Resenha de livro: Se Eu Ficar de Gayle Forman

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje farei a resenha do livro “Se Eu Ficar” de Gayle Forman, um livro pequeno, mas bem tocante, reflexivo e que está sendo gravado o seu filme com o mesmo nome. Antes de começar a resenha, vamos a sinopse do livro

Sinopse do livro: Aos 17 anos, a musicista Mia é uma adolescente como tantas outras. Tem pais amorosos, uma melhor amiga e um namorado apaixonado. Sua vida, no entanto, não é livre de escolhas dolorosas, como decidir se permanece fiel ao seu primeiro amor – a música –, mesmo que isto signifique perder seu namorado e deixar todos os que ama para trás. 
Em uma manhã de fevereiro, Mia sai para um passeio com a família e, em um instante, tudo muda. A última coisa que lembra é estar no carro com seus pais e seu irmão mais novo, Teddy, em uma estrada repleta de neve. De repente, está em pé fora do seu corpo, ao lado dos cadáveres de seu pai e sua mãe, observando ela e o irmão serem atendidos pelos paramédicos.Enquanto tenta entender se está morta ou não, Mia é levada para um hospital, onde, com seu corpo em estado de coma, reflete sobre seu passado e tenta decidir se vale a pena lutar pela vida. Por meio dos flashbacks e dos pensamentos de Mia, o texto explora a vida da adolescente, sua paixão pela música clássica e sua forte relação com a família, com o namorado, Adam, e com a melhor amiga, Kim.

Resenhando o livro...

Como vocês perceberam pela sinopse, o livro tem uma temática bem chocante e difícil de se retratar e mais ainda de ler e se colocar no lugar da principal, que é a jovem Mia. Na sinopse já temos um “spoiler” de que seus pais morrem no acidente e ela e seu irmão mais novo – Teddy – estão sendo levados para o hospital para serem tratados. A partir daí nós acompanhamos a jornada da Mia, desde o momento que ela vê seu próprio corpo, o momento que ela entende o que aconteceu com ela e o qual grave está a sua situação de saúde. Durante o livro ela vai refletindo sobre sua vida, sua família, namorado e a momentos com a melhor amiga, e o livro trata disso, mostrando-nos as cenas em detalhes, dando-nos a impressão de o livro passar no passado ( que a protagonista está narrado e relembrando momentos da sua vida) e o presente ( o momentos que ela está no hospital, quando familiares e amigos e o namorado chegam, o que vai acontecendo ali).

No decorrer do livro nos deparamos com vários personagens, tem os pais da Mia ( esqueci o nome deles, malz) que são jovens e amam rock, amam tocar, amam musica, são personagens cativantes e bem “descolados” , fiquei triste quando eles morrem e o modo como morrem e mais triste ainda quando a Mia durante os momentos que relembrava o passado mostrava os pais que tinha, como eles eram, como eles se amavam e amavam os filhos, fiquei triste mesmo :’(  Tem o irmão dela, o Teddy, que é engraçado, tem uma alma de roqueiro e ama musica e tocar bateria, eu simplesmente amei conhecê-lo, e vi o qual intenso era esse amor de irmão entre eles ( muito lindo gente). Tem a Kim, a melhor amiga de Mia, que o sonho é ser fotografa, ser feliz, viver um grande amor e essas coisas que todo mundo sonha, mas por ela ser de uma família judia, e a mãe ser rígida, nada de namorados até a faculdade e se for namorar, tem quer ser judeus ( chato isso hein); mas enfim, ela é uma superamiga, super legal, se preocupa com a amiga e percebe muito as coisas e quando coisas precisam ser feitas ou decididas no livro, ela não tem medo e vai lá e faz.

Tem o fofo e roqueiro namorado da Mia, o Adam, apaixonado por ela, gosta dele do jeito que ela é e tenta sempre entender o mundo dela e suas paixões ( Mia ama musica clássica, fugindo um pouco do “ramo” da família, e ela toca violoncelo e não é muito fã de rock ou outros estilos musicais que seus pais ou seu namorado gostam). Tem os avôs dele, por parte de pai, que aparecem na historia, sua avó é uma senhora bondosa e gentil, uma mulher de fé, que acredita que certo seres ou pessoas morrem e se tornam anjos,  que ama os netos, ama a neta, que é sensível e amorosa. Já o seu avô que se mostra mais serio e conservado, quando percebe o grau de saúde da neta, e após perder o filho e a nora, sente-se frágil e desesperado para que a neta volte e fique aqui. Todos que vão visita-la enquanto ela está lá na cama, em coma, pedem, imploram, suplicam para que ela fique, pois mesmo perdendo aqueles que ela ama, ela ainda tem uma família ( palavras ditas com mais fervor pelo avô, pela Kim e pelo Adam).

A historia se desenrola e outros personagens aparecem como o Henry e a Willow, que é um casal muito amigo dos pais de Mia e que aparecem na historia, eles são fofos e a Willow principalmente se parece forte, mesmo com tais circunstâncias. O livro em si é bem tocante e faz você pensar muito ( pelo menos eu pensei, e sofri e me emocionei me colocando no lugar dela, e sentindo a dor dela, não a física, mas a emocional, e isso me fez chorar ao ler o livro). Ressalto aqui e concordo com algumas resenhas que li sobre esse livro de que ele merecia ter mais paginas, poderia se desenvolver melhor as passagens, colocando mais sentimento, mais emoção e mais detalhes, mas mesmo assim o livro não deixa a desejar. O livro em si não tem um final claro e cristalino sobre o que acontece com ela, mas com as ultimas palavras entende-se o que acontece a ela.

O nome do livro tem muito sentido, pois esse é o maior questionamento dela durante o livro “ eu fico ou eu vou embora?” ou “ eu tenho o poder de decidir o que acontece comigo, e se eu ficar, o que será de mim?” essa e outras questões giram a sua mente, fazendo-a pensar nisso tudo, relembrar e sofrer pelas perdas, mas também sofrer pelas outras perdas se decidir partir e o que isso resultará naqueles que ficaram ( que estão vivos).

O que achei do livro....

Uau, acho que já expliquei isso acima, tirando o fato do livro ser pequeno e sentir que poderia ter explorado mais o enredo, eu amei o livro, me emocionei, chorei e super recomendo sua leitura se você quiser algo para te fazer refletir sobre a vida, sobre as pessoas importantes para você e sobre os seus sonhos; para chorar um pouco; para se emocionar com os vários tipos de amor que aparece claro no livro ( de pais e filhos, de irmãos, de melhores amigas, de namorados, de neta e avô e avô, etc). Gostei dos personagens, achei a Mia uma garota pé no chão, que não é sem graça, ou melosa, mas é real, todos os sentimentos e emoções que ela passa parece ser muito real, que faz você ser transportado para a historia e ver o mundo aos olhos dela.



Como disse, super recomendo!!





Trailer legendado do filme “Se eu ficar”





Vejam o trailer e se emocionem também!!

Comentem aí se gostaram da resenha e se já leram o livro, o que acharam dele.

Voltem sempre, pois suas visitas são importantes para o blog e para mim.

Bjus bjus

Assinado por:  Thatyane Alvarenga

2 comentários:

  1. Já ouvi falar muito, muito bem desse livro. Tenho uma amiga que leu e disse que é simplesmente perfeito, emocionante e triste. Já me recomendaram e até fiquei surpreso quando vim visitar seu blog e vi que a resenha era de "Se eu ficar"... Pretendo ler, sem dúvidas.

    www.cabanaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro/filme. Vou anotar nas recomendações e ver se encontro para ler. Gostei muito da sua resenha!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir