Resenha do Livro: Mãos Livres de Francine S. C. Camargo

Oi pessoal, tudo bom?

Hoje vim trazer para vocês a resenha do livro de contos da autora Francine S. C. Camargo, o seu livro “Mãos Livres” que é um conjunto de 26 contos curtos, sendo um livro bem curtindo, de apenas 70 paginas, sendo uma leitura rápida e fluida. Mas antes de resenhar o livro, vamos à sinopse.

Livro: Mãos Livres

Sinopse: Sou do tipo mãos vazias. Prefiro nada carregar e ter os braços livres. Mesmo que seja para travá-los na cintura em espera, cruzá-los em desaprovação. Fico, assim, pronta para um adeus inesperado ou um abraço loucamente necessário em quem acaba de chegar.”
Mãos livres reúne contos e crônicas da autora, com uma escrita poética e fabulizada. As palavras surgem de forma a realçar e tecer a realidade em uma sequência de emoções, narrando eventos  inusitados como o encontro com um cão desordeiro, o diálogo de livros à estante e um lugar chamado Aboborolândia, ou passando por temas universais como o amor, a amizade, a maternidade, a morte, a rotina e a timidez, sempre fugindo das explicações comuns; com as mãos desimpedidas, “como se nada pudesse me fazer parar, como se fosse criar garras para lutar. Decerto, deparo com um abismo e aí, estou pronta, prontinha para voar.”

Resenhando o livro...

Como já disse logo acima é um conjunto de contos que totalizam em 26 contos curtos que falam sobre família, amizade, amor, liberdade, maternidade, morte, rotina, timidez, emoções, sentimentos e tudo quanto é coisa inerente ao nosso dia a dia e que estão presentes a todo momento, nós percebendo ou não.

É um livro que vale muito a pena ler, até porque é bem curtinho, com apenas 70 paginas, com escrita fácil, leve e fluida, tornando a leitura gostosa e saborosa, sendo um ótimo livro para se ler depois de um livro denso ou para distrair ou fazer refletir um pouco sobre a vida e as coisas ao nosso redor.

Eu particularmente acho complicado resenhar livros de contos, já que qualquer coisa que eu diga é um spoiler do conto, e eu não gosto de dar spoiler, apenas gosto de instigar a leitura de vocês para apreciar assim como eu, os contos que li.

No total são 26 contos e todos eles são ótimos, mas tem três que eu me identifiquei muito, que foi: Recado, Todos Temos Aquele Amigo e Mulher, Mulher.

No conto Recado, parece que a autora está literalmente nos passando um recado, um conselho sobre como seguimos com nossa vida, uma sugestão, um conto que ela narra falando direto com você e te faz refletir por um tempo acerca das palavras escritas. É um ótimo conto, que me fez refletir muito.

Já o conto Todos Temos Aquele Amigo, eu me identifiquei, pois parecia que a autora estava narrando a minha amizade com a minha melhor amiga Lorena, ela descreve como uma verdadeira amizade é, e como é ser e ter um melhor amigo e como isso nos faz bem, mesmo com a distancia ou qualquer outro empecilho. Vale muito a pena ler.

E por ultimo, o conto Mulher, Mulher conta a força da mulher, como ela se vê no mundo e se vê no espelho, como ela lida com o seu dia a dia e como é ser mulher e mesmo com todas as dificuldades e pelejas, a mulher continua firme e não importa quem atravesse seu caminho, ela vai continuar forte no seu propósito, não se importando com os outros. Me identifiquei muito com esse conto.

O que achei do livro...

Como já disse, o livro vale muito a pena ser lido, pois como já disse são contos curtos e de rápida leitura e com uma carga de reflexão e de ensinamento que podemos carregar na nossa vida e com historias que nos identificamos dependendo do momento da nossa vida, ou com a experiência vivida.

Vale muito à pena ler e eu recomendo demais a sua leitura. A autora foi feliz ao escrever esse livro, pois eu amei ler e amei resenhar e espero que você também goste dele.

Se você já leu, conta aí o que achou do livro. Falem aí se gostaram ou não do livro e da resenha, pois ficarei agradecida em ler seu comentário.

Até a próxima

Bjus


Postado por: Thatyane Alvarenga.

34 comentários:

  1. Resenhar contos é sempre complicadinho né? No geral é bom falar da obra em si do que se trata.
    Gosto de contos que falam de emoções, cotidiano num geral.
    Este livro me parece ter textos muito bons sim *-* só acho que a capa poderia ser mais atraente.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Adoro contos!
    Parece ser muito legal, mesmo. Temas universais sempre me conquistam.
    Espero ler logo!

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii linda, tudo bem?
    Fiquei completamente apaixonada pela obra e realmente a leria com toda certeza, tenho uma paixão avassaladora por contos <3
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Gosto bastante de contos. E realmente fazer resenha deles é complicado.
    Gostei muito da dica.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ótima resenha.
    Infelizmente não sou muito chegada a ler contos, mesmo que o livro seja curto acho que não leria. Mas vou anotar a dica e indicar para quem curte.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Thatyane, um prazer aparecer um pouquinho aqui no seu espaço tão charmoso. Fico feliz que tenha gostado do livro e te agradeço pelo carinho.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Thatyane, um prazer aparecer um pouquinho aqui no seu espaço tão charmoso. Fico feliz que tenha gostado do livro e te agradeço pelo carinho.

