Resenha do Livro: Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa da Margot Berwin

Oi pessoal, tudo bom?

Hoje trago para vocês a resenha de um livro que ganhei em um sorteio de um grupo literário e resolvi trazer a resenha do mesmo, mas antes, vamos a sinopse do livro.

Livro: Nove Plantas do Desejo e a Flor de Estufa

Sinopse: LILA NOVA: 32 anos, redatora de publicidade, divorciada.

RESIDÊNCIA: um conjugado reformado no Lower East Side, em Nova York.

MANTRA PESSOAL: nada de animais de estimação, nada de plantas, nada de gente, nada de problemas.

Mas quando ela conhece David Exley, um charmoso vendedor de plantas, algo muito colorido floresce em sua vida solitária. Das esquinas opressivas de Manhattan às luxuriantes florestas tropicais, Nove plantas do desejo e a flor de estufa é a história de uma mulher que precisa viajar além das fronteiras do senso comum e da chamada "zona de conforto" para encontrar o que realmente quer. (Fonte: Skoob)

Resenhando o livro...

O livro narra a historia de Lila, uma mulher recém divorciada, que tem como mantra nada de animais de estimação, plantas ou gente para não ter nenhum problema depois que resolve se mudar e morar sozinha. Até que conhece David Exley e ele lhe vende uma planta – ave do paraíso – que ela começa a cuidar, além de criar um tipo de ligação com a planta e com o David.

Um dia, ao passar por uma lavanderia, ela vê que a lavanderia é repleta de plantas e flores que deixam o ambiente mais leve e refrescante, atraindo a sua atenção a entrar ao lugar e conhecer Armand, um homem misterioso que tem várias plantas e de inicio dá de presente a Lila a planta samambaia de fogo, e lhe diz que se a planta criar raiz, então ela deve voltar que ele vai mostrá-la plantas especiais a ela.

Acontece um incidente, que separa David e Lila e com isso, ela acaba não vendo as plantas, que são as tais nove plantas do desejo, que Armand guarda em segredo e com todo afinco. Com isso, Lila se vê obrigada a reparar um erro que levou a lavanderia de Armand ser assaltada e as plantas levadas, e a partir daí ela decide ir junto com Armand até o Mexico atrás das nove plantas do desejo.

Lá, ela reconhece as plantas sem nunca conhecê-las, simplesmente por extinto e conhece o significado de cada uma, além de conhecer Diego, por quem vai sentir uma atração fora do comum, e lá, longe da grande New York, em meio a floresta e a natureza, ela encontra aventura, amor e provavelmente dinheiro, tudo que sempre quis.

As Nove plantas do desejo juntas podem realizar qualquer coisa que a pessoa que possui desejar e a flor de estufa é uma planta que Lila descobre ser a planta da paixão sem nome, uma flor que Sonali, esposa de Armand tanto procurava, mas nunca tinha achado, sendo um presente da natureza a Lila e da Lila a Sonali.

Durante o livro conhecemos qual são as plantas e o significado de cada uma e efeito dela no ser humano, sendo essa parte do livro bem informativa e interessante de se saber, já que essas informações eu não tinha conhecimento. No final, Lila, tem tudo que deseja e enfim traça um novo rumo a sua vida, diferente da publicitária, que a estava sufocando e frustrando.

O que achei do livro...

O livro é bem escrito e tem uma escrita leve e fluida, um livro despretensioso e que não tem grandes reviravoltas, mas distrai. O que achei interessante foi as informações sobre as plantas, seus significados e os efeitos nos seres humanos, no mais, é um livro mediano, que não traz grandes ensinamentos ou coisa do tipo, particularmente, foi uma leitura que eu dispensaria, pois o livro me decepcionou, já que lendo a sinopse, eu tinha outra idéia de livro, com cara de chick lit, e não foi isso que encontrei.

Em relação às informações das plantas, o livro vale a pena ser lido por causa delas, mas no geral, a trama é mal desenvolvida, a relação da Lila com David e com Diego é mal explicada ou resolvida, e teve uma coisa que aconteceu no livro em relação a Armand, que me irritou, que se fosse comigo eu não continuaria sendo amiga dele, mas a Lila leva como se fosse algo natural e continua amiga e tudo mais.

