Resenha do Livro Os 13 Porquês de Jay Asher

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje vou fazer a resenha de um livro que li  a pouco tempo...
 Resenha do Livro: Os 13 Porquês de Jay Asher


Há pouco tempo atrás eu li o livro "Os 13 Porquês" de Jay Asher, pois vi em vários grupos retratando, indicando e elogiando o livro e senti uma certa curiosidade acerca do livro. Quando li a sinopse e resumos sobre o livro a minha curiosidade aumentou e senti que deveria imediatamente providenciar de lê-lo. E eu li.
O livro é emocionalmente carregado e desgastante, não de um modo negativo, mas de um ponto de vista reflexivo e exaustante, pelo fato de você se colocar no lugar dos personagens que são: A garota principal ( Hannah Baker), o garoto que é afim dela ( Clay Jensen) e os demais envolvidos na historia ( não citarei o nome de todos, porque para mim, esses são os mais importantes de enfatizar). Como vocês sabem, a Hannah está morta quando começa o livro e ela gravou em  fitas cassetes 13 motivos que levaram-na a cometer o suicídio; só que os motivos, não são simplesmente palavras, mas sim pessoas e o nosso querido Clay Jensen está entre esses 13 motivos. 
Durante o livro você se coloca no lugar dela e vê como palavras, boatos, fofocas, mentiras, entre outros pode afetar a vida de uma pessoa ( principalmente na adolescência) ; eu particularmente achei-a fraca como pessoa em certas situações, e em certas atitudes dela, mas levando para o lado real, para a vida real, muitas pessoas cometem suicídio por motivos que nós ( meros expectadores) achamos insuficientes, porém só estando na pele da pessoa para entender e é isso que o autor nos proporciona ao "ouvir" as fitas. Ao mesmo tempo você se coloca no lugar do garoto, o Clay, e sente na pele tudo o que ele está sentindo - dor, raiva, impotência, culpa,revolta,amor,frustrações,conflitos internos, responsabilidade, dentre outros sentimentos - e vê o quanto aquilo o afeta. E acaba afetando o leitor. E no decorrer do livro, onde é apresentado os outros motivos(pessoas) você percebe que "esse tipo" existe em todo lugar e provavelmente você já conheceu/conhece pessoas assim.
Um livro intenso, que retrata um pouco do bullying , que todos já sofremos e das consequências daquilo que falamos, fazemos e agimos sem pensar que pode afetar ao próximo de modo cruel, brutal e mortal.

Tomará que tenham gostado da minha resenha ( ficou meio grandinha,hehehe)
Super Recomendo esse livro!!
Se não leu, leia, vale muito a pena!!

Assinado por: Thatyane Alvarenga

Nenhum comentário:

Postar um comentário