Resenha do Livro: A Mansão Hollow de Agatha Christie

Oi pessoal, tudo bom?

Hoje trago para vocês a resenha de um dos livros da autora Agatha Christie, conhecida como “Rainha do crime”, quem deu destaque ao gênero romance policial e hoje trouxe para vocês a resenha do livro “A Mansão Hollow”. Mas antes de resenhar, vamos a sinopse:

Livro: A Mansão Hollow

Sinopse: Poirot é convidado para almoçar na mansão Hollow em um fim-de-semana organizado pela anfitriã, Lady Lucy Angkatell. Quando chega, ele encontra uma autêntica cena do crime, mas em um primeiro momento pensa que é uma representação para comemorar a sua presença.
O jovem Dr. John Christow está deitado com a cabeça numa poça de sangue ao lado da piscina. Perto dele está a sua tímida mulher com uma arma na mão. (Fonte: Skoob)







Resenhando o livro...

Já começo dizendo que tem muito tempo que não lia nada da Agatha e tava com uma saudade de ler qualquer coisa que ela escreveu e por isso, acabei escolhendo esse livro que vi perdido na biblioteca municipal e resolvi começar por ele e resenhá-lo e tenho algumas considerações a fazer.

O livro – como todos que li da autora – gira em torno de um crime e de como ele será resolvido, quem o cometeu, e o que motivou a pessoa a fazer aquilo e nesse livro não é diferente, onde o famoso Poirot chega e se depara com uma cena que parece que foi preparada especialmente para ele, de tão perfeita que parece a sua resolução. A esposa ao lado do marido morto segurando o revolver, logo, pensaríamos que ela matou ele.

Mas o livro vai muito além disso, vai nos contar um mais de cada um dos personagens envolvidos, tem um aprofundamento dos personagens, que são: Lady Angkatell e Sir Henry, donos da Mansão Hollow, Henrriquieta Savernake, Edward Angkatell, David Angkatell, Midge Hardcastle, John Christow e Gerda Christow, além de empregados.

Lady Angkatell é brilhante e esperta, já seu marido é tranqüilo. Henrriquieta é amante de John na historia e Edward foi e ainda é apaixonado por ela e em contrapartida, Midge é apaixonada por ele. Já David é inteligente, porem recluso e um pouco estranho. Gerda é esposa de John, que o ama e o adora e John a ama do seu jeito e ama o trabalho, que é ser medico. Uma personagem adicional aparece, que é Verônica Cray, ex noiva de John, que ver voltar a ficar com ele a qualquer custo.

O livro se detalha em situações de alguns personagens e a cada momento somos enganados pelas novas evidencias e chega a um momento que não sabemos quem realmente matou John. Enquanto isso, Inspetor Grange tenta investigar o assassinato de John, com o auxilio da perspicácia de Poirot.

Durante o livro vemos que a autora dá voz e destaque devida a todos os personagens e uma que dou destaque aqui é a Lady Lucy Angkatell, que é inteligente, perspicaz, sabia, engenhosa, e orquestra tudo ao seu favor, confundindo as vezes, a mente do inspetor Grange e até de Poirot.

Mas no fim, como em todos os livros que li, Poirot consegue desvendar o mistério de quem matou e o porquê e quando descobrimos ficamos abismados  quando descobrimos quem é e o porque, já que inicialmente, essa pessoa não teria nenhum motivo.

O que achei do livro...

Confesso que dos livros que já li dela, esse foi o que menos gostei, achei demasiadamente detalhista, destacando demais a vida e o cotidiano dos personagens e não focando no crime em si. Nos outros livros que li, era focado mais no crime e como isso afetava os outros e como cada um reagia a cada prova encontrada e cada constatação exposta.

A escrita, como todos os livros que li, é bem fluida e leve, o livro corre rápido e mais para o final, quando o mistério é revelado é quando tudo fica realmente interessante e realmente dinâmico e gostoso de ler.

No geral, vale a pena ler e recomendo muito, mesmo sendo o que menos gostei ainda é um livro maravilhoso e ótimo para quem ama mistério com ar de suspense.

Se você já leu, conta o que achou do livro.

Até a próxima.

Bjus

Postado por: Thatyane Alvarenga.



24 comentários:

  1. Oi Thatyane! Tudo bem?
    Então... ainda não li nada de Agatha! Um sacrilégio, eu sei! Mas um dia eu leio, não prometo ser esse ano!
    Amei sua resenha e anotei a dica! Acredito que esse, valha muito a pena ler!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Oiii Thatyane, tudo bem?
    Confesso que eu ainda não li essa obra da Agatha, mas vou ver se acho no sebo para comprar, mas em uma edição clássica, usadinha. Parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Thaty,
    Sou uma amante do gênero e sou apaixonada pela nossa rainha. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas mesmo sendo fã dela, pelo que você falou, eu acho que não o leria. Livros detalhistas demais se tornam maçantes para mim e eu não consigo seguir com a leitura.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Simplesmente acredito ser de outro mundo por não ter lido nada ainda da autora rsrs
    É que o gênero não me despertava curiosidade, mas agora estou buscando sair da zona de conforto e ler mais gêneros distintos!
    Adorei a premissa e fiquei super curiosa para saber como a cena do crime aconteceu e o que levou a esposa tímida a estar segurando a arma próximo à beira da piscina.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá amore,
    Li um único livro da Agatha e sendo sincera até gostei muito... mais não é um dos meus gêneros prediletos sendo bem sincera.
    Parabéns pela resenha!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  6. Oi Thatyane!