No geral, me decepcionou, e isso me entristece, já que acabo me frustrando quando isso acontece. Esse livro tinha um potencial de ser incrível, mas não foi, então, eu indico só pelas curiosidades acerca das plantas, nada mais.

Bem, tomará que tenham gostado da minha resenha. Se você já leu, conta aí o que achou do livro.

Até a proxima.

Bjus

Postado por: Thatyane Alvarenga. 


19 comentários:

  1. Me pareceu ser um daqueles livros para se ler entre leituras mais pesadas, só pra refrescar a mente, eu gosto de sempre ter alguns assim, adorei sua resenha super sincera!

    Conhecendo o blog agora e já seguindo!



    Hey! Da uma passadinha lá no Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  2. Oiii Thatyane, tudo bem?
    Que livro maravilhoso, fiquei completamente apaixonada e realmente o leria o quanto antes, mas deixaria para ler depois de um livro enorme e pesado <3 Obrigada pela dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Que livro curioso, achei a capa bem chamativa e única. Acho que vou dar uma chance de ler. Partiu colocar na lista dos desejados.

    ResponderExcluir
  4. Oiee

    Que pena que o livro decepcionou.
    Eu fiquei super interessada porque adoro plantas, mas mesmo gostando desse lado abordado, se eu for ler já vou sem grandes expectativas.
    Valeu a dica!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Não conhecia o livro e confesso que não me chamou muito a atenção, mas quem sabe um dia?

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Mesmo na época de seu lançamento, este livro não me interessou. Mesmo agora, depois de ler varias resenhas dele, o interesse continua não existindo.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Ooi! Eu não conhecia o livro, mas após sua resenha, acho que não é exatamente o que procuro ou que me interesse mesmo, apesar de gostar de flores, plantas, etc.
    Fico triste por você não ter exatamente apreciado a leitura, já que é horrível você começar empolgada e se decepcionar :/ Mas, espero que você tenha outras leituras, e que elas sejam maravilhosas, porque uó quando nos decepcionamos com um livro, ficamos com aquele sentimento de perda de tempo, não é? Como se não fizesse sentido hahaha
    Parabéns pela resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oii!! Poxa, esse livro não me interessou tanto... vou passar a dica!

    bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Poxa, é uma pena que o livro tenha te decepcionado, é muito frustrante quando isso acontece, né? Eu ainda não o li, mas confesso que nunca tive muuita curiosidade de conhecê-lo, e agora estou ainda mais certa de que não é o livro certo para mim...hehe'
    MilkMilks

    ResponderExcluir
  10. Ola Thaty lindona confesso que o que mais me chamou atenção foi a descrição das plantas, o fato dos personagens nãos serem bem explorados me desanimou, dessa vez vou deixar passar a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Chato quando decepciona né.
    Não conhecia o livro....mas provavelmente não o leria. A capa não me agradou. Se eu não gosto da capa...implico com o livro. ..

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Chato quando decepciona né.
    Não conhecia o livro....mas provavelmente não o leria. A capa não me agradou. Se eu não gosto da capa...implico com o livro. ..

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. É tão ruim quando você pega um livro para ler, e ele te decepciona... Esse livro também não meu estilo de leitura.

    ResponderExcluir
  14. Olá! lendo a sua resenha, até que a história me chamou atenção. Fiquei curiosa para saber o que essas plantas irão causar na vida da protagonista e fiquei curiosa para saber sobre a aventura no México,beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  15. Oi.

    Não consegui me interessar muito pelo livro, acho que não gostaria muito da leitura, acabaria parando na metade do livro. Dessa vez deixarei passar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Não acho que o livro seria uma escolha pra mim, apesar do enredo me animar. Eu to numa fase que tô lendo muita coisa específica.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie
    muito legal a resenha e sempre vi elogios ao livro, tem uma ideia bem diferente e legal, fiquei curiosa quando lançou mas ando tão sem tempo que irei atrasar por um bom tempo

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, falou em plantas a agrônoma aqui já se interessou...gostei da ideia da obra, mas fiquei chateada quando você mencionou que a leitura foi decepcionante, que pena :(

    Quero conferir só por curiosidade.

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Nossa pela resenha, nem tentarei ler o livro não :(( Odeio quando as leituras são decepcionantes! Espero que tenha mais sorte na próxima, beijos
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir