Resenha do Livro: Vila do Silêncio e Outros Absurdos de Leandro Coelho

Oi pessoal, tudo bom?

Hoje trago para vocês a resenha do livro “Vila do Silêncio e Outros Absurdos” do autor parceiro Leandro Coelho que é um livro de contos, onde são no total 6 contos, cada um com  sua particularidade. Mas antes de resenhar o livro e seus contos, vamos à sinopse do livro.

Livro: Vila do Silêncio e Outros Absurdos

Sinopse: Uma vila esquecida nas densas florestas siberianas, cujos habitantes mantém uma intrigante filosofia de vida, recebe a visita de um misterioso forasteiro.
Um jovem poeta se vê às voltas com uma angustiante escolha, adentrando numa torturante viagem através de um mar de dúvidas.
Um inocente retirante parte em busca de seus sonhos, mas os vê destroçados por uma trama de mentiras.
Uma idosa solitária em conflito descobre a verdade cruel que se esconde por detrás de suas ilusões;
Um comilão compulsivo percebe, horrorizado, que uma paixão desenfreada pode tornar-se o pior de seus pesadelos.
Um jovem mochileiro vê sua viagem dos sonhos transformar-se num emaranhado de dramas e experiências reveladoras nos confins do território selvagem da Austrália, encontrando muito mais do que mortíferos animais...
Seis dramas diferentes. Seis destinos opostos, mas todos unidos pelo mesmo elemento: o inesperado.
Adentre no surpreendente mundo da Vila do silêncio e outros absurdos.
  
Resenhando o livro...

O livro, como já disse, é composto por 6 contos e o primeiro é o conto que leva o nome do livro a Vila do Silêncio onde conta a historia do Yuri, que querendo ir até certo lugar procurar emprego, acaba se perdendo no caminho em meio a tempestade de neve. Ele é resgatado por um casal e uma moça que não falam, não porque não sabem, mas porque escolheram não falar, preferindo se comunicar através da escrita, ao decorrer do conto descobrimos o porquê disso e no final temos um final meio surpreendente. Vale à pena ler.

O Segundo conto é Horas Extraordinárias que conta a historia de Francisco, ou mais conhecido como Chiquinho, que veio do nordeste para o Rio, para tentar um futuro melhor e poder trazer sua mãe para a cidade grande e dar vida boa a ela. Até que um dia ele ajuda um advogado a trocar os pneus, e no outro dia o Dr. Julius oferece o emprego de faxineiro na empresa dele. Durante toda a narrativa percebe-se uma ironia, já que vemos certa idolatria do Chiquinho em relação ao Dr. Julius achando que ele é seu salvador, um homem bom e que merece ser defendido e adorado. Muito bom o conto.

O terceiro conto chama-se Títulos, que parece se ambientar num futuro distópico, onde conta a historia de Christine, uma “idosa” de trinta e oito anos que está entediada com a vida que leva e resolve comprar títulos, e com isso, resolve alugar uma família presencial, com um marido, um filho e uma filha adolescentes. O desenrolar da historia é bem interessante e ambientação do mundo é bem perceptível de um mundo distópico, me deixando até sem palavras de como descrever mais sobre esse conto, só sei que achei diferente e gostei dele.

O quarto conto se chama Escolha, que conta a historia do senhor Botruvius, que era um homem muito rico, mas de uns tempos para cá, já não goza de grande riqueza e quer que seu único filho, Conrad, escolha uma das duas profissões de mais prestigio e valor que é direito ou medicina, pois assim, perpetuará o nome da família e conseguirá um bom casamento, porém Conrad é visitado por dois espíritos, um de cada curso, o que acaba o atormentando-o mais, já que ele não quer fazer nenhum dos cursos, mas sim, viver da arte e no fim, ele deve fazer uma escolha já que seu pai deu um ultimato a ele. Minha única birra com o conto é que ele é extenso demais e ficou cansativo de ler.

O penúltimo conto chama-se Feijão com Cachaça que conta a história de Genésio, mais conhecido como Jambão, por desde pequeno adorar jambo e ser bem robusto e comelão e se tornado um adulto que ama comer e que é conhecido em todos os restaurantes, lanchonetes, bar, botecos, barraquinhas e afins, por estar sempre comprando e sempre tem uma guloseima escondida numa gaveta no seu trabalho já que ama comer seja doce ou salgado. Até que um dia Jambão sua cachaça, isso mesmo, seu suor tem cheiro e gosto de cachaça e aí por diante acontecem fatos intrigantes com ele, como fazer exame de sangue e constatar que é groselha, entre outros, até que ele vai procurar um médico para tentar descobrir o que tem. E só lendo para saber seu destino.

