco" O Guia do Mochileiro das Galáxias, em homenagem ao seu escritorDouglas Adams[1] , e o Glorioso 25 de Maio para os fãs da série Discworld, em homenagem ao seu escritor Terry Pratchett. (Fonte: Wikipédia)




Dia do Star Wars
O Conselho da Cidade de Los Angeles declarou[7] 25 de maio de 2007, como Dia de Star Wars, em homenagem à data de lançamento em 1977 de Star Wars - Episódio IV: Uma Nova Esperança. Uma iniciativa separada ao se observar que o Dia do Orgulho Nerd em 31 de maio, é baseado na conexão e laços de Star Wars com o O Guia do Mochileiro das Galáxias eDiscworld. (Fonte: Wikipédia)
Mesmo o dia do Star Wars ser no dia 4 de maio, muitas pessoas consideram como dia do Star Wars o dia 25 de maio, e por isso, para muitos o mês de maio foi escolhido como o mês do Star Wars (não importa qual dia seja o dia do Star Wars, o importante é comemorar, então comemoramos os dois dias, ou melhor, o mês inteiro,kkkkkk)
Então é isso. Aproveitem seu dia da toalha/ do orgulho nerd/ do Star Wars e seja feliz e Não Entre em Pânico.
Até a próxima
Bjus
Postado por: Thatyane Alvarenga.



23 comentários:

  1. Agora fiquei sabendo o porque da comemoração deste dia. Ficava olhando todo mundo posta alguma coisa e eu sequer sabia disto, mas também não sei nada sobre o Mochileiro e muito menos de Star Wars, não é o meu mundo então não compartilho nada da toalha! kkkkkkkkkk

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Achei muito interessante seu post, pois não sabia de nada disso. Apesar de gostar de Star Wars, sou bem leiga no assunto. Quanto aos livros do Adams, já ouvi comentários, mas nunca li e adorei saber sobre o dia da toalha.
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu sabia do dia da toalha, mas não sabia dos outros dias :o
    Fiquei bem contente por saber que é no dia 25 que é comemorado o dia de Star Wars, apensar de eles merecerem, mesmo, um dia todo.
    Muito legal seu post lol
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ooi
    Eu via toda hora passando pelo facebook algo sobre esse Dia da Toalha mas não sabia sobre o que era haha Ai tive que pesquisar, só hoje fui saber.
    As outras datas comemorativas também não sabia que eram hoje.
    Amei saber mais com seu post!

    beijoos
    http://estantemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem!

    Adorei o seu post, é muito esclarecedor para aqueles que não conhecem o nosso universo geek. Parabéns!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Aqui no Tocantins nós fizemos um evento, em parceria com a Editora Arqueiro, para comemorar esse Dia da Toalha: foi muito bom. Parabéns pelo post, foi muito didático, adorei.

    ResponderExcluir
  7. Oiii, tudo bem?
    Realmente não sabia que era dia do Star Wars, apaixonada ainda mais por este dia agora, todo ano lembrarei huahauahau adorei a postagem <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu já conhecia ambos os dias mas saber mais é sempre melhor, não é? Apesar de saber um pouco da origem das datas comemorativas, não sabia, por exemplo, que era por cota da estréia do filme. Nem das outras datas que tb se comemoram neste dia. Postagem muito elucidativa! XD beijo!

    ResponderExcluir
  9. Oi!Tudo bem?
    Acho super importante que essas datas sejam lembradas e comemoradas porque reforçam o direito de cada um ser o que quer ser, e isso é único!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oiii!

    Eu acho ótimo que seja comemorado essas datas. Não apenas para nós leitores assíduos mas para todos.
    Gostei bastante de você ter colocado o significado das datas.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Thatyane.

    Muito legal sua postagem sobre as comemorações do dia 25 de Maio. Não sabia nada sobre O Guia do Mochileiro das Galaxias,mas li algumas informações sobre o dia do orgulho nerd e do dia do Star Wars. Sobre o Star Wars, eu conheço apenas os filmes, não tive oportunidade de ler os livros. Mas para quem é fã acho que vale a pena curti o dia com filmes e os livros também.

    Bjos
    Histórias Existem Para Serem Contadas

    ResponderExcluir
  12. Olá Thatyane,
    Que legal saber um pouco as referências dessa data. As pessoas sempre comentam sobre o dia do orgulho nerd, mas o dia do Star Wars e o dia da toalha é novidade para mim.
    Adorei o post, apesar de não gostar muito desse tipo de leitura, é sempre bom conhecer um pouquinho da história!
    Beijos
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi,
    Legal você fazer esse post explicando as datas. Juro que não sabia de nada disso, viaja legal rsrs
    Acho que nunca procurei saber por não ser o meu estilo de leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. E eu sempre achei que era apenas o Dia da Toalha. xD Mas é bem interessante que ambos sejam comemorados juntos, já que todos os temas e obras tem haver com o mundo Nerd. Gostei principalmente das ofertas literárias desse dia, mas pena que não consegui comprar nada já que o dinheiro anda curto. xD

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  15. Helo menina!
    Que postagem interessante eu sabia do dia do orgulho nerd (yeahhh #SomosTodosNerds )!!
    Mas ainda não conhecia esse lance da Toalha não, aliás não li o Guia, apesar de saber que é um sucesso entre os jovens, eu dei de presente pro meu sobrinho que é mais novinho e com certeza vai aproveitar a leitura mais que a tia véia aqui heheheh.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  16. Oi Thaty, postagens como a sua é sempre muito enriquecedora por nos dar informações sobre algo que conhecemos e às vezes não temos muitos dados. Muita bacana esta sua iniciativa.

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
  17. Olá! Eu conheço mais pelo dia da toalha, não sabia por trás do dia nerd, Star Wars eu fiquei ciente já que amo de mais, foi bom conhecer mais um pouco, parabéns pela postagem, desavisadas como eu nem entendiam direito.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  18. Oieee! Eu JURO que não sabia nada disso! kkkkk Vi muitacoisa sobre o dia d orgulho nerd mas jamais saberia que tinha a ver com Star Wars porque, a bem da verdade, não sou fã da saga! E não sabia sobre o dia da toalha porque também não li o guia do mochileiro das galáxias, ou seja, no dia que for o dia do lost por favor me avisa que meu dia chegou! kkkkkkkkk bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá! Legal demais o seu post! Não sabia sobre o dia do orgulho nerd até esse ano, quando vi um post no face de uma editora. Sobre o Star Wars nunca estou por dentro, já que não curto tanto. Mas o mais curioso para mim foi o dia da toalha, pois não li o guia do mochileiro das galáxias. Mas achei tudo bem interessante!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, adorei o post, bastante esclarecedor para aqueles que não fazem ideia sobre as comemorações do mundo Geek nesse dia 25 de maio.

    Ainda não consegui conferir a série 'Guia do Mochileiro das Galáxias', mas pretendo adquirir em breve a nova edição lançada pela editora arqueiro.

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?

    Adorei a postagem, tira as dúvidas para quem não conhece e pode também agregar mais pessoas para o universo Geek, afinal, a partir do momento que entendem o que é podem se identificar. <3

    Confesso que não li os livros de Star Wars, curto pelos filmes. XD

    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Não sabia que esse dia era tão badalado. Quantos fãs devem ter comemorado e se divertido. Achei bem bacana ter um dia só para as pessoas que se consideram nerd/geek poderem comemorar.
    Adorei o post.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  23. Agora ta explicado o porque da comemoração deste dia. Ficava olhando todo mundo posta alguma coisa e eu sequer sabia disto, mas também não curto nenhum dos dois livros, rsrsrsrs

    ResponderExcluir