    ResponderExcluir
  8. Eu nao curto muito livros com contos, prefiro le-los em separado, pq resenha-los eh bem chatinho. Fico feliz que tenha curtido e recomende, infelizmente ele nao eh pra mim.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  9. Oi, Thaty
    Gostei da proposta do livro. Gosto bastante de contos, ainda mais em uma linguagem poética. Vi poucas resenhas desse livros, e gostei de saber que aprovou.Parece ser uma ótima dica.
    Gostaria de ler futuramente.

    ResponderExcluir
  10. Oiee

    Eu adoro livros de contos, mas concordo que são mais difíceis de resenhar.
    Eu li o livro da Francine e fiquei fascinada pelos contos, pela escrita. Me identifiquei muito e também recomendo.
    Sua resenha ficou excelente!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, fico feliz que você também tenha gostado do livro, pois eu o li recentemente e também gostei demais; a crônica sobre a amizade também foi uma das minhas favoritas.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Recentemente a autora do livro entrou em contato com meu blog para fechar parceria e minha resenhista vai ler o livro, adorei ler uma resenha do livro, pois não sabia exatamente do que se tratava, eu particularmente não curto contos, mas mulher mulher chamou minha atenção. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  13. Eu sou suspeita pra falar de livros de contos, pois adoro. O fato de termos a possibilidade de um livro contar várias histórias, me fascina. Já ouvi falar da autora, mas nunca li nada dela. Mas adorei a premissa desse e fiquei muito curiosa pra conhecer essas histórias também.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Tudo bom?
    Geralmente evito livros de contos, mas esse parece ser bem interessante!
    Vou procurar para ler, adorei sua resenha, nos fez entender bem do que se trata
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. 70 páginas? Ótimo para curar aquela ressaca literária, né? Muito bom ler contos, adorei a resenha! ><

    ResponderExcluir
  16. Sempre tenho livros de contos por perto para quando quero uma leitura mais rápida, e quando são reflexivas é melhor ainda. Obrigada pela dica, pois não conhecia o livro.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oi.

    Adoro seleção de contos, faz tempo que não leio nenhum conto. Ainda não conhecia esses e adorei conhecer.Dica anotada, vou separar um tempo nas férias para ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Oieee tudo bom???

    também acho difícil resenhar contos, porque se você falar muito, falou tudo.
    Eu não costumo ler contos justamente por ser muito curtos, quando está bom termina. Mas adorei a temática desse e sendo ideal para ler depois de um livro complicado, vou add!!!
    obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  19. Olá, ótima dica ,quando bater aquela ressaca literária ja sei o que ler
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Vou deixar anotado também, mas não lerei de imediato.
    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Oie
    parece ser uma história muito bonita, bem legal a resenha e fiquei curiosa pela leitura apesar de não ter curtido muito a capa, boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Thatyane, sua linda, tudo bem?
    Eu sou sou o público alvo de livros de contos, mesmo assim, eu gosto de textos que nos fazem refletir sobre a vida, amigos, família. Parece ser bonito, uma ótima dica.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, adorei a resenha...não conhecia essa obra da Chiado, mas parece ser boa mesmo...vou anotar a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Gosto muito de contos e adoraria conhecer esse também, obrigada pela dica.

    Boa noite

    Viviana

    ResponderExcluir
  25. Eu não leio muitos contos,mas as vezes essas histórias curtas dizem tanto ao nosso coração que vale a pena,entre um livro e outro pegar um livro como esse e devorar uns dois contos inspiradores e depois seguir com a vida.

    Adorei a dica.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  26. Olá. Eu gosto muito de contos. São bem mais acessíveis na correria do dia a dia. Fiquei bem interessada, apesar de a capa não ser tão bonita... hehe

    Beijo

    ResponderExcluir
  27. Adoro livros de contos, mas pela sua resenha me pareceu ser algo um pouco auto ajuda, o que não é nenhum pouco minha praia, não gosto.
    Mas torço pelo sucesso da obra e autora, independente do meu gosto literário tem milhares de leitores que adoram essa temática de contos com um fundo de auto ajuda.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Raramente leio livro de contos, fico sempre chateada por que quero que a história seja mais desenvolvida. Mas sempre é bom conhecer história e escritores novos. Adorei a sua resenha e vou anotar a sua dica para uma leitura futura.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  29. Olá,

    Tenho muita curiosidade para ler esse livro, pois li alguns textos da autora e gostei muito. Espero um dia também ter o prazer de conhecer essa obra.

    Abraços

    ResponderExcluir
  30. O livro é curtinho mesmo, hein! Apenas 70 páginas. Mas eu gosto muito de livro de contos. E esse traz temas bem pertinentes, parece-me uma leitura bem reflexiva. Fiquei curiosa para ler a obra.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bem?

    Apesar de gostar de contos, não curto quando eles são tão curtos, por isso, apesar de sua boa indicação, o livro nao me despertou muito o interesse.
    Ainda assim, é legal saber que ele passa, ao que me pareceu, de modo leve, mensagens importantes.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Olá Thaty!!!
    O livro pelo que se percebe é uma fofura só e traz contos muito bons, não é um gênero que leio com muita frequência mas que algumas vezes quando gosto de uma obra arrisco.
    Esse seria um dos livros ao qual eu com certeza daria uma chance.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Olá! Gosto muito de contos. Acho que seria uma leitura bacana! Adorei os temas que você mencionou que são abordados nele! Já anotei a dica aqui! <3

    Um super abraço!

    ResponderExcluir
  34. Eu gosto muito de contos, mas me pareceu que esse tem um gostinho de auto ajuda, o qual não é muito genero que leio, apesar de ler, mas nao sei é, mas pareceu uma mistura de auto ajuda e contos, e isso atrai um pouco.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir