Resenha do Livro: Amor de Cordel de Andrea Marques

Oi pessoal, tudo bom?

Hoje trago para vocês a resenha do livro “Amor de Cordel” da autora Andrea Marques cedido em parceria com a Lilian Comunica. Mas antes de resenhá-lo, vamos à sinopse do livro.

Livro: Amor de Cordel

Sinopse: Aos 38 anos de idade, Carolina Borges achava que tinha a vida perfeita. Casada com Miguel, era feliz mesmo sem ter realizado o sonho da maternidade. No entanto, a convivência com o marido e seu bom desempenho profissional a deixavam satisfeita e segura. O destino lhe prega uma peça e, sem esperar, ela vê sua vida se modificar significativamente. Seu casamento chega ao fim, e sua carreira como terapeuta ocupacional, que sempre lhe proporcionou alegrias, passa a torturá-la. Isso acontece quando o jovem arquiteto Alexandre Bastos entra em seu consultório pela primeira vez, despertando em Carol sentimentos conflituosos que a farão repensar seus valores e a obrigarão a sair de sua zona de conforto para se arriscar em terrenos desconhecidos que poderão colocar em risco sua própria vida. Permeado por traições e intrigas, Amor de cordel é um romance contemporâneo que traz à tona assuntos do universo feminino, além de despertar a paixão até nas mulheres mais modernas e independentes. (Fonte: Skoob)

Resenhando o livro...

O livro traz a historia de Carolina, ou simplesmente Carol que vivia uma vida satisfatória e segura com seu marido Miguel, até que um dia ele pede o divorcio por ter se apaixonado por outra. No inicio, Carol fica devastada e tenta com as forças que lhe restam, construir uma nova vida depois de 14 anos juntos.

Até que um dia, na clinica onde trabalha (ela é terapeuta ocupacional) ela tem um novo e sedutor paciente, chamado Alexandre, que desde o começo a olha de forma diferente e com interesse, e ela vai sentindo uma atração por esse paciente, mesmo sabendo que é errado se envolver com pacientes, até que certo dia, Alexandre deixa claro que também a deseja e por um bom tempo, ela tenta resistir a esse atração, até que quando já deu alta ao seu paciente, ela não consegue mais resistir as investidas do rapaz.

Vale ressaltar que Carol é uma mulher experiente de 38 anos e seu paciente tem 27 anos além de ser de uma classe social diferente e superior a dela, que faz ela se questionar sobre a validade desse relacionamento. Ela reluta batendo nesses pontos de diferença de idade e classe social, mas Alexandre sempre lhe assegura que é apaixonado por ela, e que não liga para nenhum desses fatores.

Ao decorrer da historia vemos a força do amor de Alexandre por Carol, o preconceito que os dois enfrentam por causa das questões já mencionadas, o receio da mãe de Carol com esse rapaz, por ser tão diferente dela, da família de Alexandre que quer que ele termine esse relacionamento. Tudo eles enfrentam juntos e só fortalece o amor entre os dois.

No decorrer da historia conhecemos Gustavo e Lucas, o casal vizinho de Carol que sofrem preconceito e a autora teve leveza ao retratar esse assunto. Também retrata sobre doenças, sobre a velhice, sobre a relação de Lucas com seu pai que está doente e que nunca aceitou sua relação com Gustavo. O amor que Carol sente por sua família. Fala sobre perdas. Retrata a amizade, mas também traições, intrigas, mistério, sobre aceitação, o livro é um misto de vários assuntos importantes, que foram tratados de forma delicada e eficaz pela autora.

E é claro, que no decorrer do livro, conhecemos um pouco mais da profissão de terapeuta ocupacional (profissão da autora) e conhecemos o pouco reconhecimento que essa profissão tem e percebemos o qual importante ela é para a sociedade, admito que fiquei admirada em conhecer mais sobre essa profissão.

É um livro muito bem escrito, com personagens bem construídos, com questões levantadas que são validas e importantes ser debatidas, e confesso que me identifiquei um pouco com a Carol, acho que ela é um tipo de personagem que faz muitas mulheres se identificarem com ela. E não posso deixar de falar que o Alexandre é lindo demais, além de ser um príncipe, sempre protegendo e sendo amoroso com a Carol. Ele é um sonho *.*

O que achei do livro...

Como já disse é bem construído e escrito, tem uma leitura leve e fluida, os personagens são bem construídos, as questões levantadas são validas e alem disso envolve não só romance, mas também, intriga, separação, dor, perda, traição, mistério, sofrimentos, preconceitos, amizade, família, velhice, saúde, maturidade, responsabilidade, mistério, aceitação, e muito mais, sendo um livro completo, pelo menos para mim, que amei a leitura do começo ao fim.

