Resenha do Livro: A Playlist de Hayden de Michelle Falkoff

Oi pessoal, tudo bom?

Hoje trago para vocês a resenha do livro “A Playlist de Hayden” da autora Michelle Falkoff, mas antes de resenhar o livro, vamos a sinopse dele.

Livro: A Playlist de Hayden

Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil. (Fonte: Skoob)

Resenhando o livro...

Sam acaba de perder o melhor e único amigo, que tirou a própria vida, porém o Sam não sabe o que levou o seu amigo a atirar a própria vida, então para que ele entendesse melhor seus motivos, o Hayden deixa uma playlist e deixa um recado escrito que assim que o Sam ouvir todas as musicas, ele entenderá os motivos do amigo.

No decorrer da historia acompanhamos Sam e sua tristeza por causa da morte do melhor amigo e também da raiva e culpa que sente pela morte do amigo. Conhecemos a trifeta do bullying que é comandada pelo irmão mais velho de Hayden, o Ryan, além dele tem o Jason e Trevor que insistem em tornar a vida do Hayden e do Sam um inferno.

Sam conhece Astrid, uma bela moça que conhecia bem seu melhor amigo, o que intriga Sam e a partir daí Sam começa, a saber, de coisa que não sabia sobre seu amigo e que talvez a culpa da morte do amigo não fosse dele. Ao longo da historia Sam se envolve com Astrid e começa a andar com a turma dela, e ao mesmo tempo, mistérios sobre o que aconteceu antes da morte de Hayden e o que levou ele a tirar a própria vida começam a surgir, fazendo com que Sam fique cada vez mais curioso – e louco - para saber a verdade.

O livro tem vários acontecimentos, que infelizmente não posso contar porque é spoiler, mas que nos faz ter uma visão diferente em relação a livros sobre personagens suicidas e no transcorrer percebemos que nem tudo é o que parece, e que todos merecem uma segunda chance e que nós não podemos tirar conclusões sobre certas coisas sem saber todos os lados da historia.

O que achei do livro...

O livro é bem escrito, é fluido e leve, e te prende do começo ao fim. Os personagens são bem construídos e desenvolvidos, e vemos o crescimento e amadurecimento do Sam no decorrer da historia. Vemos que nem tudo é o que parece. O livro retrata de culpa, raiva, bullying, superação, perdão e recomeço.

O livro vale muito a pena ser lido, pois o desfecho dele, nos últimos capítulos te surpreende, pois nada daquilo que você pensava realmente era verdade, e que todos podem surpreender, para o bem ou para o mal.

Leitura super recomendada.

Então é isso pessoal. E aí, já leram esse livro? O que acharam da historia? Conte nos comentários.

Até a próxima

Bjus

Postado por: Thatyane Alvarenga.


22 comentários:

  1. Olá, otina resenha. Eu tenho esse livro e ate já comecei a ler, mas ainda não terminei. Pelo que já li, estou gostando bastante da historia.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Tinha muita vontade de ler esse livro, mas depois que li Os 13 Porquês, que tem essa mesma temática de bulling, suícidio, fitas/músicas para ententer o porquê, eu desisti. Detestei o livro dos 13 porquês e fiquei com um receio muito grande da Playlist ser tão raso quanto o outro :/
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse livro está na minha lista de desejados faz tempo, muitas pessoas me indicam, mas nunca tive a oportunidade de lê-lo, depois dessa resenha vou tentar achá-lo e começar a leitura, fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
  4. Tenho esse livro aqui em casa, sempre algum fura a fila dele, mas pretendo ler em breve. Com todos os temas que aborda, deve ser um livro que nos faz refletir sobre muitos posicionamentos que tomamos.
    Bjim!

    ResponderExcluir
  5. Oi Thaty!
    Confesso que quando escolhi a obra para ler, imaginei que ela fosse me emocionar mais, e acho que a autora poderia ter explorado melhor o drama dos personagens de forma a chocar mais o leitor. Gostei muito do inicio da narrativa, mas da metade par ao final, fiquei um tanto quanto confuso e o romance entre Sam e a menina, não me agradou muito não. Achei um tanto forçado :( No fim, a morte do amigo ficou parecendo algo muito banal, e só consegui encontrar arrependimento no Sam.