    Vou te falar uma coisa, eu não consigo gostar dos livros da Agatha justamente porque são detalhados demais! Para mim não funciona, eu não acho que são fluidos, mas aí é problema meu, sabe? Acho que o único livro dela que li e gostei foi O Caso do Hotel Bertram.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que confusão de personagens no sentido de casal. Fiquei muito confusa, quem fica com quem mesmo? hahahaha. Sério que você não gostou muito? Pela sinopse eu achei muito legal! Mas eu concordo com você, livros muito detalhistas me deixam cansada.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Dos livros que li dela esse é o que eu menos gostei também, ele vai a fundo na vida dos personagens, deixa a entender que todos sabem quem cometeu o crime, mas estão acobertando. Eu não fiquei tão surpresa com a revelação de quem cometeu o crime, mas me surpreendi com a forma que foi revelado.
    Eu adoro os livros da rainha do crime são sempre ótimas companhias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Thatyane!
    Quero muito ler algo da Agatha faz tempo, justamente por me interessar pelos enredos mais policiais, mas pela sua ressalva deste em particular ser muito focado nos personagens e em explorá-los ao longo do enredo, certamente não irei começar por ele. Me irrito um pouco quando o autor detalha demais certas coisas quando se há um mistério muito mais importante, digamos assim, por ser abordado e aprofundado, mas, enfim, ótima resenha! Espero ter a chance de conhecer o trabalho dela ainda esse ano.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  10. então, já li a mansão Hollow e tive a mesma impressão que você... achei um pouco arrastado e algumas descrições desnecessárias... já tive experiência com outros de narrativa mais ágil... certamente não é ruim, mas tá longe de ser dos meus preferidos...
    bjs...

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem? Dos livros que li da autora também achei esse o mais detalhado e até um pouco arrastado em alguns momentos. Mas é realmente uma obra incrível, e gosto muito do Poirot! Fiquei boquiaberta com o final!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adoro suspense policial e Agatha Christie.
    Acho Poirot um personagem incrível, mas saber que esse excesso detalhes que você citou, me desanima um pouco para lê-lo, pois acaba fazendo com que a leitura se torne arrastada. Mas futuramente pretendo lê-lo, afinal de contas, é de Agatha Christie que estamos falando né? rs
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada da Agatha, mas tenho uma certa curiosidade, só que como não é um gênero que leio com frequência, acabo sempre deixando pra lá, sabe? Esse livro tem uma prenissa bacana, mas acredito que eu não gostaria muito do fato de a autora ter sido muito detalhista nos personagens e deixado um pouco de detalhar os crimes.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  14. Adoro a Agatha Christie, mas este eu ainda não li. Uma pena que desta vez a autora tenha se perdido um pouco no excesso de detalhes, mesmo assim tenho certeza que a resolução do crime foi perfeita.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não li nada dessa autora, horrível, eu sei... Mas, pelo jeito não iniciaria por essa obra, já que detesto obras muito detalhistas, ainda mais quando não foca no principal, que é o crime.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?

    Só li um livro da Agatha, há uns 10 anos, e não gostei hahaha. Na época, eu não era fã de policial e, até hoje, prefiro seriados a livros policiais. Tenho dificuldade para entrar na história.
    Não tenho vontade de ler mais nenhum dela, mas confesso que achei esse o enfoque bem diferente e atraente. Gostei do fato de os relacionamentos serem mais evidentes, acho que, talvez, é para dar toda a atmosfera do próprio crime, né? Mas, como sou muito ansiosa, provavelmente isso me irritaria depois de um tempo, porque iria querer saber mais sobre a parte policial.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Já li algumas obras da AC mas não sou leitora assídua, gosto de policiais, mas o terror ainda vence de longe. Esse é um dos que não li, e gostei da premissa. Eu até entendo ela detalhar os personagens se eles são os principais suspeitos, mas realmente deve cansar um pouco. Vou colocar na lista por pura curiosidade! Bj!

    ResponderExcluir
  18. Oiii!!! Já li alguns livros dela e amei todos. Esse está na minha prateleira para ser lido em breve. A nossa rainha do crime sempre consegue enganar todo mundo kkk. Quando você acha que descobriu, na verdade não descobriu nada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Oi Thatyane.

    Eu confesso que li poucos livros da Agatha, mesmo gostando do gênero policial. Este livro é um deles que ainda não li e mesmo lendo na sua resenha que mostrou que o livro seja detalhista e destacou demais alguns fatos dos personagens, eu anotei a dica para ler.

    Bjos

    ResponderExcluir
  20. Thatyane,
    nunca consegui ler nada da Agatha até o final.
    Pra mim, não flui e também não gosto muito de histórias de crime.
    Se esse nem pra você foi isso tudo pra mim que não rolaria mesmo.

    ResponderExcluir
  21. Olha, eu amo Agatha Christie, mas também já me deparei com um livro dela que não curti muito, então entendo a sua situação. Mas é aquilo, mesmo a gente não gostando muito ainda tem que reconhecer que é muito bem escrito... hehe... Tenho esse livro em casa e ainda não li, e os casos do Poirot são os meus favoritos, então com certeza não vou deixar de conferir. Os finais sempre me deixam de boca aberta... rs...

    ResponderExcluir
  22. Oi Thatyane!
    Mesmo sendo um livro que vc não gostou muito, Agatha Christie sempre vale muito a pena ler. Amo os livro dela, e como você, faz tempo que não leio nenhum.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Olá,

    Nunca li nada da Agatha, sou louca pra ler. Parabéns pela sinceridade em dizer que não gostou muito. Vejo sempre muita gente que gosta e indica muito.

    Att,
    Gabrielly Gomes

    ResponderExcluir
  24. Vergonhosamente eu nunca li nada da Agatha e pela sua resenha eu não devo começar por esse. Não curto muito quando o livro é muito descritivo e detalhista a a leitura fica arrastada. Gostei muito de sua resenha e em breve lerei algo da Rainha do crime.

    ResponderExcluir