Resenha do livro: O Céu está em todo lugar de Jandy Nelson

Oi pessoal, tudo bom?


Hoje vou fazer a resenha do livro "O Céu está em todo lugar" de Jandy Nelson, mas antes de resenhar, vamos a sinopse do livro.

Sinopse do Livro: Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda... ( Fonte: Skoob)

"Eu deveria estar de luto, não me apaixonando..."


Resenhando o livro...

Bem, quando vi pela primeira vez esse livro me apaixonei pela capa dele, e ao folhear vi que há partes  escritas em que a personagem principal, a Lennie escreve sentimentos, pensamentos, frustrações e emoções em todo lugar e em qualquer coisa ( numa folha de partitura amassada, em um copo descartável, em vários objetos e os espalha pelo mundo) . O livro é lindo, o modo de escrever, a formatação das letras, as paginas, tudo contribui para uma leitura leve e maravilhosa.

O livro inicia-se com a Lennie e os demais familiares em luto pela morte de sua irmã mais velha, que era um prodígio, bonita, extrovertida e apaixonada pelo seu namorado, Toby. Lennie e sua irmã foram abandonadas pela mãe quando pequenas e criadas pela avó e pelo tio(doidão,rsrs) e ao longo dos anos, Lennie cresceu a sombra de sua irmã, sempre tímida e receosa sobre as coisas sobre sua vida, quando sua irmã morre precocemente Lennie sente um turbilhão de sentimentos e um completo vazio, pois amava e venerava a irmã. Para melhorar  a sua situação (ironia no ar) ela e o namorado de sua irmã, o Toby, estão de luto pela morte de Bailey, e ambos estão sentindo a falta dela e tudo mais, e essa dor em comum, os uni em uma relação estranha ( já que ele é o namorado da recém falecida irmã) , e os dois ficam confusos em relação ao o que sentem um pelo outro  e principalmente ela, a Lennie sente como se tivesse traindo a irmã.


Na sua escola, ao mesmo tempo, aparece um cara novo, lindo e com o sorriso maravilhoso, que a olha de modo diferente e a faz se sentir viva ( eu simplesmente me apaixonei pelo Joe *.* ) . Ele é animado, talentoso ( eles tocam instrumentos) , lindo, envolvente, sedutor, aaaa, ele é MARA!! rsrsrsrs. O Joe a tira da tristeza e a mostra um mundo novo , sem sofrimento, mas sem que tenha que esquecer sua irmã, mas simplesmente superar a morte e parar de se culpar, e o Toby a consola, já que está sofrendo também, e é aí que surge o triangulo amoroso ( clássico, não?!). Eu como já deixei bem claro, me apaixonei pelo Joe e ao longo livro acontece algumas coisas e ela fica com alguém no final, claro ( não vou falar porque é spolier,então vá ler o livro, hehehe) . Os outros personagens, como sua avó, seu tio, sua melhor amiga (esqueci o nome dela) também tem uma parte importante na historia e no desenvolver da personagem principal, eu amei todos os personagens e os achei superfofos. Não consigo falar muito sem acabar contando o que acontece no livro ( tô me segurando) .

Mas enfim, no geral, amei o livro, recomendo a sua leitura, pois não trata somente do triangulo amoroso que se forma no livro, mas também da perda de alguém que amamos e que faz parte da nossa vida, de como superar a dor, e de que não somos os únicos que sofrem com a perda, porém cada um tem seu jeito de manifestar sua tristeza e luto ( refiro-me ao tio e a avó que também sofrem ao seu modo). E que podemos no meio da tristeza, da dificuldade ou conflito ter momentos de alegria, sem nos esquecer de quem amamos e quem se foi, e que podemos ser de novo felizes, que é essa a ideia do livro, de que Lennie possa ser ela mesma e não mais a sombra de sua irmã e que possa ser feliz, mas que para isso não precisa esquecer que a irmã existiu e marcou a vida dela.