O ultimo conto se chama Meteoritos Azuis, que conta a historia de Bernardo, um carioca, que está mochilando pelo mundo, querendo explorar e conhecer diversos lugares e culturas, até que um dado momento, ele fica sem dinheiro, e por sorte, aparece uma oportunidade numa fazenda em Katherine, na Australia, aonde ele está de trabalho braçal, e no inicio ele trabalha como escravo, os donos da fazenda – Ester e Jonathan – o dão muito trabalho e pouco dinheiro, o que o desgasta. Até que um dia, um amigo que fez em suas andanças, o Ned também vai trabalhar lá e a vida vai melhorando aos poucos e o trabalho ficando menos carregando, quando vai chegando mais pessoas. No fim, temos uma surpresa em relação ao destino de um personagem. Minha birra é que esse conto ficou demasiadamente longo e cansativo.

O que achei do livro...

O livro com seus contos são bem escritos, com leituras leves e fluidas, mas ressalto aqui que achei a primeira metade do livro (os três primeiros contos) muito bons, bem fluidos e gostosos de ler e até surpreendentes, já a segunda metade (os três últimos contos) achei-os mais fracos e dois deles longos e cansativos e desgastantes, o que perdeu um pouco de credito comigo.

Para mim, os três primeiros são primorosos enquanto os três últimos caíram um pouco de produção, por isso, o livro me conquistou por causa dos três primeiros contos.

O livro vale a pena ser lido, principalmente por causa dos contos que falei e os outros, que são mais longos, também tem boa historia, e recomendo para quem gosta de contos. Fato interessante: o autor faz referencias a obras famosas em seus contos como: Admirável Mundo Novo e O Conde Monte Cristo.

Se você já leu, conta nos comentários o que achou.

Até a próxima

Bjus

Postado por: Thatyane Alvarenga.





30 comentários:

  1. Olá
    Bem legal a temática abordada os contos.
    Sua resenha está muito boa e sincera.
    Estou com muitos livros para ler agora, mas quem sabe um dia lerei esse tb.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Não sou a maior fã de contos mas tenho me abrido mais para o gênero nesses últimos tempos. Gostei bastante da premissa desse livro e fiquei bem curiosa pra conhecer essas histórias mais de perto :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. O único conto que eu iria torcer um pouco o nariz é o referente a distopia, os demais me parecem ótimo e cheio de mistérios. Gosto de contos!
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Muito legal a resenha. Gostei muito de todos os contos, nem os achei longos ou cansativos, viajei com eles. Amei principalmente o que dá nome ao livro, "A Vila do Silêncio". Belíssimo conto. De uma sensibilidade poética e tocante a criação desse recanto, com todo seu significado. Me tocou fundo na alma, o valor do silêncio, a importância e o sentimento de cumplicidade que reside na ausência das palavras, quando elas se tornam dispensáveis em nome de um bem maior. Sábio aprendizado esse. O último, "Meteoritos Azuis", é muito bom também. As aventuras e experiências de vida do mochileiro Bernardo são admiráveis. Grandes superações. Destaque para o personagem Ned, ótima e encantadora figura. Enfim, gostei muito de todos os contos. É um livro que recomendo.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Thaty!
    Quando li as primeiras linhas da sinopse, achei esse livro parecido com O Vilarejo de Raphael Montes, mas as semelhanças pararam por ai. Gostei bastante das histórias dos contos e com certeza vou adicionar esse livro a minha lista. =)
    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oi! Não sou muito fã de livros de contos, mas achei esse interessante. Cada conto parece ter seu atrativo e fiquei bem curiosa com alguns, principalmente Títulos e Feijão com Cachaça.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. amo livros de contos mas... pena que o ritmo não se manteve ao fim do livro...
    de qualquer forma, acho que daria chance a obra, principalmente pelas referências feitas a AMN...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  8. Olha, adoro contos!
    Mas a verdade é essa mesmo, raro são os livros de contos no qual todos são bons. Se já foi 50%, tá ótimo!
    Fiquei bem interessada na leitura!
    gostei bastante de sua resenha honesta.
    beijinhos!

    #Ana

    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Ola, tudo bom?
    Achei bem legal a temática de todos os contos.
    Achei super interessante o terceiro conto (Títulos), por ser em um futuro distópico. Também gostei do primeiro conto (Vila do Silêncio).
    Vou acrescentar a lista de livros para ler.
    Gostei muito da resenha ;)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Oiii lindinha, tudo bem
    Menina eu fiquei com tanta vontade de ler esse livro que você nem imagina, adorei todo esse mistério e suspense que envolve a obra. Parabéns pela resenha.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu adoro contos e fiquei bem interessada por esses, por conterem esse ar de mistério e tal. Sei que é bem difícil resenhar contos e você fez isso muito bem.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro, e é uma pena que os três últimos contos não ficaram na qualidade dos primeiros. Os contos já são pequenos, e quando nos deparamos com um cansativo, isso é péssimo. De qualquer forma, obrigada pela dica, vou pensar a respeito.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Desconhecia a obra, mas fiquei bastante curiosa em relação ao primeiro conto, que traz personagens que preferem se comunicar através da escrita, achei isso bem intrigante.
    Fico triste que tenha achado alguns dos contos meio desgastantes e extensos.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Thaty...
    Não conhecia o livro, mas achei incrível a forma que os contos foram dispostos. Confesso que tenho um problema em ler esse tipo de livro, não sou muito chegada em contos, mas achei a história muito, muito interessante. Mesmo você não tendo gostado tanto de alguns contos

