Resenha do Livro: Cidades Mortas de Dêner B. Lopes

Oi pessoal, tudo bom?

Hoje trago para vocês a resenha do livro “Cidades Mortas” do autor Dêner B. Lopes, cedido em parceria com  Chiado Editora, mas antes de resenhá-lo, vamos a sinopse do livro.

Livro: Cidades Mortas

Sinopse: Cada uma das 10 Cidades da nação de Lisarb escolherá, por meio de voto dos habitantes, um casal de jovens entre 15 e 18 anos para o Festival das Cidades-Mortas.
Os 20 Eleitos serão encaminhados para a Cidade-Morta selecionada, onde serão confinados e terão que escapar dos soldados-robôs que irão se dispersar pelo local, com claras intenções de morte lenta.
Todos aqueles que conseguirem sobreviver até o final das duas semanas de confinamento, terão a honra de fazer dois pedidos, possíveis e aprovados pelo Presidente, é claro.
As seleções começarão no dia primeiro do último mês do ano e o Festival terá início no dia terceiro após os Eleitos serem anunciados.
O confinamento será acompanhado por toda Lisarb por meio da TV aberta durante todos os dias do Festival, ao fim das noites.
Aos Eleitos, com toda a verdade, desejamos sorte e, acima de tudo, coragem.
David Neil e Boris Alvimar (Diretor da Emissora RGS-14 e Presidente da República) (Fonte: Skoob)

Resenhando o livro...

O livro acompanha a historia de Arthur, um órfão que vive num orfanato depois que seus pais morreram num acidente de carro e seu irmão mais velho morreu na ultima edição das Cidades-Mortas. Tudo na sua vida ia na mesma até que dias antes de ser anunciado os eleitos para a próxima edição, Arthur é pego fumando maconha, uma droga é extremamente proibida.

Lá na prisão, ele fica confinado junto com outro adolescente, o William, que foi preso por ter matado o seu pai, e além disso, é sangue frio e racista, além de ser meio desequilibrado psicologicamente. No dia da que começa a 30º edição eles armam um incêndio na prisão e com isso, conseguem fugir, já que nesse dia há poucos policiais na delegacia. Na fuga, eles se abrigam embaixo de uma viatura, só que o que acontece a seguir, eles não poderiam imaginar.

Eles acabam sendo levados direto para a Cidade-Morta, e sendo aceitos como eleitos a mais e só poderão sair de lá, se sobreviverem as duas semanas, onde serão atacados por soldados-robôs, podendo ser atacados uns pelos outros e por outras surpresas que a natureza pode trazer.

Assim, no decorrer da historia, Arthur faz aliança com a eleita Monique, de quem William, não gosta por ser negra, e logo é desfeita a aliança por parte dele. Arthur e Monique ainda continuam juntos por um bom tempo, e outros personagens vão aparecendo e indo ao longo da historia.

O desfecho final do livro deixa uma questão em aberto onde não sabemos se aquilo que aconteceu com Arthur é realmente aquilo que lemos nas ultimas linhas, deixando perguntas no ar.
O que achei do livro...

O livro é bem escrito, é fluido e leve, e ele tem uma referencia de Jogos Vorazes de Suzanne Collins, que o próprio autor deixa entender em seu livro e eu acho isso bem interessante, é só uma referencia, e não uma copia, e quando algo é bom, porque não pegar a idéia, não é mesmo?!

O livro é fino, tem 199 paginas, é rápido de ler e bem dinâmico, e como disse, deixa umas questões no ar, que devem ser sanadas nos próximos livros, já que ele é o primeiro de uma série.

Eu recomendo sua leitura, principalmente para quem curte distopia e gostou de livros como Jogos Vorazes e Battle Royale.

A escrita do autor é primorosa e o parabenizo por isso, e recomendo. O livro vale à pena e estou ansiosa pela continuação.

Até a próxima

Bjus

Postado por: Thatyane Alvarenga.


22 comentários:

  1. Olá.
    Não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante.
    Esse William é beeeem louco né.
    Gostei de saber que o final deixa essa pergunta no ar, acho finais assim bem legais. E fico feliz em saber que é uma leitura fluida. Anotado a dica.