O livro faz você sentir o turbilhão de sentimentos da Lennie, você sofre com ela ( a dor da perda, é bem profundo e nos faz pensar nos nossos entes queridos) , fica dividida entre dois amores, não sabe se é certo estar se apaixonando, sente-se só, fica frustrada junto com ela,  fica com raiva nos momentos de sua indecisão acerca de varias coisas, do modo como ela trata os sentimentos dos outros, achando que os outros estão indiferentes a perda ( exemplo: tio e avó) , dor e raiva pela mãe delas terem as abandonado, sente-se impotente ao ver uma amiga sofrer ( como no  caso da melhor amiga dela, que eu ainda não lembrei o nome, se alguém lembrar comenta aí), ou seja, você sente varias coisas nesse livro e nos faz pensar e refletir um pouco sobre a nossa vida.

Eu super recomendo a sua leitura e acho que vocês também vão amar como eu amei e me emocionei.

Tomará que tenham gostado da minha resenha e se já leram o livro, contem-me o que acharam e para quem não leu, o que você achou da sinopse. E para todos ( para os que leram e não leram) o que acharam da resenha, gostaram? sim? não? Me digam aí nos comentários e voltem sempre, pois a opinião de vocês é valiosa.
Bjus Bjus

Assinado por: Thatyane Alvarenga

16 comentários:

  1. Gostei da resenha; esse livro já está na minha lista de desejados desde o ano passado. Quero muito ler.

    Sorteio do livro "A linguagem das flores" no blog: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  2. Que legal, gostei bastante da resenha. Confesso que nunca ouvi falar no livro, mas me deixou um pouco curioso a respeito de seu conteúdo... Um abraço!

    www.cabanaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adorei sua resenha Thaty...
    Realmente, o livro deve ser excelente e pode crer que entrou para minha lista de futuras compras. Me encantei pela história que você narrou e me interessei bastante em lê-lo!
    Beijos

    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas nunca tinha visto uma resenha, adorei a sua, ela me despertou interesse *-*

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  5. Uau! Belo post! Adorei... obrigada pela dica!! www.pimentapimenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser muito lindo, eu vi ele uma vez na livraria e fiquei com muita vontade de ler, a edição é bonita, né? Adorei sua resenha!

    Beijos!

    http://musicaaolongeliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Bela resenha e não li o livro ainda, mas foi por falta de oportunidade, só vejo comentarios ótimos para ele e acada resenha que leio só aumenta, Ele já ta na lista dos lisvros para serem comprados na Bienal esperar comprar e ler ainda esse ano.
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esse livro, para mim, foi um pouco decepcionante, mas não posso negar que ele é muito lindo! A arte dele é incrível!
    Beijos
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, achei bastante interessante mesmo não sendo o gênero que eu curto. Gostei bastante da resenha.
    Beijos.
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. OI pessoal, estou seguindo o blog de todos vcs, quem não segue o meu ainda, se quiser, por gentileza siga-o de volta. Obrigada pelos elogios e fico mtu feliz de saber que gostaram da resenha.
    Bjus a todos(as)

    ResponderExcluir
  11. Oi Thaty! :)
    Linda resenha! <3
    Eu estou doida pra ler esse livro já faz um tempão, mas não o encontrei em oferta ainda :/ li muitas resenhas positivas e a sua foi mais uma que me convenceu a ler esse livro. Adoro histórias sobre perda, amor e recomeços, sei que vou gostar.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muito ler o livro, já sei que vou amar e me emocionar.
    A capa é linda e eu estou morta de vontade de ler o livro, espero poder fazê-lo logo <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu sou louca para ler esse livro desde que a editora lanço.
    Quase endoidei quando vi a capa é de um material muito bom. Atê parece Hardcover;
    A sinopse me intrigou desde o começo. Sinto que irei chorar quando ler.
    Boa Semana;
    Bruna Marie - WTF.

    ResponderExcluir
  14. Oi Thaty, tudo bem?

    Que livro legal. Ainda não tinha despertado meu interesse, mas agora fiquei com vontade de sair correndo e comprar! hahahaha Amei saber que a personagem anota sentimentos em qualquer lugar, se parece comigo rsrsrs Ótima resenha!

    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro, mas agora até que comecei a me interessar...
    Um beijo, adorei seu blog. Estou seguindo para continuar acompanhando
    ilov3books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Curti a resenha, esse livre está um bom tempo na minha estante do Skoob, mais ainda não consegui ler ele, tenho muita vontade.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir