Resenha do Livro: Cartas na Mesa de Agatha Christie

Oi pessoal, tudo bom?

Hoje trago para vocês a resenha do livro “Cartas na Mesa” da rainha do crime Agatha Christie, que foi uma ótima leitura e mais uma vez trás a perspicácia do detetive Hercule Poirot. Mas antes de resenhá-lo, vamos á sinopse do livro.

Livro: Cartas na Mesa

Sinopse: Mr. Shaitana é famoso pela extravagância das festas que promove, bem como pelo sutil e incômodo temor que inspira a todos os que o rodeiam. Razões suficientes para instilar as maiores reservas ao recatado Hercule Poirot. Mas quando Shaitana revela ao detetive considerar o assassínio como uma forma de arte e seguidamente o convida para jantar, Poirot não resiste e aceita o convite, curioso que está acerca da misteriosa coleção do seu anfitrião. Fazendo jus à fama que o rodeia, Shaitana consegue que a festa supere todas as expectativas.

De fato, o que começa por ser uma absorvente noite de bridge vem a transformar-se num jogo de vida ou morte. (Fonte: Skoob)








Resenhando o livro...

O livro narra a historia de Mr. Shaitana que gosta de jogos e intrigas e certo dia fala a Poirot que ele coleciona coisas interessantes acerca de assassinatos. Um dia Mr. Shaitana prepara um jantar e convida Hercule Poirot, Superintendente Battle, Coronel Race, Mrs. Oliver, Mrs. Lorrimer, Miss Meredith, Major Despard e Dr. Robert.

Num determinado momento do jantar, Mr. Shaitana insinua que um dos presentes tem experiência com crime, e logo após o jantar propõe um jogo de bridge entre Mrs. Lorrimer, Miss Meredith, Major Despard e Dr. Robert e outro jogo com os demais convidados.

Até que certo momento o segundo grupo termina o jogo e vai ver como Mr. Shaitana está e constatam que ele está morto, e logo chegam à conclusão que algum dos quatro do primeiro grupo matou Mr. Shaitana porque o mesmo sabia do passado dessa pessoa, e do seu crime ou crimes que essa pessoa cometeu.

Após esse ocorrido, os quatro, Poirot, Battle, Race e Mrs. Oliver, todos envolvidos com crimes de alguma forma se encarregam de investigar o passado dos quatro para descobrir quem pode ser o assassino de Mr. Shaitana.  Ao longo da historia somos conduzidos para achar que foi um personagem, que na verdade, também já cometeu crimes, mas no fim, é outro que matou Mr. Shaitana, o que acabou me pegando de surpresa.

Como sempre, solucionado pelos menos nem um pouco convencionais de Hercule Poirot.

O que achei do livro...

O livro é muito bem escrito, a historia se desenvolve muito bem, os personagens são bem construídos e podemos ver não só Poirot em ação, mas os outros também, principalmente o superintendente Battle e uma jogada esperta da Mrs. Oliver.

O livro segue um método, um ritmo diferente dos demais lidos no mês, mas eu gostei desse outro tipo, achei interessante e achei o desenrolar e o desfecho satisfatório.

Recomendo muito a sua leitura.

Se você já leu esse livro, me conte o que achou nos comentários.

Até a próxima

Bjus

Postado por: Thatyane Alvarenga.

23 comentários:

  1. Eu não sou muito de ler Agatha, o único livro que gostei muito foi Assassinato no Expresso do Oriente.
    Este livro também tem seu charme, Cartas na Mesa, adoro como a trama consegue envolver todos os personagens hehehehehehehe fica curioso, apesar de não ter lido percebi!

    ResponderExcluir
  2. Oi Thatyane!

    Eu devo ser uma das únicas pessoas do mundo que não gosta de Agatha Christie. Claro que não tiro o mérito de ela ser uma rainha do crime, só não consigo me conectar com a narrativa dela. Gostei da premissa desse livro, o fato é que realmente fiquei curiosa para saber quem dos quatro é o assassino, mas tenho certeza que enrolaria mil anos para terminar de ler. Sério, acho a narrativa dela muito lenta e fraca.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tudo bem?
    Menina eu to louca pra ler esse livro diante dessa sua resenha incrível, confesso que fiquei chocada porque essa é uma das obras que não conheço da Agatha e sendo assim super anotei a dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Não conhecia o livro, é a primeira vez que leio algo sobre ele, e infelizmente não é um gênero que funciona comigo. Já tentei ler algo semelhante, mas não rolou. Nunca li nada da autora também, embora seja bem elogiada.
    Que bom que você curtiu o livro, fico feliz.