    ResponderExcluir
  2. Acho a capa desse livro bem gracinha.
    Apesar de ter dito que ele so faz uma referencia a JOgos Vorazes, nao consigo evitar a sensaçao de mais do mesmo que a trama me remeteu, tambem evitaria a leitura por ser uma serie que ainda nao esta completa. Entao, nao sei se leria por isso, mas fico feliz por ter gostado tanto e aguardar ansiosa os demais livros.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    A resenha me chamou bastante a atenção para o livro. Gostei de saber da referencia sobre os Jogos Vorazes. Ainda não li os livros, mas já assisti aos filmes e gostei bastante.
    Parece ser um livro muito agradável de ler e estou ansiosa para poder fazê-lo.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Thaty
    Que livro legal
    Não conhecia, mas confesso que so em saber que tem uma pegada meio Jogos Vorazes, já fico com vontade de conhecer. Quando vida a capa, imaginei algo com zumbis e talz, mas distopia 😍 show. Não li Beatle Royale, mas quero.
    Eu já gostei. Vou procurar mais

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii, como vai?
    Garota eu fiquei encantada com a sua resenha e a obra com toda certeza, gosto desse mistério que prende o leitor e quero desvendar cada parte. Parabens pela resenha, anotei a dica.
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  6. Gosto de distopias, e apesar de não ter lido jogos vorazes ainda, (os livros estão aqui na fila), acabei vendo os dois filmes e gostei, então se tem algumas ideias de lá, já gostei. Não conheço o autor, mas vou gostar de conhecer sua escrita, ainda mais depois dos elogios que você fez.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Thatyane,
    Realmente achei a premissa muito parecida com a de Jogos Vorazes, a curiosidade fica em saber se o rumo da história muda para fazer com que o livro seja realmente interessante, né. Depois nos conta como continua. ;)
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    EU ainda não conhecia esse livro, e como tem alguma semelhança com Jogos Vorazes, me deixou bem curiosa para conferir. Espero ter uma oportunidade em breve, pois o livro me chamou a atenção.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Thatyane, não sei porque mas distopias não me agradam, logo essa não conseguiu chamar minha atenção.
    Que bom que o autor se inspirou em Jogos vorazes, como você disse é bom apostar em algo que deu certo sem copiar.

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Lendo a sinopse já senti esse ar de Jogos Vorazes, que é um livro que li mas não me chamou tanto a atenção assim. Mas gostei, como é bem pequeno dá para ler bem rápido e acredito que vou ler por causa disso, além de que amo distopias também.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Apesar de ser parceira da editora, não conhecia esse livro, mas se conhecesse, com certeza iria solicitar ele. Gostei da resenha, o livro parece ser ótimo!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  12. Oi linda,

    Gostei bastante da sinopse, mas uma referência clara a uma distopia famosa me deixa bem receosa com a leitura, porque é como se pegasse algo que já ganhou o público e trocasse apenas os nomes, porém como você disse ele foi além e quero comprovar isso.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oii.
    Então, logo na sinopse eu lembrei de Jogos Vorazes antes de ler sobre a referência na resenha, rs.
    Mas, como você disse, se algo é bom, por que não escrever inspirado no mesmo :)
    Gostei da história, leria com certeza, ainda mais por se tratar de uma leitura rápida, e bem escrita.
    Abraço.
    http://oblogcaentrenos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Sou muito fã de Jogos Vorazes e fico bastante feliz do livro ser referência e não uma cópia do original. Por ter apenas 199 deve deixar o leitor morto de curiosidade pela continuação!! hahaha
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu gostei bastante do livro e da originalidade que o autor empregou na narrativa que também achei bem dinâmica. Mal posso esperar pelos próximos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?

    Falou distopia e Jogos Vorazes eu corro para o outro lado. Não faz meu estilo, mesmo já tendo lido muitas obras do gênero.

    Confesso que fiquei curiosa para saber como o autor desenvolveu sua história . Espero que tenha feito uma homenagem melhor do que foi o livro original!

    bjss

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Quando começou a falar só enredo logo lembrei de jogos vorazes e depois viur você também fez essa comparação. Achei o enredo bem legal e curiosa para saber o desfecho e o que aconteceu com Arthur e que você não acreditou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. EU ainda não conhecia esse livro, e como tem semelhanças com Jogos Vorazes, não me deixou curiosa para conferir.

    ResponderExcluir
  19. Não é muito o meu tipo de leitura, mas acho que seria bom dar uma chance a um novo tipo de leitura.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá Tathy,
    Não conhecia esse livro e fiquei um pouco curiosa com a história. Gosto bastante de Jogos Vorazes como disse e isso é um ponto positivo para o livro na minha opinião. Mas acho que vou esperar os outros livros antes de ler o primeiro, questão de trauma hahaha
    Já foram lançados?

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    Já no início da resenha vi a referência de Jogos Vorazes. Acho bem legal, só espero que o tipo da narrativa não seja igual a trilogia de sucesso, pois foi isso que não me agradou em Jogos Vorazes
    Mas gostei da proposta e fiquei curiosa sobre como o autor conduziu a história.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Conforme fui lendo a resenha pensei logo em Jogos Vorazes, ainda bem que não é uma cópia. Não ligo quando o autor se inspira em outro livro. Desde que traga coisas novas para à sua história está tudo bem.
    Adorei a sua resenha e vou anotar a sua dica.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir