Comparativo Filme x Livro #4 : O Guardião de Memórias

Oi pessoal, tudo bom?

Hoje farei um comparativo livro x filme, e o titulo escolhido foi “ O Guardião de Memórias” de Kim Edwards. Mas antes de fazer o comparativo vamos a sinopse do livro e do filme.

Sinopse do livro: Com mais de três milhões de exemplares vendidos nos Estados Unidos, O Guardião de Memórias é uma fascinante história sobre vidas paralelas, famílias separadas pelo destino, segredos do passado e o infinito poder do amor verdadeiro. Inverno de 1964. Uma violenta tempestade de neve obriga o Dr. David Henry a fazer o parto de seus filhos gêmeos. O menino, primeiro a nascer, é perfeitamente saudável, mas o médico logo reconhece na menina sinais da síndrome de Down. Guiado por um impulso irrefreável e por dolorosas lembranças do passado, Dr. Henry toma uma decisão que mudará para sempre a vida de todos e o assombrará até a morte: ele pede que sua enfermeira, Caroline, entregue a criança para adoção e diz à esposa que a menina não sobreviveu. Tocada pela fragilidade do bebê, Caroline decide sair da cidade e criar Phoebe como sua própria filha. E Norah, a mãe, jamais consegue se recuperar do imenso vazio causado pela ausência da menina. A partir daí, uma intrincada trama de segredos, mentiras e traições se desenrola, abrindo feridas que nem o tempo será capaz de curar. A força deste livro não está apenas em sua construção bem amarrada ou no realismo de seus personagens, mas, principalmente, na sua capacidade de envolver o leitor da primeira à última página. Com uma trama tensa e cheia de surpresas, O Guardião de Memórias vai emocionar e mostrar o profundo - e às vezes irreversível - poder de nossas escolhas. ( Fonte: Skoob)

Analisando o livro...

Como podem perceber na sinopse, o livro é sobre um médico que vai fazer o parto de sua esposa e no parto descobre que ela estava grávida de gêmeos e que um deles, tem síndrome de down. Por causa de seu desprezo e preconceito, pede a enfermeira que livre-se da criança e conta a esposa que o segundo bebê morreu. A enfermeira não consegue fazer o que o medico pediu e foge com a menina e a cria como sua própria filha, enquanto a família do medico tenta conviver com a dor da “perda” de sua filha.

O livro é bem detalhista e muito rico, eu adorei o modo como foi escrito de forma inteligente e sem negligenciar a síndrome. No decorrer do livro, você vê as conseqüências da mentira do medico, o que isso afeta em seu casamento, sua relação com o filho e na sua consciência. Eu amei ler o livro, li ele a anos, mas mesmo assim, o considero um dos melhores que já li.

Sinopse do filme: Em 1964, Dr. David Henry (Dermot Mulroney) separou sua filha de seu irmão gêmeo para esconder de sua esposa que a menina tinha Síndrome de Down. Entregando a garotinha aos cuidados de uma enfermeira (Emily Watson), David corta todo o contato com ela e concentra-se em seu filho e na esposa (Gretchen Mol). Durante os próximos 25 anos, sua filha especial cresce e transforma-se numa bela moça, enquanto David assiste à derrocada da família que lhe restou sabendo que jamais poderá revelar seu segredo cruel.

Analisando o filme....

O filme tem alguns elementos do livro, porém não tem como passar toda a mensagem do livro para o filme, o filme se desenvolve bem, porém não chega aos pés do livro.

Comparando...

Eu amei o livro, eu mega recomendo a sua leitura, já o filme, acho que não passou tudo que o livro trás e ao longo do filme, ele se perde (minha opinião) e você fica meio confuso, porque algumas coisas ficam soltas, mas se você já leu o livro, assista e tira suas próprias conclusões.

Bem, como disse, adorei o livro e mega recomendo, o filme recomendo como curiosidade.
É isso pessoal, tomará que tenham gostado da postagem, e se já leram ou já assistiram, cometem aí

Até a próxima.