    ResponderExcluir
  5. Oi Thatyane, tudo bem? Eu não conhecia esse livro, fiquei muito intrigada. Minha leitura atual é também um livro dela " Os elefantes não esquecem" Você já leu? Talvez quando terminar eu leia esse. Bjs
    http://www.facesemlivros.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Tathyane, este da Agatha eu ainda não li, mas pelo que vi, segue o padrão inteligente dela. Leagal que não foi só Poirot que precisou trabalhar e mostrar sua inteligência.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá Thatyane.
    Eu já li alguns livros da autora e amei, mas esse ainda não tive oportunidade.
    A história me chamou bastante atenção, dica anotada. ;)

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Taty, a rainha do crime ´e uma das minhas autoras favoritas e apesar de ainda não ter lido esse livro, sei que é bom e sua resenha confirma isso. Um dia terei lido todos, se Jah quiser... Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá, Taty!! Nunca li esse livro. Na verdade, nunca li nenhum livro da Agatha Christie, apesar de saber que são excelentes, porque so se ouve falar bem da escrita dela. São clássicos do suspense e mistério né! Tenho tantos livros na lista de espera que nem me comprometo a colocar mais por enquanto rs

    ResponderExcluir
  10. Estou começando a me aventurar pelos livros de Agatha Christie e também estou gostando bastante. Muito boa sua resenha! Vou tentar conseguir esse livro também. Ótimo você compartilhar. bjoo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Tà aí um livro que ainda não li da Agatha, adoro os livros delas, a envolve o leitor de uma forma surpreendente. Bjkas

    ResponderExcluir
  12. Oi Taty! Tudo bem?
    Muito legal vc postar resenhas da Agatha! Mas acho que já confessei aqui que nunca li nada dela, apesar de ser uma autora super conhecida e aclamada. Sei que é um erro gravíssimo e que pretendo corrigir em breve, mas vc entende né, que essa vida de leitora, com tantos livros e laçamentos fica difícil manter promessas! Parabéns pela resenha!
    Bj

    ResponderExcluir
  13. OOi!
    Acredita que nunca li nada da Agatha?!! kkkkk E olha, confesso, não tenho muita vontade. Até bate uma curiosidade às vezes, mas vontade mesmo não.
    Ainda assim, parabéns pela resenha! :)
    Beijoos

    ResponderExcluir
  14. OOi!
    Acredita que nunca li nada da Agatha?!! kkkkk E olha, confesso, não tenho muita vontade. Até bate uma curiosidade às vezes, mas vontade mesmo não.
    Ainda assim, parabéns pela resenha! :)
    Beijoos

    ResponderExcluir
  15. Olá, Thatyane! Nunca li este livro. E embora eu goste de livros cheios de mistérios, este não chega a ser o meu gênero preferido. Mas não tenho dúvidas de que são muito bons os livros da Agatha e que muitos leitores amam!
    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi eu já li o livro há alguns anos e gostei muito, sou muito fã da Agatha e por isso sempre que posso devoro os livros dela, e esse é um dos que eu mais gosto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Thatyane, já ouvi falar muito dos livros de Ágatha, mas nunca tive a oportunidade de ler. Como sempre leio boas recomendações dos livros dela, e a sua é mais uma. Também gosto muito quando leio um livro com uma proposta diferente, isso chamou muito minha atenção.
    Com certeza a sua dica foi anotada e espero ler esse ou outro livro dela em breve!
    Bjão

    ResponderExcluir
  18. Olá! Confesso que tenho certa dificuldade em ler Agatha, principalmente pela total e absoluta imprevisibilidade, durante o livro, da solução dos crimes de seus livros. Esse não me pareceu diferente, pois encontrar uma pessoa morta, tão de repente assim, é mesmo chocante e curioso. Talvez eu enfrente o desafio de ler para descobrir como se deu esse crime.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Esse é um dos livros de AC que ainda não li. Adorei a ideia de 4 detetives investigando-se uns aos outros a fim de descobrir quem foi o assassino. Todos os livros com Poirot são bem escritos e montados, variando apenas o ritmo narrativo, mas acho que a escritora fez assim p tentar agradar a diferentes leitores. Funcionou bem, não acha? ;)

    ResponderExcluir
  20. Preciso ler algum livro dela, cada resenha e cada livro só aumenta minha vontade. Infelizmente nunca li nada dela, esse acabou de entrar para a lista. Gostei muito da premissa e sua resenha ficou otima!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oii, tudo bem?
    Esse livro já esta na minha lista de Leituras de Agatha C. Nesse mês o livro que li dela foi o Assassinato no expresso do oriente.
    Adorei o post♥
    Bjs da Mary

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Esse livro já esta na minha lista de Leituras de Agatha C. Nesse mês o livro que li dela foi o Assassinato no expresso do oriente.
    Adorei o post♥
    Bjs da Mary

    ResponderExcluir
  23. Pois este livro contém o mais intrigante truque usado por Agatha.

    ResponderExcluir