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiii linda, como vai?
    Infelizmente eu não tenho muito interesse em ler essa obra, ja vi muitos comentários positivos, mas pensava que a narrativa fosse melhor e diferenciada, coloquei muita expectativa sabe?
    Parabéns pela linda resenha.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu tinha um pouco de curiosidade sobre esse livro, mas não muita, mas agora com sua resenha me interessei muito sobre ele, parece ser muito legal e tem vários temas de que gosto.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Amei esse livro, mesmo sendo com um toque bem trágico. Me surpreendi com a leveza que a autora mostra diversos assuntos do nosso cotidiano. Que bom que você curtiu essa leitura incrível.

    ResponderExcluir
  9. Olá, ache interessante o fato de mesmo o livro abordando temas pesados como o suicídio, deoressao e bullyng ele ter uma escrita leve que tenho certeza que ajuda a não tornar uma história tão pesada. É muito bom saber que a autora soube dosar esse contra peso e vou querer ler muito en breve.
    Bj

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro, mas parece ser muito interessante: histórias sobre superação da dor e traumas costumam ser muito boas, vou adicioná-lo na minha lista de leitura (que vive só aumentando, rsss).

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi Tathy, sua resenha foi a primeira bem positiva sobre esse livro, que estive louca para ler quando lançou, mas por conta de resenhas que falavam mal do livro, acabei perdendo o interesse. Você me reacendeu a vontade de ler ele. Obrigada! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente eu não gostei muito deste livro, achei que ficou faltando um pouco de emoção na narrativa. Quando peguei para ler estava com boas expectativas em relação a narrativa, mas acabou não correspondendo ao que eu esperava. Que bom que com você foi diferente.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nada parecido.
    Gostei :)
    http://oblogcaentrenos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Thatyane, só li os primeiros capítulos do livro e já achei ele bem interessante.
    Gosto de como o bullying é mostrado e tenho muita curiosidade de saber o final.
    Acho que as músicas ajudam muito durante a leitura.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Olá, esse livro parece ser ótimo, sempre vejo críticas positivas a respeito dessa obra e tenho bastante curiosidade de ler também. Adorei sua resenha.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. Oie
    que legal sua resenha, que bom que recomenda tanto e que curtiu, eu já o tenho aqui e sempre tive muita curiosidade, espero mesmo ler em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá.
    Geente esse livro está na minha lista de desejados desde o dia do seu lançamento, mas ainda não tive a oportunidade de comprar ele, uma penaa, mas tomara que esse ano eu consiga. Eu tinha até me esquecido dele.
    Adorei sua resenha e fiquei ainda mais animada. Adoro quando um livro fala sobre bullying e superação, e tenho certeza que vou curtir a leitura.
    parabéns pela ótima resenha.

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bem? Já li várias resenhas sobre esse livro e todas bem positivas. Geralmente livros que abordam temas mais complexos tendem a ser difíceis de ler, o que não é o caso desse. Já está na minha lista de futuras leituras. Ótima resenha. Beijos, Érika ^-^

    ResponderExcluir
  19. Nunca li nenhum livro que envolva suicídio, fiquei bem interessada em saber o que aconteceu na tal noite.
    Gostei também de ter uma playlist, durante a leitura aparece as músicas que ele está escutando? Adoro quando citam música nos livros, gosto de colocar para ouvir enquanto leio! rsrs

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?

    Nossa, eu tô com taaanta vontade de ler esse livro! <3 E sua resenha me deixou com mais vontade ainda.

    Estou só esperando ter um tempo, já que o comprei há alguns meses.

    Beijos e até mais!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  21. Oi

    Que ótima resenha!

    Nunca li nenhum livro que envolva suicídio e pra falar a verdade eu nem imaginva que era esse o tema desse livro.
    É que são leituraa geralmente pesadas , mas como você disse que é leve, acho que vou tentar já que gostei da premissa. ..

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi

    Que ótima resenha!

    Nunca li nenhum livro que envolva suicídio e pra falar a verdade eu nem imaginva que era esse o tema desse livro.
    É que são leituraa geralmente pesadas , mas como você disse que é leve, acho que vou tentar já que gostei da premissa. ..

    Bjs

    ResponderExcluir