Bjus

Postado por: Thatyane Alvarenga,


27 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar do livro,mas a sínopse me deu muita curiosidade, quero muito lê-lo agora, e depois, claro que quero assistir o filme também.
    beijs

    ResponderExcluir
  2. Oi

    Eu não sabia que tinha o filme acredita?
    Conheceia o livro, mas não sabia do que se tratava. Acho um tema tão triste. Um pai renegar um filho assim é tão recorrente, nas não deveria acontecer nunca.

    Vou ler o livro e seguir seu conselho de assistir o filme por curiosidade.

    Obrigada pela dica

    ☺ 💗 bjs 😀 💖

    ResponderExcluir
  3. Oi

    Eu não sabia que tinha o filme acredita?
    Conheceia o livro, mas não sabia do que se tratava. Acho um tema tão triste. Um pai renegar um filho assim é tão recorrente, nas não deveria acontecer nunca.

    Vou ler o livro e seguir seu conselho de assistir o filme por curiosidade.

    Obrigada pela dica

    ☺ 💗 bjs 😀 💖

    ResponderExcluir
  4. Sou louca para ler este livro, mas infelizmente ainda não consegui. Não sabia que havia um filme do livro, vou procurar para ver.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Eu estou louca para ler o livro, bem, os livros da série. Eu gosto de ver o filme só depois de ter lido, mas esses dias eu estava passando pelos canais e me deparei com esse filme já na metade e comecei a ver. Também achei muito vago e que alguns momentos ficam meio que perdidos, mas como não li o livro achei que fosse por isso.

    ResponderExcluir
  6. Tenho este livro na estante e ainda não consegui ler.
    Acredita que eu nem sabia sobre o filme? Que bacana!
    Agora me interessei mais ainda.

    Beijinhos...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiii, como vai?
    Fiquei surpresa em saber que existe filme, apenas conhecia a obra, mas até então não tinha lido nada sobre ela, e agora você trouxe isso e adorei! Fiquei bem chocada diante da diferença de cada um, creio que a maioria dos livros aos filmes são bem diferentes.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi, ainda não li o livro nem assistir ao filme, mas geralmente os livros nunca transmite tudo o que o livro transmite. Gosto bastante de livros do gênero, porém não gosto dos filmes por não transmitirem toda a mensagem.

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Ainda não li o livro, mas assisti o filme e gostei bastante. A história é realmente bem ambientada e acho que vou uma chance para o livro.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. De fato, o livro sempre é mais completo que o filme! Gostei da comparação que você fez entre os dois. Não conhecia, mas pelo pouco que pude perceber em sua publicação, trata-se de uma história envolvente.
    Acho que o filme eu não verei, mas o livro vou me aprofundar para ter certeza se o adicionarei na minha lista de desejados!
    Sucesso para você.
    Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu não cheguei a assistir esse filme, mas lembro do livro, que foi uma leitura bem emocionante. FOi um dos primeiros livros que li de drama, e fiquei bastante emocionada com a história. Foi uma ótima leitura.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Oiee, tudo bem? Seu post ficou ótimo! Eu não sabia sobre esse filme!! O livro sempre me chamou atenção, e acredito que seria uma leitura bem boa para mim também. Pretendo ler logo! E que pena que o filme não foi tudo isso...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Eu ainda não li este livro, mas sempre tive curiosidade de conhecê-lo, tanta que decidi que iria lê-lo antes de ver o filme, principalmente porque os livros são, na maioria das vezes, melhor que seus filmes, né? hehe'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Sempre vejo esse livro em promoções maraaa, mas ainda não comprei o meu. Um amigo já tinha lido e me recomendado muito, e lendo sua resenha me lembrei do livro novamente e espero ter a oportunidade em breve de lê-lo, pois a premissa é realmente muito boa. Não sabia que tinha um filme baseado no livro e que pena que ele não seja tudo o que o livro é... Adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  15. Oiee!!
    Uma amiga minha me disse as mesmas coisas que vc, que o livro é maravilhoso, mas o filme já nao compensa tanto. Claro q temos q considerar q o livro é sempre mais destalhista q o filme, mas qdo se tem um bom roteirista, pode-se extrair o melhor da história e transforma-la em um bom filme tb. Acontece, né?
    Bjo

    ResponderExcluir
  16. Olá parabéns pela resenha, goste bastante de tudo que você apresentou, mas acredito que esse não seria um momento adequado para eu conferir a obra, mesmo assim irei anotar a dica para conferir depois.