Recomendo muito a sua leitura, pois acho que ele passa muitas mensagens importantes, além de falar de um amor entre duas pessoas de idades classes sociais diferentes, e que mesmo assim, o amor pode superar esses obstáculos, nos dando esperança não só em relação a isso, mas em relação a muitas questões abordadas no livro.

“Amor de Cordel  é o primeiro de uma trilogia que lida com temas como: maternidade, diferença de idade entre casais (a heroína é mais velha que o par romântico), independência da mulher, traições e o novo conceito de matrimônio da sociedade atual.”

Com isso, termino a minha resenha. Tomará que tenham gostado e se você já leu, deixa aí nos comentários a sua opinião sobre o livro, vou querer saber o que você achou do livro.

Até a próxima

Bjus

Postado por: Thatyane Alvarenga.




26 comentários:

  1. Oii.. A Carol parece ser mesmo uma mulher e tanto, mas achei ela um pouco insegura com relação à essa coisa da idade. Eu acredito que amor não tem idade (claro que tudo tem limite! Haha). Mas no caso dela, a diferença não é tão grande. E quanto à questão da classe social, infelizmente o menos favorecido ($) sempre será olhado como interesseiro, mas acho que isso não é impecilho pra se viver um amor, até porque a personagem tem sua clínica e é, aparentemente, independente financeiramente.
    Enfim.. Apesar de tudo isso, o livro não me atraiu muito :( rsrs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Sigo a Lilian Comunica no face e já estava de olho nesse livro, que bom que gostou! Parece ser ótimo mesmo!

    Beijos, Thay.
    http://www.leitoranamoda.com

    ResponderExcluir
  3. já tinha ouvido falar desse livro e apesar de ter gostado da capa, romances não são meu forte... acho que por esse motivo não leria... as acredito que ele vá agradar quem gosta do gênero... sobre o lance da idade dos personagens, não vejo problema pelo fato dele ser mais novo... enfim...
    bjs...

    ResponderExcluir
  4. Eu estou morrendo de vontade de ler este livro desde que vi ele no catálogo da editora, acho mesmo que irei solicitá-lo, eu adoro livros que abordem temas mais adultos e maduros, ando meio cansada de livros juvenis e afins. Adoro a capa dele.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii.
    O livro parece trazer varias temáticas interessantes,adoro esses livros que tem narrativa fluida e que me prendam na história geralmente os romances exerce esse poder comigo. Estou ansiosa para fazer a leitura.
    Bjs adorei a resenha.
    Mary

    ResponderExcluir
  6. Oii.
    O livro parece trazer varias temáticas interessantes,adoro esses livros que tem narrativa fluida e que me prendam na história geralmente os romances exerce esse poder comigo. Estou ansiosa para fazer a leitura.
    Bjs adorei a resenha.
    Mary

    ResponderExcluir
  7. Agora não estou lembrando onde havia visto uma resenha deste livro. Achei muito legal e continuo com a mesma opinião. Um livro que tem muito a agregar ao leitor pelos temas abordados.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Gostei bastante da premissa da história. Gosto de livros assim, que a leitura é prazeroso e ainda tem aprendizado.
    Gostei bastante da capa e vou anotar na minha lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Thatyane.

    Tem pouco tempo que li o livro Amor de Cordel e também achei a história bem construída. Amei a Carol mesmo achando que ela foi um pouquinho insegura por causa da idade. Estou bem curiosa pelo próximo livro.

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi Thatyane, sua linda, tudo bem?
    É muito difícil quando todos os lados pressionam, quando todos os lados julgam o casal, e por ela ser a mais velha e por ter menos dinheiro, as inseguranças, pelo visto ficaram com ela. Mas como sou uma romântica incurável, acredito no poder do amor!!! Uma boa dica de leitura. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Thaty, tudo bem?
    O livro parece ser bem gostoso mesmo, deve ser legal ficar por dentro de uma profissão como terapeuta ocupacional e como é profissão da autora acho que dá mais veracidade. Questão de relacionamento e preconceitos deve ser bem abrangido também.
    Muito boa resenha, gostei anotada dica!