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Estou em uma fase em que ando lendo muitos contos, por isso o livro me interessou bastante. Gostei bastante da premissa, o conto que mais me chamou atenção foi o terceiro, parece ótimo.
    Espero conferir em breve.
    Beijos.

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Então, Thatyane, não tenho o hábito de ler mtos contos.
    Mas agora que estou fazendo um curso de escrita criativa minha professora tem me indicado uns maravilhosos e eu estou adorando isso.
    Fiquei curiosíssima sobre "Escolha" e "Feijão com Cachaça". Pelo menos a sinopse é engraçada. Já o "Títulos" me deixou intrigada. Como assim idosa aos 38 anos? O que será que desencadeou isso, né. Se fosse hj eu já seria velhinha com meus 32 anos hahaha

    Bjo

    ResponderExcluir
  17. Oi Thaty, tudo bem? Eu adoro contos, mas confesso que não tenho o hábito de ler livros de contos. Vai entender né? Mas acho que talvez seja por causa disso. Geralmente alguns são maravilhosos e outros nem tanto assim.
    Mas... fiquei interessada em ler esses contos que você gostou. parecem bem interessantes.
    Além disso, gostei da capa. Achei ela muito bonita :)
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi linda,

    Esse livro é um daqueles para temos uma leitura sem muitas pretensões juntamente com uma bela xícara de café e um beiju com manteiga para acompanhar o desenrolar desses contos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oie, nossa que interessante a ideia e a sinopse. Gostei da sua sinceridade ao descrever os contos e falar o que achou deles. Parabéns.

    Acho que é o tipo de leitura para relaxar, né? Vou procurar.

    ResponderExcluir
  20. Muito legal sua resenha, adorei o resumo de cada conto. Por não gostar tanto assim de contos eu não sei se leria, mas deixei a dica anotada. Que pena que os últimos contos não te conquistaram :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi!

    Então, normalmente eu sofro com livros de contos, pois sempre acabo me envolvendo mais pelos que acabam rápido.
    Este livro parece ter contos legais, e pela breve descrição que você fez de cada um, acredito que eu também vá gostar mais da primeira metade.

    ResponderExcluir
  22. oii, tudo bem.

    Adorei a premissa de cada conto. Adoro livros de contos, ainda mais quando é nacional e tem uma proposta bacana. Até agora os que li adorei, e coloquei este também na minha lista de desejados, e espero ler em breve.

    beijos
    http://chalecult.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá! Gostei muito da sua resenha, pois curto muito ler contos. Que pena que os últimos três contos não te agradaram tanto. Pretendo ler em breve.

    Beijos
    https://albumdeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá.
    Não conhecia o livro, mas admito que fiquei bem interessada, mesmo você dizendo que os 3 ultimos contos são mais fracos, talvez eu ache diferente né hahaha. De todos, eu curti mais o conto Títulos, adorei a premissa... gosto muito de distopia então acho que vou curtir sim.
    ótima resenha. Parabéns.

    ResponderExcluir
  25. Olá! Ainda não conhecia esse livro, gosto muito de contos, ainda mais quando são tão bem escritos. Sei que cou gostar dele quando tiver a chance de ler.

    ResponderExcluir
  26. Olá
    que legal sua resenha, muito boa e espero poder ler em breve e quem sabe gostar bastante, a capa está ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá,

    Não conhecia a obra, mas gostei bastante da premissa e a capa é bem intrigante, vou anotar a dica e espero ler em breve.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  28. Oi Thatyane!
    Ainda não conhecia o livro e nem o autor. Achei a capa linda, mas confesso que assim q li q se tratava de contos eu dei uma desanimada pois não é um estilo que curto muito.
    A sua resenha tá bem escrita, analisando cada conto de maneira simples e direta e acredito que conseguiu instigar a curiosidade de quem gosta do estilo.
    Bjo

    ResponderExcluir
  29. Eu adoro contos! Não conhecia ainda este livro, mas adorei conhecê-lo por aqui! Agora Tô com muiiiita vontade de ler!
    Umanerdliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Eu sou uma viciada em contos e não conheço a escrita do autor, então, acredito que devo, sem sombra de dúvidas, conhecer o livro. Adorei a resenha e gostei de conhecer um livro diferente do que a maioria dos blogs apresentam.

    ResponderExcluir