    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Thaty, eu li este livro faz tempo e lembro que apesar de no começo ser uma leitura lenta em decorrência de ser detalhista demais, mais para a metade eu passe a me envolver muito mais visto em virtude de ter se trabalhado de forma muito respeitosa a Síndrome de Dow e mostrado o quão absurdos e preconceituosos a sociedade era em relação a esta síndrome. Mas o que marcou mesmo foi o amor e a determinação daquela enfermeira que rompeu com tudo e todos para dar àquela pessoa linda a chance de viver de forma digna e defendeu seu direito à saúde, à educação de forma linda.
    Com relação a filme e livros com raríssimas exceções sempre prefiro os livros, os filmes só são preferidos por mim, quando não concordei com o final do livro e vejo o final desejado no filme.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  18. Oie
    eu nem sabia que tinha filme desse livro mas sempre ouvi falar bem da leitura, fiquei curiosa pelo filme mas não sei se leria o livro

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Nossa eu não sabia que existia um filme para esse livro. Infelizmente, antigamente era muito dificil um filme ser 100% ao seu livro. Gostei muito da sua comparação e da forma que trabalhou isso.
    Conhecia o livro, é claro. Entretanto, não sei se consigo ler o livro, não é muito o meu estilo.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  20. Acho que poderei primeiro assistir o filme e depois ler o livro, quem sabe nao fique tão assim pelo filme nao expor tudo que o livro com certeza tem.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Bom, o livro não faz muito o estilo que goste de ler, mas o filme eu assistiria se tivesse oportunidade, quem sabe não me desperte interesse pelo livro, para me aprofundar mais?
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Eu não já tinha visto o livro, mas não sabia do que se tratava. Não sabia que existia o filme. Na minha opinião o livro sempre é melhor, pois ele trás mas detalhes e tem mais emoções. O filme fica limitado a algumas horas e não tem como colocar tudo.
    Não sei se leria o livro, mas vou procurar o filme para ver.
    Adorei a sua dica e a sua opinião.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Eu não conhecia o livro, assim como não conhecia o filme. Gostei da história contada e estou curiosa para saber o que acontece ao fim. O filme nunca consegue chegar aos pés do livro, não é? Salvo alguns filmes que são excelentes e seguem a risca. Vou ler o livro antes de ver o filme.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Eu já tinha visto esse livro por aí, mas não sabia do que se tratava e muito menos que tinha uma adaptação.
    Em filmes eles geralmente nunca conseguem passar a mensagem que o livro passa.
    Mesmo assim gostei muito da premissa e lerei ele em breve, pois adoro livros que envolvem algum tipo de doença e que nos trás ensinamentos.

    Beijinhos da Mady.

    ResponderExcluir
  25. Não é o meu tipo de leitura, infelizmente. Livros assim não me prendem como leitora e me deixam muito entediada, acredite.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Não cheguei a ver o filme, mas li o livro. É muito incomum um filme conseguir ser melhor que o livro (há, mas não é algo frequente), justamente pelo fator que você colocou... Os livros são mais detalhistas.

    Eu gostei muito dessa obra. Fala sobre preconceito, amor, perseverança, culpa e perdão. Uma temática simplesmente esplêndida.

    ResponderExcluir
  27. Olá tudo bem?

    Primeiramente parabéns pela resenha, ficou muito legal!
    Eu não sabia que tinha o filme, aliás poucas vezes vi esse livro, então estou totalmente por fora. Achei bem interessante, já vi esse livro diversas vezes na promoção, da próxima eu vou comprar! Bjuss

    ResponderExcluir