    ResponderExcluir
  12. Oi Thaty, como deve ser complicado a pessoa está a tanto tempo em um casamento e de repente o parceiro pede divórcio por estar apaixonado por outra pessoa, mas às vezes o que pensamos ser uma catástrofe na realidade vem para trazer boas novas e ao que parece é o que aconteceu com a Carol, pois pelo que entendi encontrou em Alexandre o verdadeiro amor, mas ambos lidam com preconceitos em minha opinião bem idiotas.
    Amei saber que a autora aborda vários temas interessantes e infelizmente tão presentes na sociedade em que vivemos.
    Anotei a dica e pretendo ler em breve.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  13. Olá Thaty,
    Nossa gostei bastante da história, e ainda mais por ela ser Terapeuta Ocupacional que é uma profissão pouco conhecida, mas super importante tanto para a saúde quanto para a saúde mental. Eu gosto de livros que as mulheres são auto-suficientes, isso me chama bastante atenção e acredito que a Carol é assim, uma mulher guerreira que quer ser feliz independente de preconceitos e classe social.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    www.embarcandonaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá! Ainda não conhecia o livro nem a autora e adorei a sua resenha! Adoro livros fortes e esse tem vários temas polêmicos explorados nele, a diferença de idade e de classes sociais em um relacionamento, a homossexualidade, perdas e amizades. Amo quando o livro nos passa uma mensagem para vida e esse parece que passa várias. Adorei!
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Recebi o livro, e saber mais sobre ele me deixa bem empolgada. Não fazia ideia de tudo o que a obra tratava e fiquei bem comovida com a trama. Parece bem difícil esse relacionamento deles, quero muito conferir.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Só sei o que é terapia ocupacional porque tenho uma amiga que tem essa profissão, como a autora, e achei legal ela ter aproveitado o livro para explicá-la melhor, quase ninguém sabe o que uma terapeuta ocupacional realmente faz. Até achei a premissa interessante, mas por ser uma trilogia desisti de conhecer a história, já estou com muitas séries em andamento.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas é bom saber que os personagens são bem construídos e isso são pontos importantes pra mim, além do fato de a leitura ser leve e fluída.
    Não leria agora por conta do TCC (tô na reta final), mas vou anotar a dica.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  18. Oie...estava lendo a sua resenha e pensando: Nossa como deve ter sido difícil para Carol passar por toda essa situação enfrentando um divórcio. Apesar de bem dolorida eu gostei da história. Quero muito ler esse livro e poder ver melhor o que esse livro nos traz. Amei sua resenha :)
    Bjs

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Thaty. Gostei que a autora aborda váaarios assuntos diferentes no livro, e todos são importantes a sua maneira. A história em si não me chama muito a atenção, mas leria por causa dos conflitos.

    ResponderExcluir
  20. Olá! Nossa, imagino o quanto ela deve ter sofrido com essa separação, depois de 14 anos...E quanto ao outro amor, imagino a alegria de ser amada de novo, mas também o estresse que ambos passam pelas diferenças de idade e classe social. Parece ser um livro bem lindo de se ler. beijos!

    ResponderExcluir
  21. oi, tudo bem?
    não conhecia o livro, e achei interessante e diferente a questão da mulher mais velha, embora diferença de classes já seja um tema mais comum. Porém, não leria no momento
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, não conhecia o livro, mas me pareceu ser uma leitura bacana, bem completo em relação aos temas que aborda, mesmo não sendo temas centrais, me interessei bastante pelos outros assuntos que o livro discute durante o enredo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    O livro me conquistou de primeira pelo fato de nele conter algo sobre terapia ocupacional.
    Conheci essa profissão a pouco e fiquei encantada.
    A premissa do livro também me agradou, sua resenha me intigou a querer saboreá-lo por conta própria.
    Dica recebida e anotada.

    Beijinhos da Mady.

    ResponderExcluir
  24. Olá, nossa é um livro que não aborda apenas o romance, gostei dele, tem aquele toque que atrai o leitor, a autora está de parabéns pela obra e a ti por uma resenha atrativa e que desperta o interesse do leitor a ter o livro.
    http://kammyriquelme.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  25. Oii
    Não conhecia a autora e nem o livro em si... lendo assim pela sua resenha, ele não se parece em nada com os livros que eu to acostumada a ler, mas curti muito a sua dica e fiquei realmente curiosa.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  26. Acho e premissa desse livro bem interessante, pois nós, mulheres, ainda temos que desconstruir vários paradigmais, para vivemos sem tantos tabus. A sociedade ainda nos impõe um monte de papéis que não são nossos. Onde que se viu ter preconceito por uma diferença de idade entre dois adultos. Só mais ou menos 10 anos de diferença. Temos ainda muito que falar dessas coisas.

    Beijos!

    ResponderExcluir